Na parte da manhã, várias embarcações decoradas vindas de cidades vizinhas, seguem rumo à Praia Grande, desse ponto todos saem em direção a Muriqui, uma cidade vizinha a Itacuruçá. Sempre acompanhada de uma chata (embarcação que comanda o som e com uma mangueira de bombeiro banham os foliões das embarcações que passam a seu lado).
No final da tarde todos voltam para Itacuruçá, onde acontece a premiação das três melhores embarcações escolhidas por uma comissão da Prefeitura. O prefeito da cidade sempre está presente a esse evento espetacular e famíliar.
A cidade transborda de gente.
Existem vários outros blocos, como o bloco das Piranhas, bloco da burrinha, Balança mais não cai, Baba na Gola, Pinto no Lixo...
Mas o Bloco do Carvão mantém uma tradição tão forte como o Carnamar. O Bloco do Carvão acontece sempre na segunda-feira de carnaval.
Na concentração desse bloco, que sai do bairro chamado Brasilinha, as pessoas ao som de muita música e bebidas, passam Carvão um no outro, e vão em direção ao centro da cidade puxados por um carro de som com muita bebida que é distribuida aos foliões.
Essa folia só termina ao anoitecer.
Como se pode ver,Itacuruçá ainda é um bom lugar para se morar, distante a 90km do centro do Rio de Janeiro, é sempre uma boa opção de lazer, seja no carnaval como durante todo o ano.
Chega-se a Itacuruçá acessando o quilômetro 25 da rodovia Rio Santos.