sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Prorrogada a Exposição das Obras de Rodin no MASP

A exposição “Rodin: Do Ateliê ao Museu – Fotografias e Esculturas”, no MASP, foi prorrogada até dia 3 de janeiro de 2010.

Rodin

rodin

Pela primeira vez no Brasil, a exposição reúne 22 esculturas (19 de bronze e uma de mármore) e 194 fotografias de fotógrafos contemporâneos de Rodin. “Trois Ombres”, “Pierre de Wissant”, são algumas das obras do acervo do Museu Rodin (Paris), que foram trazidas para São Paulo e podem ser vista pelo público.

Trois de Ombres

Les trois ombres Rodin

Pierre de Wissant

© 2007 Ron Reznick
www,digital-images.net

[#Beginning of Shooting Data Section]
Nikon D2Hs

Focal Length: 45mm

Optimize Image: 

Color Mode: Mode II (Adobe RGB)

Long Exposure NR: Off

High ISO NR: Off

2007/08/04 11:47:41.5

Exposure Mode: Aperture Priority

White Balance: Color Temp. (5300 K) 

Tone Comp.: Auto

RAW (12-bit)

Metering Mode: Multi-Pattern

AF Mode: Manual

Hue Adjustment: 0°

Image Size: Large (2464 x 1632)

1/320 sec - F/3.2

Flash Sync Mode: Not Attached

Saturation: Normal

Exposure Comp.: -1.0 EV

Sharpening: Normal

Lens: 45mm F/2.8

Sensitivity: ISO 200

Image Comment: (c)RonReznick_www.digital-images.net

[#End of Shooting Data Section]

 

O Museu de Artes de São Paulo Assis Chauteaubriand (MASP) fica na avenida Paulista, 1578. Todas as terças-feiras a entrada é franca. Nos outros dias o ingresso custa R$ 15,00, estudante paga meia entrada e idosos com mais de sessenta anos e crianças até dez anos não pagam.

Para maiores informações, o telefone do MASP é (11) 3251 5644.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Chanucá - Festa das Luzes

Chanucá ou Festival das Luzes é um ritual da cultura judaica, onde os judeus colocam o Chanukiya (candelabro de oito braços) na janela de suas casas, de frente para rua. Essa celebração tem duração de oito dias e começa sempre após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev, ou seja, na noite do 25º dia.

Chanukiya candelabro

Segundo a tradição judaica, a primeira vela do candelabro (da extrema direita) é acesa na primeira noite do 25º dia do mês judaico e subsequentemente se acende as outras velas.

Nessa celebração, os judeus (adultos e crianças) tem por hábito jogar dreidel, jogo onde se usa um pião (sevivon).

dreidel piao judeu

Como prêmio, os participantes ganham guloseimas como o Sufganiot (conhecido por nós como “sonho”), o Levivot ou latkes (bolinhos ou panquecas de batata) e nozes.

Sufganiot

Levivot bolinho de batata

O Chanucá ou Hanucá, é uma palavra de origem hebraica, significa “dedicação” ou “inauguração”.

O Festival de Chanucá foi instituído por Judas Macabeu e seus irmãos para celebrar a vitória do pequeno exército judeu contra os grego-sirios que nominavam a cidade de Jerusalém e praticavam rituais de sacrificios de animais imundos (kasher) no altar do Templo, dominado desde 167 a.C; além de terem erguido a imagem de Zeus no altar do Templo.

O primeiro dia do Chamucá, foi um dia de purificação do altar do Templo de Jerusalém, profanado pela cultura helênica, onde os judeus construíram novos objetos sagrados.

Quando todo o Templo foi purificado, o candelabro (Chanukiya) foi aceso com azeite puro de oliva pelos Macabeus. A quantidade de azeite existente no Templo era suficiente apenas para um dia, mas milagrosamente durou oito dias. Em comemoração a esse milagre, o Chanucá é uma festa comemorada por oito dias e onde o povo judeu, com orgulho, enaltece o triunfo de seus antepassados.

