sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Rio de Janeiro: Belezas Naturais e Violência Urbana

Rio de Janeiro, cidade de encantos e belezas naturais, e também palco da violência urbana. Um cenário paradoxal de belezas, violências e graves desigualdades sociais.


No dia 4 de setembro , o Jornal Extra publicou uma entrevista com o Presidente Luiz Ignácio Lula da Silva.
O jornalista argumenta com o presidente, que a população do Rio de Janeiro não aguenta mais conviver com a violência no Estado do Rio, e que para piorar a situação, a população é obrigada a conviver com as milícias que infernizam a vida dos mais pobres.
E pergunta ao presidente o que é possível fazer?
O presidente então respondeu: Eu e Sérgio Cabral estamos trabalhando juntos para resolver o problema da segurança pública do Rio. Fazemos muito investimento em inteligência que resolve mais que a brutalidade. A policia muitas vezes é o problema. Veja o que o exército fez com aquele três jovens no morro da Mineira ( 11 militares são acusados de seqüestrar três moradores da Providência e entregar a traficantes da Mineira, que mataram as vítimas, em junho), vamos dar uma virada com as intervenções em urbanização e saneamento em Manguinhos, na Rocinha, no Alemão e no Pavão-Pavãozinho. Existe uma geração entre 17 e 24 anos que viveu um período que o país não crescia. São deserdados que acabavam caíndo no crime organizado. vamos ganhar essa guerra contra o crime organizado. Poderia não fazer essas obras em favelas do Rio se fosse olhar o prefeito Cesar Maia, (inimigo político de Lula). Mas tenho que olhar para o povo do Rio de Janeiro.

Alguém sabe me dizer, que inteligência é essa?

O problema da violência do Rio, como de todo país, chama-se NARCOTRÁFICO.
Não vi até hoje, nenhum governo que tivesse peito para encarar.
Moralize a política e o judiciário, combata o narcotráfico na fronteira, trabalhe em direção a diminuíção das desigualdades sociais proporcionando educação de boa qualidade, que aí sim, teremos um novo caminho para acabar com a violência e vivermos e um país mais justo e decente.
Temos no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, a estrutura perfeita para o Narcotráfico prosperar e a sociedade padecer.
Devido a essa cegueira governamental de anos, o Rio de Janeiro é visto assim pelo mundo como uma cidade de paradoxos entre beleza, desigualdades sociais e violência.


As fotos abaixo foram publicadas no Jornal The Boston Globe, Scenes from Rio de Janeiro.















Até quando?

Um comentário:

Anônimo disse...

É lamentável ver nossa cidade desse jeito. Sou carioca, atualmente moro em Brasília, mas fico sempre alertas as notícias do RJ.
Uma ressalva: os três jovens "inocentes", do morro da Providência, que foram entregues à bandidos de uma facção rival pelos militares, não eram tão inocentes assim. Eles aparecem em algumas fotos com armas e com pessoas ligadas ao tráfico. Mas a mídia não mostrou isso. Porque será?

Abraços.