terça-feira, 31 de março de 2009

A Páscoa - Símbolos

A Páscoa é o maior símbolo da cristandade, uma data onde os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, a vitória sobre a morte após sua Crucifixação, reforçando a crença na vida eterna.
A Páscoa cristã não possui uma data fixa, cada ano ela cai em um dia diferente, isso porque, segundo a tradição cristã o dia da Páscoa é determinado como sendo o primeiro domingo após a lua cheia sequinte à entrada do equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, fenômeno natural que ocorre sempre entre o dia 22 de março e 25 de abril. Anualmente, após ser definida a data da Páscoa, outras datas comemorativas são definidas. Por exemplo:

- O carnaval é uma data definida para acontecer quarenta e sete dias antes da Páscoa.
- A Quaresma - tem início na quarta-feira de cinza e termina no domingo de Ramos.
- Domingo de Ramos - É a celebração da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, essa data ocorre sempre no domingo anterior a Páscoa.
- Ascensão do Senhor - Cai no sexto domingo após a Páscoa.
- Pentecostes (à espera do Espírito Santo) - É celebrado no sétimo domingo após a Páscoa, ou 50 dias após a Páscoa.
- Santíssima Trindade - O domingo após o Pentecoste.
- Corpus Christi (corpo de Deus) - Celebrado na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Páscoa Cristã não pode ser confundida com a Páscoa comemorada pela religião judaica.


Símbolos da Páscoa:

O Cordeiro - Na Páscoa cristã, Jesus ofereceu seu corpo e sangue assumindo metaforicamente o duplo sentido da Páscoa judaica: sentido de libertação e de aliança. No Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus, sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade. É a nova Aliança de Deus realizada por seu filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.



O Sino - Seu som festivo anuncia o ressurgimento de Jesus no domingo de Páscoa.



O Círio pascal - É uma vela acesa que significa o renascimento, a luz de Cristo que ilumina os caminhos. No círio Pascal aparecem os símbolos alfa e ômega, significando Deus como príncipio meio e fim de tudo.



O Girassol - simboliza que a humanidade deve seguir o caminho da luz de Deus, assim como a flor segue em direção a luz.



O Pão e o Vinho - em referência a Santa Ceia, onde Jesus sabedor de sua morte, convida os apostólos para a Santa Ceia e oferece à seus díscipulo o pão e o vinho, significando o corpo e sangue de cristo em busca da vida eterna.



A Colomba Pascal - é o pão no formato de uma pomba, criada por uma confeiteiro italiano, representa a vinda do Espírito Santo sobre o povo Cristão, além de simbolizar a Paz de Cristo.



O Peixe - a relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição estarem ligadas à presença do Peixe.



Ovo de Chocolate - Alguns historiadores acreditam que os ovos de chocolate , ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa, são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre (celebração pagã) que, depois foram assimilados às celebrações cristãs.
O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França, antes era usados ovos de galinha para celebrar a data. O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer; é um símbolo de começo.



Lava Pés - Mas foi também durante a última ceia que Cristo lavou os pés de seus discípulos. Pondo uma toalha na cintura, Jesus despejou água numa bacia, começou a lavar os pés de cada um dos apóstolos e enxugou-os com a toalha. Jesus fez isso para dar uma lição de humildade, simplicidade, igualdade, solidariedade, amor e serviço aos irmãos, que nada mais é do que a grande lição pascal. O lava-pés é, pois, um símbolo, um exemplo. " Dei-lhes o exemplo para que, como eu fiz, assim façam também vocês.



A Cruz - Mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.



Vestes Brancas e o Aleluia - As vestes brancas e paramentos, que se usam na noite da vigília Pascal, recordam a alegria dos primeiros batizados, que se revestiam de vestes brancas, simbolizando a vitória sobre a morte. As Igrejas se adornam com toalhas de linho e flores brancas. Essa cor foi adotada pelos primeiros cristãos como símbolo da alegria, da vitória e da pureza de Deus. O Cântico do Aleluia é um dos símbolos mais expressivos das aclamações de louvor e de alegria. É uma expressão hebraica: HALLELUI-YAH que significa: Louvai o Senhor.



Coelho da Páscoa - No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem.




Maracujá - O Fruto da Paixão



Os maracujás ou flores-da-paixão - seus frutos e suas flores - já eram muito conhecidos e utilizados na América antes da chegada dos primeiros europeus que, desde cedo, encantaram-se com a sua exuberância. Em seu afã religioso da conquista, os missionários estrangeiros viram nessas flores e frutos muito mais do que beleza e perfume. Os religiosos viram naquela formação complexa e admirável, um verdadeiro presente de Deus para iluminar seu trabalho de catequese, encontrando em suas formas e cores exóticas, a metáfora perfeita para explicar aos infiéis indígenas a "truculenta história da Paixão de Cristo". Assim, em primeiro lugar, associaram-se às cores com que a natureza premiou as belas flores do maracujá, aos vermelhos e aos roxos utilizados nos rituais cristãos da Semana Santa. Além das cores, a coroa floral completamente filigrada, transformou-se na própria imagem da coroa de espinhos com que Cristo foi crucificado; os três estigmas da flor passaram a ser os três cravos que o prenderam na cruz; suas cinco anteras estariam representando as cinco chagas de Cristo; as gavinhas eram vistas como os açoites que o martirizaram; e o fruto redondo era a representação do mundo que o Cristo veio redimir. Desde então, as flores dos maracujazeiros começaram a ser chamadas de "as flores-da-paixão", da Paixão de Cristo. - Fonte: Maracujá.

6 comentários:

Dtescom.blogspot.com disse...

adorei o artigo muito bom.

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria.

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria.

Anônimo disse...

parabens me ajudou muitooooooooooooo na trabalho da escola

Anônimo disse...

ai muitooooooooooooooo obrigada me ajudou bastante

Anônimo disse...

Também acabei de ajudar num trabalho da minha irmãzinha, me ajudou muito! Parabéns!!!