domingo, 29 de março de 2009

Frida Kahlo - Pintora Mexicana

Frida Kahlo foi uma grande pintora mexicana que nasceu em 1907, mas não reconhecia essa data, pois gostava de dizer que era mais nova e tinha nascido em 1910, declarando ser filha da revolução. Frida era filha do fotógrafo judeu-alemão Guillermo Kahlo e de Matilde Calderón e Gonzalez.
A vida de Frida foi marcada por tragédias pessoais, na infância contraiu poliomielite, doença que a deixou coxa. Frida Kahlo começou a pintar aos 18 anos de idade, após sofrer um acidente onde o ônibus no qual viajava chocou-se com um Bonde. Nesse acidente uma barra de ferro atravessou sua bacia e saiu pela vagina e causou uma tripla fratura em sua coluna vertebral. Frida ficou vários meses acamada se recuperando de inúmeras cirurgias. É nesse período de recuperação que Frida Khalo começa a pintar, sua mãe pendura um espelho em cima de sua cama e seu pai, que gostava de pintar nas horas vagas, deu à ela seu material de pintura.

"Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor". Dizia Frida.

Três anos mais tarde, em 1928, Frida, 21 anos, ingressa no partido comunista, onde conhece o muralista Diego Rivera, com quem se casa em 1929 e tem uma relação bastante conflituosa. Assumidamente bissexual, seu marido aceitava seus relacionamentos com mulheres, mas nunca aceitou seus amantes masculinos. Rivera também tinha muitas amantes, inclusive Frida se separa do marido quando descobre seu relacionamento com sua irmã mais nova.

Foto de Frida Kahlo com seu marido Diego Rivera



Em 1940 o casal se reconcilia e novamente vive uma vida mais tumultuada que antes, por várias ocasiões Frida tenta o suicidio, até que em 1954 vitimada por uma embolia pulmonar, frida foi encontrada morta, mas há dúvidas sobre a morte ter sido causada por uma overdose acidental ou não, pois foi encontrado em seu diário pessoal a seguinte declaração: "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar". Outra hipótese levantada pela autópsia, suspeitou que ela poderia ter sido envenenada por uma das amantes de Rivera.

"A Casa Azul", residência de Frida e de seus familiares, transformada no Museu Frida Kahlo



A casa onde Frida morava transformou-se no 'Museu Frida Kahlo', que abriga uma retrospectiva de sua obra, fotos, desenhos, objetos pessoais como, vestidos e livros e documentos inéditos.
Frida foi homenageada por Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, que ao conhecer as obras de Frida, em especial o quadro chamado 'Viva la Vida', ficou impressionado em saber que Frida Kahlo apesar de tantas angústias pessoais ainda mantinha o otimismo e exaltava a vida. Por esse motivo a banda inglesa 'Coldplay' lançou o CD intitulado "Viva La Vida or Death and All his Friend", um tributo à Frida Kahlo. Uma grande fã e coleccionadora de Frida Kahlo é a cantora de Pop Rock, Madonna.

Viva la vida and the Dr. Juan Farill


A 'Exposição Frida Khalo', uma coleção com 16 peças, fez um tour pelas cidades norte americanas: Minneapolis, Filadélfia e São Francisco, e também no chile. Esse tour iria passar pelo Brasil em meados de 2009, mas devido a crise econômica mundial foi cancelada as exposições que seriam realizadas em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda resta uma esperança de ser realizada apenas uma exposição na cidade de São Paulo, mas nada ainda confirmado.

Sobre a pintura de Frida Kahlo

Sua pintura, sob a influência do marido adotou o emprego de zonas de cor ampla e simples, de identidade nacional mexicana, onde abordava temas do folclore e da arte popular do méxico. Frida é considerada por muitos com surrealista, mas a pintora discordava dessa denominação, sobre isso ela dizia:

"Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria realidade".

A obra de Frida Kahlo é o retrato de suas angústias, suas vivências, seus medos e principalmente seu amor pelo marido. A maior parte da obra de Frida Kahlo, em torno de 200 telas, são auto-retratos de formato pequeno. É impossivel olhar a obra de Frida Kahlo sem ter em mente sua vida pessoal e suas tragédias. A biografia de Frida, escrita por Raquel Tibol juntamente com a autobiografia deixada pela pintora em seus diários, é considerado parte do melhor da "literatura mexicana confessional do século 20".


Pinturas de Frida Kahlo















Tela, "Diego em Meu Pensamento"

















Fotos - Google Imagem

11 comentários:

Ganhando Referidos Para PTC Com Meu Pilóto Automático disse...

Abraços e bom fim de semana Beth Cruz fique com Deus e volte sempre.
Seu amigo Antonio
não falei etou aqui sempre a ajudar

Unknown disse...

Se eu fosse um milionário brasileiro,desses que tivessem um mínimo de sensibilidade social,compraria algumas pinturas de Frida para os museus brasileiros.Acho que "diego vive em mim,é um dos mais belos quadros que conheço.Parabéns pelo artigo.abraço do james.

ricamaral disse...

Olá Beth Cruz, estou num projeto de um ano para mudar de cidade e viver melhor a vida. Um dos locais que tem me tirado o sono,vc conheçe. Depois de pesquisar na net, achei vc e seu blog, vc frequenta. Como a coisa é séria... preciso muito te perguntar um monte de coisas sobre a vida lá. Pode me ajudar? Me identifiquei com seus gostos, por isso achei que podia te perguntar. Abração, Rica.

Beth Cruz disse...

Olá Ricardo!

Obrigada por sua visita e comentário.
Mas para ser sincera não entendi bem qual seu objetivo.
Procurei seu blog mas ele tá fechado.
Clique em visualizar meu perfil e pegue o meu email e me fale detalhes sobre como posso te ajudar.
No que estiver ao meu alcance terei imenso prazer em ajudá-lo.
Se for uma brincadeira, não perca seu tempo!
Abraço

Le425 disse...

Oi, estou fazendo um trabalho escolar sobre Frida Kahlo e este artigo está me ajudando muito.
Parabéns pelo trabalho

Le425 disse...

Oi, estou fazendo um trabalho escolar sobre Frida Kahlo e este artigo está me ajudando muito. Parabéns por seu ótimo artigo.

Anônimo disse...

Olá,

sabe se existem obras de Frida em museus brasileiros?

agradeço.

wladir dupont disse...

Oi veja o meu blog sobre o mexico, memoria, cultura entre outras coisas. obrigado

Anônimo disse...

Olá estou fazendo um trabalho sobre Frida Kahlo e este artigo esta sendo ótimo para mim.
Contém coisas essenciais que preciso para fazer um ótimo trabalho.
Parabéns!!!

THAYANE RAMOS disse...

Frida sempre estara em nossos corações bjs pra tds Thayane ramos

Grupo Folclórico Alivanta Meu Boi disse...

Meus parabéns pelosou belo blog, sou um fã de Frida, desde pequeno, foram obras que sempre me fascinaram. E aqui esta tudo muito bem resumido e sua obras Maravilhosas.

Abraços

Sandro Penteado