Nota: Em 2009, a comunidade judaica, começou a comemoração do Chanucá no dia 11 de dezembro e terminará no dia 18 de dezembro.

Chanukah 2009Fonte da imagem

Para saber mais sobre o Chanucá, acesse:

História, significado, leis e costumes – Monte Sinai Festa do Chanucá

Wikipédia - Chanuca

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Natal 2009

Natal 2009 já está chegando e o blog Leões e Cordeiros deseja colaborar ao difundir a ideia de fazer um Natal 2009 solidário.

Como?

A ideia é que cada um se torne o Papai Noel de uma das milhões de crianças pobres que escreveram pedindo coisas singelas como, roupa, brinquedo, panettone, sapato, chinelo, entre outras coisas.

natal solidariedade

Para fazer a felicidade de uma criança carente, basta pegar a cartinha em uma das agências dos correios. O presente deverá ser entregue na própria agência do correio até o dia 20 de dezembro, e a mesma se encarregará de fazer a entrega.

Participe e divulgue entre seus amigos e famíliares!

domingo, 8 de novembro de 2009

Manuel da Costa Ataíde – Pintor Barroco

Manuel da Costa Ataíde, pintor barroco, nasceu em Minas Gerais (Mariana). Mestre Ataíde, como ficou conhecido, foi um dos mais brilhantes artistas do barroco mineiro, ao lado do artista Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Mestre Ataíde, além de pintor, foi entalhador, dourador, arquiteto, músico e professor.

As obras de Mestre Ataíde chamam atenção pelas cores vivas, pela perspectiva de seus desenhos e uma acentuada preferência pela cor azul, cor presente em quase todas as suas pinturas ‘refinadas’.

Manuel da costa Ataide morreu no ano de 1830 na cidade de Mariana, cidade onde nasceu. Entre as obras mais importantes do pintor barroco, destacam-se:

A Pintura da Capela de Nossa Senhora da Glória (Comunidade da Ressaca – MG).

Pinturas do forro da Capela-mor da Igreja Matriz de Santo Antônio (Santa Bárbara).

Pintura do forro da Capela-mor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Mariana – 1823)

Glorificação da Virgem, teto da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis (Ouro Preto – 1801/1812). A Glorificação da Virgem foi a obra mais famosa de Mestre Ataíde.

 

mestre ataide teto da nave da igreja sao francisco de assis

 

glorificacao da virgem mestre ataide

 

Painel “A Última Ceia” (Colégio do Caraça – 1828). A única obra de cavalete realizada pelo Pintor.

 

a ultima ceia mestre ataide

 

 

Dica de Livro: Ataíde – Vida e Obra de Manuel da costa Ataíde. Texto de Lélia Coelho Frota.

biografia e obra manuel da costa ataide

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Jongo – Tradicional Manifestação Cultural Brasileira

O jongo é uma manifestação cultural que combina dança e música, oriunda das senzalas das plantações de café e de cana-de-açúcar do sudeste brasileiro. Preocupados com a extinção dessa tradição, Mestre Darcy e sua mãe, vovó Maria Joana Rezadeira, fundaram o grupo Jongo da Serrinha.

Considerado o pai do samba, o jongo é uma dança de umbigada que foi trazida ao Brasil pelos africanos escravizados. Após a abolição da escravatura, migrou das senzalas do Vale do Paraíba para o Rio de Janeiro. Um de seus últimos redutos, o Morro da Serrinha, em Madureira, ainda existe graças à atuação de vovó Maria Joana Rezadeira e de seu filho, o percussionista Darcy Monteiro. Mestre Darcy foi responsável por levar a dança e a música feitas nos quintais para universidades, palco e centros culturais.

jongo brasil cultura

Com 40 anos de existência, é um dos mais importantes grupos de cultura do Brasil e já recebeu diversos prêmios por seu trabalho artístico e social. Selecionado na edição 2007-2009 do Rumos Música, o Jongo da Serrinha se apresenta nesta segunda, na TV cultura.

Não esqueça: na próxima segunda, 9 de novembro, às 23h40, show do grupo Jongo da Serrinha na série de Shows da Música, na TV Cultura.

