quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Cirque du Soleil - A inovação do circo


Cirque du Soleil, é uma companhia circense fundada em 1984, com base em Montréal, Quebec, Canadá. Significa "Circo do Sol", em Francês.
Seu fundador chama-se Guy Laliberté.
Cirque du Soleil, é o circo mais premiado do mundo, que proporciona por onde passa, um espetáculo estonteante. Cada espetáculo é um show de enredo, cenário e vestuário e perfomance. As apresentações são sempre acompanhadas por música ao vivo, suas trilhas sonoras são sempre um destaque nas apresentações que são influenciadas por ritmos musicais atuais.
Possui cerca de 3800 funcionários e uma oficina de arte onde seus futuros artistas são treinados.
Os espetáculos são criados a partir de um tema central, uma história, que é materializada ganhando vida através dos elementos que compõe as cenas, tais como: músicas, figurinos, performances, malabarismos, palhaços ,trapezistas, contorcionistas, apresentação com fogo...
A língua falada durante o espetáculo é o Cirquish, um dialeto imaginário criado pela companhia.
O elenco é formado por artistas de várias nacionalidades e os números sofrem influências do teatro mambembe, da ópera, balé e do rock.
Cirque du Soleil, é a inovação do circo, orgulho do seu país. A trupe do Cirque é hoje membro da Calçada da Fama no Canadá.
Mas esse circo só alcançou a fama e prestígio depois que o governo do Canadá financiou o projeto, pois a primeira vez que foi montado ele faliu.
Exemplo esse, que deveria ser seguido pelo Brasil, pois o circo brasileiro encontra-se hoje em profunda crise devido a falta de incentivos e a modernidade tecnologica que afastam os jovens dessa arte.
O custo de manutenção é muito alto, somente a ajuda do governo e da iniciativa privada, fará com que essa arte não desapareça da nossa cultura.
Fica o alerta aos nossos políticos.

Algumas belas imagens do Cirque du Soleil







Produções Itinerantes do Cirque du Soleil:

Saltimbancos - Teve sua última apresentação no Brasil no ano de 2006.
Alegria - 1994
Quidam - 1996
Dralion - 1999
Varekai - 2002
Corteo - 2005
Delirium - Sua última apresentação foi em abril de 2008, Londres
Kooza - 2007

Produções Fixas

La Nouba - Walt Disney
Mystére - Las Vegas
Zumanity - Las Vegas
Ka - Las Vegas
Wintuk - Nova York (no inverno)
Zed - Tokyo Disney Resort, Japão (teve uma apresntação em agosto de 2008 e terá a estréia oficial no dia 1º de outubro de 2008)
Zaia - Macau (teve uma apresentação dia 16 de julho e haverá a estréia oficial dia 28 de agosto de 2008)
Criss Angel Believe - Las Vegas (primeira apresentação dia 1 de setembro 2008, e estréia oficial dia 12 de setembro de 2008)

Visite o site oficial do Cirque du Soleil. Existem duas opções: Inglês e Francês.
Você pode fazer sua subscrição tornando-se membro do Cirque Club e desfrutar de boas informações: Apresentações, compra de ingressos e vídeos.

Um comentário:

Felipe Zahtariam disse...

Adorei seu texto sobre o cirque. Sou grande fã deles, com uns 10 DVDs, uns 8 CDs e uma grande vontade de assistir ao vivo. Parabéns!