sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Lua - O Astronauta, Mitos e Lendas

A lua é o satélite natural da terra, o astro mais próximo do nosso planeta. Há 40 anos atrás, em 1969, o astronauta Neil Armstrong pisou na lua.



Muitos acreditam que tudo foi uma farsa, "a fraude do século". E você, acredita que o homem foi a lua? clique em "A Fraude do Século" e tire sua conclusão!



Desde a pré-história, a lua desperta a curiosidade nos homens. Todos nós já ouvimos um dia, alguma lenda a respeito da influência da lua em nossa vida. O que parece ser uma lenda, agora tem o respaldo de alguns cientistas, que acreditam que a lua pode influenciar o comportamento humano e também dos animais.

Pesquisadores indianos publicaram um artigo no British Medical Journal, são quatro anos de registros policiais onde as estatisticas demonstram que a incidência de crimes aumentam na lua cheia. Em outro estudo, mostraram que, a quantidade de ataques animais também crescia em épocas de lua cheia. Os cientistas envolvidos nessa pesquisa, Thakur e Sharma, acham que a lua cheia aumenta a gravidade sobre a água no corpo humano pertubando o raciocínio. Mas o psicólogo Ivan Kelly, um pesquisador da universidade de Saskatchewan, no Canadá, diz que tudo isso é uma tolice, mais uma lenda urbana.
Lenda urbana, ou não, o fato é que algumas companhias de seguros tem feito estudos e descobriram uma correlação entre acidentes e a lua cheia. Acidentes de trânsito ocorrem com mais frequência, 14% em média, na lua cheia do que na lua nova, de acordo com um estudo realizado no Reino Unido.


O Mito da Lua

A Lua é a mulher do Sol, sua filha ou sua irmã, conforme os mitos. É a grande Mãe que nutre e dá forma à semente. A semente divina plantada pelo pai o Sol, é o homem, Horus, Krishna ou Cristo.

No Egito a Lua é Ísis, a mãe da terra. Ísis é esposa e irmã de Osíris. Sua figura mágica despertava os mortos e transformava o metal em ouro. Protegia as crianças, o parto, a agricultura. Era mãe e guardiã dos deuses.

Em Roma, o Vaticano foi erguido num local onde antes venerava-se a deusa mãe, que, no cristianismo é a Santa Igreja. É Maria, a mãe de Cristo.



Entre os gregos era Selene. Foi amante de Pã, que a presenteou com um rebanho de bois brancos. Dizem que teve 50 filhas com o pastor Endimião. é representada por uma jovem percorrendo o céu num carro prateado puxado por 2 cavalos. Era uma deusa secundária que foi substituída por Diana. Selene, foi a deusa grega que representava todas as fases da lua, cujo nome deriva do grego selas, significando luz, claridade. Tida como filha dos titãs Hiperion e Téia e, portanto, irmã de Hélio, o sol, e de Eos, a aurora. Conta uma das lendas que os demais Titãs, movidos pela fúria da inveja, lançaram Hélio, o sol, às águas do Erídano. Selene, a lua, ao tomar conhecimento do destino do irmão, suicidou-se. Diante de tanto sofrimento, Téia não acreditava que o filho estivesse morto e pôs-se a procura-lo, noites e dias seguidos, nas águas negras do Erídano, até que adormeceu fatigada e, em sonho, o sol apareceu-lhe e pediu-lhe que não chorasse mais, pois agora ele vivia no Olimpo, ao lado de Lua, junto dos imortais. Ao acordar, ela olhou para o alto e viu seus filhos lá, iluminando tanto sofrimento como a alegria dos mortais. Assim, todo dia, o Sol acompanha o dia, a lua acompanha a noite, e sua irmã Eos, a Aurora, vem antes do Sol, anuncia-lo.

Outra lenda fala de suas viagens através do céu em uma carruagem puxada por bois ou cavalos. Também que teve uma filha com Zeus, Pandeia, e quatro filhas com seu irmão Hélio, as Horas, que representam as quatro estações do ano.

Mas um dos mitos mais conhecidos foi o do seu envolvimento com um simples mortal, belo pastor, Edimion, com quem teve cinquenta filhos. A deusa da lua se apaixonou por este mortal, mas como ele era humano, era também suscetível ao envelhecimento e à morte. Para solucionar esse problema pediu a Zeus que o tornasse imortal e eternamente jovem, e ele o fez, mas sob a condição de dormir eternamente. Desta maneira, ele viveria para sempre, dormindo com a mesma aparente idade e todas as noites ela o visitava para unir com ele.