Essa é uma parceria entre o Itaú Cultural e TV Cultura - Rumos da Música

Imagem: Cia de Foto

Clique, baixe o CD do Jongo da Serrinha grátis

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Fórum das Letras – 5ª Edição - 2009

Começou ontem (29 de outubro de 2009) a 5ª edição do Fórum das Letras, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto e idealizado pela escritora Guiomar de Grammont.

O Fórum das Letras foi concebido com a intenção de promover o diálogo entre autor e público participantes, além de valorizar a importância de Ouro Preto, cidade pela qual passaram ou viveram escritores de várias escolas ao longo da sua rica história cultural.

Frei Betto, Paulinho Moska, Arnaldo Antunes, o poeta Guilherme Mansur, são alguns dos nomes participantes do evento literário.

O evento mistura-se à história da cidade de Ouro Preto e será realizado em espaços como o Cine Vila Rica e a Casa da Ópera (belos cartões postais ouro-pretanos). O objetivo é promover e levar literatura para as ruas, praças, bares, restaurantes e onde mais houver pessoas ávidas por conhecimento.

O Fórum das Letras possui oficinas, espaço dedicado à garotada, onde elas poderam ter contato com a prosa, poesia e culinária.

Os debates da programação central são gratuitos e aconteceram no Cine Vila Rica (Praça Reinaldo Alves de Brito, 47 – Centro). Interessados devem chegar ao local com 30 minutos de antecedência.

Fonte: Fórum das Letras

 

5ª Edição do Fórum das Letras Ouro Preto

Tema  “Biografia, Ficção e História”

 

Programação Central

 

Quinta-feira, 29 de Outubro

 

14h – Abertura Ofical

14:30 – Música e Poesia: som, corpo e matéria da palavra

Arnaldo Antunes

Guilherme Mansur

Mediação: Paulinho Moska

 

16:30 – Ficção, Lugar e História: (des) encontros entre literatura e vida

Ana Miranda

João Almiro

Stéphane Audeguy

Mediação: Ovídio Poli Junior

 

18h30 – O que é a “biografia”? A biografia entre história e a ficção

François Dosse

Rui Tavares

Mediação: José Carlos Reis

 

Sexta-feira, 30 de outubro

 

14h30 – O papel da crítica literária no Brasil: limites e possibilidades

Almir de Freitas

José Castello

Luciano Trigo

Manuel da costa Pinto

Mediação: Guiomar de Grammont

 

16h30 – Passos da produção do livro: da realidade à edição

Anne-Marie Metaillié

Lucia Riff

Ricardo Aleixo

Mediação: André Miranda

 

18h30 – Escrita e liberdade: a literatura é capaza de transformar e redimir?

Frei Betto

Margarida Paredes

Mediação: Leda Nagle

 

Sábado, 31 de outubro

 

14h30 – Perfis biográficos: entre a realidade e o mito

Humberto Werneck

Paulo Markun

Ruy Castro

 

16h30 – Memória reiventada

Edney Silvestre

Sasa Stanisic

Mediação: Marcelo Backes

 

18h30 – Paixão pela palavra: a leitura é uma forma de autobiografia?

Heloisa Seixas

Ruy Castro

 

Domingo, 1º de novembro

14h30 – Biografia e revelação: o biográfo em saia justa

Guilherme Fiuza

Paulo César de Araújo

Mediação: Ana Paola Amorim

 

16h30 – Fronteiras entre a ficção e o jornalismo?

Artur Dapieve

Cassiano Elek Machado

João Gabriel de Lima

João Moreira Salles

 

18h30 – A literatura em outras linguagens

Adriana Lunardi

José Diaz

Max Mallman

Mediação: Flávio Carneiro

 

Segunda-feira, 2 de novembro

 

14h30 – Apresentação projetos conexões

Claudiney Ferreira

Mesa Portugal Telecom: uma radiografia de nosso mundo

Gonçalo Tavares

Teixeira Coelho

Mediação: Claudiney Ferreira

 

16h30 – Biografia: uma janela para o real?

