segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Gabriel Moreno - Ilustração Publicitária

Gabriel Moreno é Ilustrador e pintor, um dos melhores na arte da ilustração publicitária. Em 2007, Gabriel Moreno foi considerado pela Computer Arts Londons um dos 20 melhores talentos da ilustração.

 

Gabriel Moreno

 

Formado em Belas Artes pela Universidade de Sevilha, ao longo de sua carreira, Gabriel Moreno desenvolveu ilustrações fantásticas para campanhas publicitárias de grandes marcas: Coca-Cola, Nike, VÖGELE SHOES; Jornais e Revistas (Wall Street Journal, Men’s Health Magazine), entre outras campanhas.

Atualmente Gabriel Moreno é um dos nomes mais requisitados pelas grandes agencias publicitárias do mundo.

Acesse o portfólio de Gabriel Moreno e conheça as obras belíssimas desse brilhante ilustrador. Abaixo, um pouco do talento de Gabriel Moreno.

 

Ilustrações de Gabriel Moreno

 

gabrielmoreno arte publicitaria

 

Gabriel Moreno obra de arte publicitaria

 

gabrielmoreno desenhos

 

gabrielmoreno_rolex

 

gabriel moreno_calle20_colors

 

gabrielmoreno_coca cola light

 

gabrielmoreno_canvas_flor

 

gabrielmoreno_disco_mahou

 

gabrielmoreno_woodyallen_neo2 

 

ilustracao de gabriel moreno

 

gabrielmoreno_china

 

gabrielmoreno_malamujer

 

gabrielmoreno_calle20

 

gabrielmoreno_wall_street_journal 

 

Créditos - Informações sobre Gabriel Moreno e Imagens das Ilustrações foram extraídas do website do artista.

Para conhecer mais, acesse Gabriel Moreno

sábado, 23 de julho de 2011

O Papel da Fotografia na Arte Contemporânea

Em seu terceiro encontro em 2011,  a série de debates Arte & Biblioteca, promovida pelo Centro de Documentação do Itaú Cultural, discute o papel da fotografia na arte contemporânea.

           Imagem: Egberto Nogueira

O debate, que acontece no dia 28 de julho da Biblioteca da sede do instituto, terá a presença da pesquisadora Helouise Costa e do fotógrafo Egberto Nogueira.

Com a finalidade de discutir temas artísticos e informações sobre arte, ao longo da série serão debatidos assuntos como produção cultural, cinema e fotografia, entre outros.

Para maiores informações, acesse

www.itaucultural.org.br/programacao/

 

Programação:

- Arte & biblioteca – Fotografia (quinta, 28 de julho) às 19h30

Entrada franca – ingressos distribuidos com meia hora de antecedência (40 lugares)

Classificação livre

 

Informações: 11 2168 1777

segunda-feira, 18 de julho de 2011

História da Arte Urbana

O livro Trespass - História da Arte Não Encomendada é uma análise do desenvolvimento da arte urbana, antes visto como um movimento underground e de vandalismo feito por pessoas anônimas.

 

Monalisa a musa de da vinci            Nick Walker - Monalisa

 

Hoje a arte urbana é uma arte refinada, não mais um vandalismo realizada apenas por artistas anônimos. Os artistas do Grafitte que sempre fizeram intervenções nos espaços coletivos e urbanos à margem das intituições públicas, estão ganhando espaço também em galerias de artes.

 

Banksy zebra no muro de mali africa           Grafite de Banksy

 

Banksy, Nick Walker, Keith Haring, Gêmeos, entre tantos outros, foram artistas fundamentais na consolidação da arte urbana como cultura cada vez mais respeitada e admirada no espaço social das cidades e oferecida gratuitamente,

Para Banksy, a arte de rua é uma resposta à sociedade obcecada pelo status e pela infâmia. Uma galeria ao ar livre.

 

o livro trespass historia da arte nao encomendada

Trespass – História da Arte Não Encomendada

 

Públicado pela Editora Taschen

Idealização – Carlos McCormick

Edição – Ethel Seno

Curadoria – Marc e Sara Schiller (Wooster Collective)

Textos de Banksy, Anne Pasternak e J. Tony Serra

 

Aos amantes da arte urbana, um livro imperdível, recheado de imagens e informações sobre esse importante movimento cultural.

 

Créditos – Imagens:

Revista Galileu

sábado, 16 de julho de 2011

Roy Lichtenstein - Artista da Pop Art

O Nova-Iorquino Roy Lichtenstein foi, ao lado de Andy Warhol, um dos melhores artistas da Pop Art. Lichtenstein foi pintor, escultor e artista gráfico; usou em sua arte os cliches da história em quadrinhos para criticar os canais de comunicação em massa que manipulam o cotidiano das pessoas.

