quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Retrospectiva 2010 – Cultura e Tecnologia
A morte do escritor lusitano, José Saramago
O show do ex-beatles Paul Mac Cartney no Brasil
O lançamento do filme Avatar, a maior bilheteria da história do cinema
O Oscar de melhor filme para Guerra ao Terror
O lançamento do filme A Rede Social, que fala sobre o criador do facebook, Mark Elliot Zuckerberg
A volta do Capitão Nascimento, filme Tropa de Elite 2
O vazamento de informações confidenciais feitas pelo site Wikileaks
Mais acontecimentos culturais e tecnológicos, acesse, http://g1.globo.com/especiais/virada-de-ano-2010-2011/noticia/2010/12/relembre-principais-noticias-de-cultura-e-tecnologia-em-2010.html
Feliz Ano Novo!
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Pinturas de Mark Rothko
Mark Rothko foi um dos mais importantes pintores expressionista abstrato. Rothko, nasceu na Letônia, Rússia, no dia 25 de setembro de 1903, e se naturalizou estadunidense em 1940. Rothko experimentou o surrealismo, mas se consagrou como expressionista, em sua forma abstrata, figurativa e contemplativa.
O artista Mark Rothko era um homem culto que se interessava por música, literatura, filosofia e mitologia grega. Apesar de ser classificado pelos amigos como sendo um homem propenso a brigas, facilmente irritável, era também um homem amável e sensível.
A obra de Rothko mostra um ser humano ambíguo que, através das cores, questiona a sua existência e expressa emoções humanas básicas: tragédia, paixão e sublimidade.
“A experiência trágica fortificante é para mim a única fonte de arte.”
Mark Rothko, impedido de pintar devido a um aneurisma de aorta, suicidou-se no dia 25 de fevereiro do ano de 1970.
Pinturas de Mark Rothko
* Paitings Mark Rothko Art Gallery
* Para entender a obra de Mark Rothko, leia a resenha do livro a Realidade do Artista – Editora Cotovia
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Os Animais mais Bizarros do Mundo
Os 10 animais mais bizarros do mundo
1. Hemeroplanes cartepillar – uma lagarta muito parecida com uma cobra, na verdade essa aparência é mimetizada quando ela se sente ameaçada. Vive nas florestas úmidas do México e América Central. Não é venenosa. Encontra-se ameaçada de extinção por causa do desmatamento.
2. Uroplatus phantasticus – conhecida como lagartixa satânica com cauda de folha, é natural da ilha de Madagascar. Se alimenta de insetos e corre risco de extinção devido ser muito procurada por colecionadores.
3. Phycodurus eques – conhecido como dragão marinho, é um peixe que se disfarsa de alga. Vive na Austrália flutuando em águas superfíciais. Também é um animal que corre risco de extinção.
4. Kiwa hirsuta – peixe que vivem na escuridão. Suas cerdas, servem para filtrar a àgua ao seu redor.
5. Sternoptychidae – peixe que habita a maioria dos oceanos, menos os gelados. Vivem em ambientes escuros e possuem orgãos produtores de luz nas laterais de seu corpo, o que lhes permitem enganar os predadores.
6. Archaeidae – conhecida como aranha assassina ou pelicanos, são encontrados na Austrália, Madagascar e África do Sul.
7. Psychrolute marcidus (blodfish) – é considerado o peixe mais feio do mundo, habitante de águas profundas do mar da Austrália e Tasmânia. Raramente é encontrado vivo.
8. Centrolenidae – mais conhecida como rã de vidro, possuem a pele transparente e vivem em florestas úmidas da América Central e do Sul.
9. Tremoctopus violaceus – chamado também de polvo de véu, a fêmea desse animal mede 2 metros de comprimento e pesa 40 mil vezes mais do que o macho. O macho mede 2,4 cm.
10. Proteus anguinus – é um anfíbio nativo de águas subterrâneas da Europa, principalmente da Eslovénia. Este anfíbio não enxerga, mas tem o olfato e a audição bem desenvolvido.
As fotografias de Gregory Colbert
O fotógrafo canadense Gregory Colbert começou sua carreira como cineastra, produzindo documentários sobre temas sociais. Com o tempo, seus filmes inspiraram a fotografia artística. A primeira exposição fotográfica de Colbert chamada Timewaves, na Suíça, arrancou aplausos da crítica e do público.
Após a exposição Timewaves, Gregory Colbert viajou para vários países como, Egito, Índia, Sri Lanka, Antártica, Quênia, entre outros, e fotografou e filmou imagens da interação entre seres humanos e animais, um trabalho lindíssimo que leva as pessoas a refletirem sobre novos caminhos. Foram mais de 60 expedições.
No ano de 2002, Gregory Colbert criou um museu sustentável e itinerante, batizado com o nome de Nomadic Museum. Esse museu percorre o mundo exibindo a exposição “Ashes and Snow”, uma coletânea de fotografias artísticas e um filme com duração de uma hora, que mostra imagens fantásticas, registros fotográficos de suas expedições.
As Fotografias de Gregory Colbert, “Ashes and Snow”
Gregory Colbert, através da Flying Elephants Foundation, apoia pessoas que trabalham em prol do meio ambiente.
Desde os Egípcios aos Maias, aos índios da América e aos Beduínos, todas as culturas criaram bestiários que lhes permitem expressar a sua relação com a natureza. Ashes and Snow é um bestiário do Século XXI repleto de espécies de todo o mundo. Da orquestra da natureza fazem parte, não só o Homo Sapiens mas também os elefantes, as baleias, os peixes-boi, as águias, as chita, os orangotangos e muitos outros.
O vídeo Ashes and Snow – Feather to Fire é um passeio virtual fantástico e reflexivo.
* Visite o Website Ashes and Snow
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Hiper-realismo - Artistas e Pinturas
Hiper-realismo ou fotorrealismo é um estilo de pintura onde o artista tem por objetivo se aproximar ao máximo da realidade, a ponto de sua obra parecer uma fotografia.
A fotografia é um grande recurso, um instrumento fundamental para o artista hiper-realista, pois é a partir da fotografia, que o artista congela a imagem que ele vai trabalhar. As cenas do cotidiano da vida moderna, normalmente, são os temas desse estilo.
Essa tendência artística surgiu no final da década de 1960, uma retomada do realismo na arte contemporânea.
Abaixo, grandes artistas hiper-realistas e suas obras. Clique no nome do artista e acesse, portfólio e biografia.
Nota: Segundo o último Acordo Ortográfico, nos prefixos: hiper, inter, super - o uso do hífen obedecerá a seguinte regra: – quando a palavra seguinte começar com h ou r ( super-homem, inter-regional, hiper-realismo). Em todos os demais casos (hiperinflação, supersônico).