Aleilton Fonseca

Caio Boschi

Mary Del Priore

Mediação: Sérgio Vilas-Boas

 

18h30 – O fim da canção

Aula-show de José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski

 

Acesse,  Fórum das Letras e saíba mais sobre: escritores e autores, álbum de fotografia, sala de imprensa, notícias, ações de incentivo à literatura, mapa do evento…

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Olhai os Lírios do Campo

Os trechos, abaixo, extraídos do livro Olhai os Lírios do Campo de Érico Veríssimo, é a síntese do conflito abordado no livro desse escritor genial. Uma dica de leitura que nos alerta sobre o quanto precisamos reciclar nossas relações (pessoais e profissionais).

aves no ceu 1

“Estive pensando muito na fúria cega com que os homens se atiram à caça do dinheiro. É essa a causa principal dos dramas, das injustiças e da incompreensão de nossa época. Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura. De que serve construir arranhas-céus se não há mais alma humana para morar neles…”

 aves no ceu

“É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria triste e sem beleza. Precisamos, entretanto, dar sentido humano às nossas construções. E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos estiverem deixando cegos, saíbamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu…”

 lirios no campo

“É indispensável que conquistemos este mundo, não com as armas do ódio e da violência e sim com as do amor e da compreensão…”

 beleza das flores

“Quando falo em conquistar esse mundo, quero dizer a conquista duma situação decente para todas as criaturas humanas, a conquista da paz digna, do espírito de cooperação…”

 

Use o Marketing da Sincerida, Sempre!

Amizade, solidariedade, compaixão, são palavras que não podem sair de moda. Use o marketing da sinceridade sempre, no trabalho, com os amigos e principalmente com sua família. Venda seu ‘peixe’, mas com verdade.

criancas os lirios do campo

Vamos merecer quem vem depois!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Exposição dos Pertences de Michael Jackson em Londres

O Centro Londrino O2 inaugura hoje a exposição com os pertences pessoais e profissionais do ídolo pop Michael Jackson. São mais de 250 objetos, entre eles, quadros, cartas, roupas que o astro iria usar em sua turne em Londres “This is it”, mobiliários que imitam as joias da realeza, a luva de cristal (usada na apresentação da música Billy Jean), entre outros.

 

roupa da turne de michael jackson em londres

lmichael jackson luva de cristal

mobiliario e joias da realeza michael jackson

pertences de michael jackson

quadro de michael jackson

O centro Londrino O2 virou uma espécie de santuário, onde os fãs ardorosos de Michael Jackson cultuam o ídolo pop.

michael jackson londres

Hoje também acontece a exibição oficial do documentário “This is it”, que fala sobre os últimos passos do artista Michael Jackson antes de sua prematura morte.

michael jackson ultima aparicao publica

Michael Jackson mesmo após sua morte, parece não vai perder tão cedo sua majestade, o maior ídolo da música pop é um dos candidatos a artista do ano do American Awards, um dos grandes prêmios da música nos Estados Unidos, entre outras indicações.

Leia mais sobre Michael Jackson:

Pop Maico Jeca

Michael Jackson – Os  Passos do Rei do Pop dos Anos 80

Edgar Degas – Pintor Francês Oitocentista

Edgar Germain de Gas, mais conhecido como Edgar Degas, nasceu em Paris, 19 de julho de 1834. Degas foi pintor, escultor e gravurista.

Degas é considerado um pintor impressionista, mas seu estilo quebrou com os padrões artísticos de sua época, uma arte inspirada no impressionismo, na renascença italiana  e no realismo francês.

Degas tinha um grande apreço pelas obras de Delacroix, Leonardo Da Vinci, Ticiano, Paul Gauguin, Van Gogh, Paul Cézanne; mas sua afinidade maior era com Dominique Ingres, um grande pintor e desenhista histórico francês do século XIX, cujo acabamento técnico de suas pinturas era impecável.

Edgar Degas pintou bailarinas, cavalos, retratos de família, cenas do cotidiano parisiense, cenas domésticas, paisagens, a burguesia de Nova Orleans e as tensões matrimoniais. A vida moderna de seu tempo, a figura e as atitudes humanas, principalmente as mulheres, ganharam ênfase e movimento em suas obras.