Embora entre os gregos não houvesse um culto desenvolvido da lua, indícios de um tal culto foram encontrados no Peloponeso após o período clássico. Ela não permanecia em Olimpo como os demais deuses e sim no céu onde fazia sua jornada. Nas crendices populares desempenhava um papel considerável em relação ao nascimento e falecimento, crescimento e fertilidade, rivalizando inclusive com Artemis. Era identificada pelos romanos como Diana e em sua forma primitiva ela era adorada como uma vaca com os chifres da consagração, em forma de lua crescente. Também era conhecida como tendo grande importância na magia, muito associada à Artemis ou Hécate, sendo conhecida pelo nome de Lua ou Luna e tradicionalmente celebrada no dia 7 de fevereiro.

Fontes e links relacionados:

- IO9 Mad Science
- Selene
- Lendas sobre a lua
- Interpretação Junquiana da lenda da lua cheia
- Mito da lua
- A Lua - Wikipédia/Lua
- Astro - Fases da Lua

Imagem da lua - Google Imagem

8 comentários:

Arthurius Maximus disse...

Nada mais idiota do que essas teorias da "fraude do século". TODOS os cientistas do mundo, de várias nacionalidades, que analizaram as pedras trazidas da lua e que NÃO POSSUEM FORMAÇÃO MINERAL igual aqui na Terra receberam uma graninha e recebem até hoje para calar.

Isso sem contar com a URSS (Hoje Rússia) que adoraria desmascarar o feito e jogar os EUA na lama.

Dizer o que? Tem gente que acredita em duendes e que o Elvis está vivo.

Beth Cruz disse...

Exatamente Arthurius!
Eu penso como você que, seria impossível calar a comunidade cientifica do mundo inteiro. Mesmo achando que dos EUA pode se esperar tudo, não acredito que a Rússia se calaria, seria um prato cheio para eles que, até então tinham a supremacia na conquista espacial.

Lugirão disse...

Beth, e já fazem 40 anos...

E minha mãe até hoje não acredita...

Mas como bem falou o Arthurius, tem quem acredite em duendes...

Excelente teu texto como sempre e a imagem bela.

Bom fim de semana.

Anônimo disse...

Ao que falar de teorias conspiratórias, tudo pode acontecer no cenário norte-americano. Mas...sempre aparece as dúvidas. Ai, no momento das pesquisas, realmente, existe a verdade. Existem aparelhos que foram instalados na Lua, e que até hoje, são lançados ondas da Terra, para estes aparelhos, e que são refletido, novamente para a terra. Muitos dos cientistas, de diversos paises, utilisam estes aparelhos. E ai o que dizer...

Valéria P. Konishi disse...

Olá pessoal!

Não só o homem esteve na lua, como também tirou fotos incríveis durante as viagens, que mostram a existência de OVNI's. Querem saber mais? Vejam o vídeo no You Tube: http://tealotus9.blogspot.com/2010/05/youtube-o-que-o-governo-oculto-escondeu.html

Trata-se de uma conferência com um militar que trabalhou no alto escalão da NASA. É muito interessante.

Anônimo disse...

Bom ...
Não só porque as rochas que foram retiradas da lua não tenhoa formação mineral...
então como saber como essa formação não mineral surgiu ?
como não saber se a lua é a fonte de vida ? já que ela "controla a agua" ...
ou seja tem perguntas que desvendadas por pelo que se disem "cientistas" são mascaradas com o raciocineo humano e não com o raciocineo espiritual.

MASSIMO MACRI disse...

SE O HOMEM INVENTOU O FOGUETE POR QUE NÃO CHEGAR A LUA?
AH! DUENDES EXISTEM, SÃO SERES ELEMENTARES QUE VIVEM EM FLORESTAS E QUE JA EXISTEM MUITAS PESSOAS QUE TEM CONTATO COM ELES, QUANTO A LUA CHEIA MEXER COMO A CABEÇA DOS MORADORES DA TERRA E ACONTECER TUDO QUE FOI NOTICIADO NO INICIO DA PAGINA, CONCORDO PLENAMENTE, POIS FAZ DEZ ANOS QUE COMENTEI COM MINHA ESPOSA POIS SENTI QUE TODA LUA CHEIA EU FICO INCONSEQUENTE E FAÇO COISAS SEM PENSAR, EU QUE SOU UMA PESSOA CENTRADA E QUASE NÃO OUSO SAIR DO NORMAL, ACREDITE SE QUISER?

Anônimo disse...

achei legal essa pesquisa, me ajudou muito.