 

Roy Lichtenstein 

 

O crítico de arte Agnaldo Farias, definiu o artista e sua obra com muita propriedade:

“A partir de imagens vulgares e banais, extraídas de cartoon, histórias em quadrinhos e anúncios publicitários, Lichtenstein demonstrou que as imagens veículadas pelos canais de comunicação em massa são meticulosamente produzidas com a finalidade de esvaziar o pensamento, rebaixar a leitura e a escrita, transformar a fala numa forma de expressão repleta de gírias e balbucios sem sentido.

Com seu olhar de Raio X, reproduz friamente cenas do cotidiano e produtos de consumo, sublinhando o impacto dessas imagens nas nossas vidas e com elas, e graças a elas, nossos comportamentos, nossas emoções, nossos principais dramas “são tão previsíveis quanto o roteiro de um desses dramalhões que os canais de tevê nos oferecem diariamente”.

 

foto de roy_lichtenstein

 

A Pop Art

"o que marca o pop é - antes de mais nada - o uso que é dado ao que é desprezado"

(Roy Lichtenstein)

A Pop Arte surgiu nos anos 50, um movimento que criticava a arte do século XX e teve seu apogeu nos anos 60 e 70, com Andy Wahrol e Roy Lichtenstein, os dois grandes ícones do Pop Art, que transformaram tudo que era material publicitário em inspiração para suas obras, ironizando e brincando com o que era convencional.

Roy Lichtenstein nasceu em 27 de outubro de 1923, em Nova York. Morreu no dia 30 de setembro de 1997, deixando numerosas obras de arte que podem ser vistas acessando o site da Fundação Roy Lichtenstein: Exposições e retrospectivas, biografia, esculturas, pinturas, Murais públicos e trabalhos gráficos.

 

Obras de Roy Lichtenstein

O quadro “Ohhh…Alright…”, pintado em 1964, foi vendido em leilão no ano de 2010 por 42,6 milhões de dólares.

Obras de Roy Lichtenstein

 

Crak

crak obra de roy lichtenstein

 

 

Girl With Tear

girl with tear roy lichtenstein

 

Coca-Cola

roy-lichtenstein coca cola

 

Escultura Modern Head

1995.50.1~03

 

Times Square, Mural

times square mural de roy

 

Drown in Girl

drown in girl roy lichtenstein

 

Bauhaus Stairway, Mural

Arte roy-lichtenstein

 

 

Greene Street, Mural

greene street mural de roy

 

 

Mitchell-Innes

minchell-innes painting 

 

Mermaid, Escultura

Mermaid, 1979 

 

 

Vídeo com imagens das obras de arte de Roy Lichtenstein

 

 

Fonte de Pesquisa e Imagens:

Museu Oscar Niemeyer

Fundação Roy Lichtenstein

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rumos Jornalismo Cultural

As inscrições para o Rumos Jornalismo Cultural 2011-2012 foram prorrogadas de 15 de julho para 29 de julho.

 

artes visuais jornalismo cultural educacao            

Imagem: Renan Magalhães

 

Para se inscrever, professores de graduação e pós-graduados de comunicação social precisam pelo menos dois anos de docência e devem enviar textos que tratem das relações entre a academia e as empresas jornalísticas – não necessariamente um caso consolidado, pode ser uma simples reflexão –, com foco na formação de futuros jornalistas.

Já estudantes de graduação precisam estar cumprindo de 30% a 60% dos créditos curriculares e devem produzir reportagens culturais para mídia impressa, sonora, audiovisual ou web.

Faça sua inscrição gratuitamente no site Itau Cultural

terça-feira, 28 de junho de 2011

Arte Cibernética

Um robô recita Shakespeare; o público controla a pista de dança; uma máquina pede para ser sua amiga. Essas são algumas das experiências que você pode conferir na mostra Rumos Arte Cibernética a partir de quinta-feira, 30 de junho, no Itaú Cultural. As obras reunidas na exposição foram criadas pelos artistas selecionados nas edições 2006 e 2009 do programa rumos e trabalham o conceito de arte cibernética, em que o público e a obra - e/ou seus subsistemas - estão em constante e recíproca troca.

 

arte cibernetica

O evento apresenta um simpósio, com pesquisas e teses também selecionadas no programa Rumos. Entre 30 de junho e 2 de julho, as mesas discutem temas, como arte colaborativa e poéticas digitais. Todos os debates serão transmitidos ao vivi no site do Itaú Cultural. com espaço para perguntas e comentários dos internautas.

Para maiores informações sobre os eventos, acesse as matérias sobre a Exposição e o Simpósio.

 

decoracao moveis planejados casa baixada fluminense nova  iguacu loja

domingo, 26 de junho de 2011

A Palavra Google

A palavra Google é uma adaptação da palavra “googol”, termo matemático que significa a centésima potência do número 10, ou seja, uma unidade seguida de 100 zeros.