 

Pinturas do Artista Degas

 

 degas A Banheira 

 

degas the blue dance

 

 

Degas dancarinas sapatilhas

 

 

degas.danseuse-assise

 

 

degas aprendendo danca

 

 

degas ballet

 

 

degas mulher arrumando seu cabelo

 

 

Degas mulher     

 

pintura degas

 

degas primeira bailarina

 

degas o cafe

 

degas cenas de bale

 

 degas cavalos corridas tribuna

 

Apesar de ter se inspirado nas obras de grandes mestres, Degas percorreu um caminho novo em sua arte, que apontou para o modenismo.

Degas também se distinguiu pelo traçado de seus desenhos e pela magistral interpretação da luz.

“Dos impressionistas, Degas só aproveitou a liberdade inventiva, a visão colorista. Sua arte de realista à sua maneira, e não à maneira de Coubert ou de Manet, representa uma extensão feliz e inovadora do neoclassicismo de Ingres e uma surpreendente antecipação da visão dinâmica das cenas que, só muito mais tarde, a fotografia e o cinema iriam realizar.” 

(Enciclopédia Mirador Internacional)

Edgar Degas foi um homem introspectivo e de pouco convívio social. Um temperamento que muitos julgam ter relação com sua condição aristocrática e uma educação muito severa.

“Era ou parecia duro com todos, pôr uma espécie de impulso à brutalidade que me vinha da incredulidade e mau humor. Me sentia tão inferior, tão frágil, tão incapaz, enquanto me parecia que os meus cálculos artísticos fossem tão precisos. Era mau humorado com todos e até comigo mesmo.”

(Edgar Degas)

Degas realizou apenas uma exposição individual, durante toda sua carreira artística, no ano de 1893, aos 53 anos de idade.

Um sério problema de visão, agravado com a idade, e a morte do amigo Manet, leva Degas a se isolar e se dedicar aos tons pasteis e a escultura. Viveu sérias dificuldades financeiras devido as dívidas herdadas com a morte de seu pai.

Degas morreu no ano de 1917, na cidade onde nasceu, Paris. Rejeitado de certa maneira, por abandonar o estilo impressionista e ter adotado uma postura revolucionária na arte oitocentista.

“Eu não sei nada a respeito da inspiração, da espontaneidade, do temperamento, o que eu faço é resultado da reflexão e do estudar os grandes mestres.”

(Edgar Degas)

 

Esculturas de Degas

A Pequena Bailarina de Catorze Anos – uma obra que representa uma bailarina pobre que se prostituiu para sobreviver, uma obra de face miserável  e carregada de preconceitos. Um obra que desagradou a sociedade da época.

degas escultura bailarina catorze anos

degas escultura bailarina

degas escultura bronze

 

 

 

 

 

 

Mais obras de Edgar Degas, acesse Olga’s Gallery Degas

Biografia de Degas:

Uol Educação – Degas

Imagens das obras de Edgar Degas – Wikipédia Degas e Google Imagem

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Histórias de Canções Chico Buarque

O curador do site ofical de Chico Buarque, Wagner Homem, lança  biografia do músico, poeta e escritor brasileiro Chico Buarque.

capa  livro historia cancoes chico buarque

O livro “Histórias de Canções: Chico Buarque” é uma biografia distinta, onde o autor, através de uma seleção de histórias relacionadas as composições famosas, descortina o universo da música de Chico Buarque. Para os fãs e admiradores, uma oportunidade imperdível de conhecer um pouco mais sobre um dos grandes nomes da música popular brasileira.

“Gostei da leitura, flui muito bem. Fiz algumas correções, até de erros de digitação, e assinalei-as com asteriscos. Enquanto li, eu pensava, tenho uma história boa para contar ao Cachorrão. Mas à medida que o livro avançava, todas essas histórias apareciam. Vou pensar mais um pouco, procurar alguma anedota inédita, mas acho que você as conhece todas, melhor do que eu”.

(Chico Buarque)

Site História de Canções

Site Oficial de Chico Buarque

Livro Cartas do Pintor Van Gogh

Traçar um perfil racional de Vincent Van Gogh é a proposta do livro “Cartas de Vincent Van Gogh”. O curador Leo Jasen é o responsável pela edição (6 livros). O livro possui 819 cartas escritas por Van Gogh e 80 cartas recebidas pelo pintor, esboços de pinturas, além de ser ilustrado com mais de 2 mil obras de arte.

van gogh Life

As cartas de Van Gogh, contradiz o mito do pintor que sofria com sérios problemas mentais e mostra que Van Gogh não foi somente um grande artista, mas também um talentoso escritor. Segundo o curador Leo Jasen, as cartas do pintor holandês revelam um artista metódico, disciplinado e racional.

livro cartas van gogh

Em exposição no Museu Van Gogh, localizado em Amsterdam, os visitantes podem ler as cartas e a comparar com os esboços feitos pelo pintor.

O diretor do Museu Van Gogh, Axel Rüger, disse em entrevista que, “Van Gogh foi um héroi da arte moderna, e produziu também autênticos monumentos literários”.

Mais sobre a Exposição Van Gogh em Amsterdam, acesse:

Site do Museum Van Gogh 

Assista, Exposição Van Gogh da vídeo da AFP

sábado, 17 de outubro de 2009

Arte – O Que é Arte?

Não existe uma definição unânime a respeito do que seja arte. Arte, segundo o dicionário Houaiss é a “produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a conscientização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana”.

No dicionário Aurélio diz, “Arte é a capacidade ou atividade humana de criação plástica ou musical”.

 

arte abstrata

 

Outra definição diz, “Arte é a atividade humana ligada a manifestação de ordem estética, realizada por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores”.

 

arte lixo

 

Todas essas definições são conceitos relativos. Arte é subjetiva, é beleza que transcende. Até um amontoado de papel pode ser considerado arte, basta que alguém assim considere. Arte é fruto da ótica pela qual o artista exerga a vida.

 

foto arte

 

Sabemos que desde a pré-história a arte sempre existiu e como fenômeno cultural foi se modificando com a evolução da humanidade.

 

A Manifestação da Arte

 

arte na grecia

 

No passado a arte estava vinculada a arte plástica (pintura e escultura). Hoje a arte é mais abrangente, não se limita apenas as artes plásticas. O desenho, cinema, artes cênicas, artes visuais, graffiti, música, fotografia, arquitetura, literatura (poesia e prosa), dança, arte digital, entre outras dentro dessas categorias citadas, são consideradas manifestações da arte.

 

arte danca

 

A Função da Arte

 

A arte está ligada as manifestações religiosas, políticas e sociais. A verdadeira essência da arte e do artista é transformar a realidade de acordo com seus ideais e pensamentos.

 

arte galeria

 

A arte é suporte capaz de decifrar um momento histórico, as regras de conduta, a cultura de um povo, a ideologia, a religião e a etnia, de uma determinada época.

Se no passado a arte era um privilégio das classes favorecidas, hoje a arte é mais eclética. Ela incluiu culturalmente as classes menos favorecidas que passaram a ter mais acesso aos livros, ao cinema, a música, a dança, e todas as outras manifestações da arte.

 

arte-ocidental

 

Para entender um obra de arte é preciso analisar quando ela foi produzida, o momento histórico, ideológico e social vivido pelo artista. Segundo o jornalista, crítico de arte, autor do livro Os Pincéis de Deus: Vida e Obra do Pintor naïf Waldomiro de Deus, para entender e analisar uma obra de arte é preciso seguir alguns critérios. Leia mais em ArtCanal

 

arte

 

É lastimável que em países subdesenvolvidos os governantes não enxerguem a arte como uma ferramenta para a educação de seu povo.  A arte tem o poder de curar e reabilitar, estimular, ajustar socialmente um indíviduo, organizar o pensamento e ensinar.

“Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver…”

(Bertold Brecht)