 

google logotipo

 

No Merriam-webster’s  Collegiate Dictionary, a palavra google é classificada como sendo um verbo transitivo cujo passado é “googled”, e significa “usar a ferramenta de busca google para obter informações na world wide web”.

O website Google é o motor de busca mais acessado do mundo, onde se pode pesquisar qualquer tipo de assunto, imagens, além de uma variedade de ferramentas e serviços.

Por mais complexo que um assunto possa parecer, utilizando os recursos corretos no google search, as chances de encontrar os melhores resultados aumentam. As opções são muitas: conversões, cálculos simples e complexos, arquivos e extensões PDF, imagem de alta resolução, e até mesmo encontrar respostas para as dúvidas existênciais que assolam a humanidade. Atualizado diariamente, o google é considerado o oráculo da internet.

Dicas para uso do buscador google

 

como e trabalhar no google

 

A poderosa multinacional, Google é mais que uma simples empresa, é uma aventura capitalista bem sucedida. A empresa Google foi Considerada pela revista Fortune, uma das melhores empresas do mundo para se trabalhar. Os trabalhadores usam redes regularmente para atividades conjuntas e festas e não é raro encontrar grupos para praticamente qualquer atividades ou esporte, desde ciclismo até o esqui alpino. Além dos famosos 20% do tempo de trabalho que cada um pode usar em proveito pessoal, há 10% de tempo livre absoluto.  Veja Como é Trabalhar na Empresa Google

 

A História do Google

 

decoracao moveis planejados casa baixada fluminense nova  iguacu loja

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Frank Lloyd Wright – Arquitetura Orgânica

O arquiteto estadunidense, Frank Lloyd Wrigth, é reconhecido internacionalmente por seu estilo inovador de construção e design. Ao longo de sua brilhante carreira, criou 1.141 projetos: casas, escritórios, igrejas, escolas, pontes, museus, e outros tipos de construções; dos quais 532 foram concluídos.

frank lloyd

Segundo a revista oficial da American Institute of Architects, Lloyd é considerado o maior arquiteto de todos os tempos. Mas, a criatividade de Frank Lloyd não se limitou a arquitetura: desenhou móveis, arte em vidro e tecido, louças, prata, arte gráfica; foi também educador, filósofo e escritor (autor de 20 livros e inúmeros artigos).
Frank Lloyd Wright desenvolveu o conceito de arquitetura orgânica. Para Lloyd, os edifícios influênciam profundamente as pessoas que neles residem, trabalham ou rezam e, por esse motivo o arquiteto é um modelador de homens. Uma casa deve nascer para atender às necessidades das pessoas e do caráter do país como um organismo vivo.
A natureza foi a a principal fonte de inspiração do arquiteto estadunidense.
“O edifício bom não é aquele que fere a paisagem, mas é o que torna a paisagem mais bonita do que era antes do edifício ser construído”.
Frank Lloyd Wright nasceu em Wilconsin, 8 de junho de 1867 e, aos 92 anos, no dia 9 de abril de 1954, em sua casa em Phoenix, Arizona, faleceu.



Obras (Projetos) de Frank Lloyd Wright



Museu Guggenheim de New York

guggenheim frank lloyd





Fallingwater – uma luxuosa casa construída na Pennsilvania

Fallingwater frank lloyd pennsilvania


Imperial Hotel, Meiji Mura

Facade of Frank Lloyd Wright’s Imperial Hotel, Meiji Mura

Darwin D. Martin – Casa construída em Buffalo, New york

Darwin D Martin House buffalo new york

Gammage Auditorium

frank lloyd Gammage Auditorium

Hillside Home School, Taliesin, wisconsin



Casa construída em Oak Park, Illinois

frank lloyd Home oak park illinois

Nathan G. Moore, Oak Park, Illinois

frank lloyd nathan g moore house oak park illinois

Price tower, bartlesville, oklahoma

frank lloyd Price tower bartlesville oklahoma

Taliesin West

frank lloyd wright Taliesin west panorama

Studio, Chicago

Frank lloyd Wright Studio Chicago avenue

Frederick C. Robie House on the university of chicago – Casa tombada pelo Patrimônio Histórico dos EUA, localizada no subúrbio Hyde Park, ao sul de Chivago, Illinois.

frank lloyd Robie House on the university of chicago

Rosenbaum House – uma residência projetada por Frank Lloyd e construída para a Stamley e Mildred Rosenbaum em Florence, Alabama. Um exemplar do conceito Usônia.

800px-Rosenbaum_House_Front_Pano
800px-Rosenbaum_House_Rear_Pano



Veja , Lego Architecture: 2 obras-Primas de Frank Lloyd Wright

Imagens e Créditos:
Wikipédia Frank Lloyd Wright

moveisplanejados nova iguacu baixada fluminense