sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sandro Botticelli

Botticelli, nome artístico, Sandro Botticelli, estudou com Fra Fillippo Lippi e com Andrea del Verrochio. Nasceu em Florença no dia 1º de março de 1445, seu nome de batismo era Alessandro di Mariano Filipepi. Botticelli foi um dos mais célebres pintores da renascença italiana.

Botticelli era o pintor das famílias mais importantes de Florença, pintou retratos da nobreza florentina; mas foi a família Médice quem proporcionou ao pintor, além de proteção e patronato, o convívio com o círculo intelectual e artístico da corte, onde teve contato com o neoplatonismo cristão que, unidas as ideias clássicas foram fontes de inspiração de suas pinturas.

As temáticas religiosas e mitológicas (cristão e pagão), são os símbolos, as temáticas reincidentes nas obras de Sandro Botticelli, onde ele resgatou com realismo, movimentos suaves e cores vivas, os aspectos culturais das civilizações gregas e romanas. Em algumas obras o pagão e o cristão se confundem. A obra "O Nascimento de Vênus" é um exemplo, onde Vênus pode ser tanto um símbolo do amor pagão como também do amor cristão.

Quadros de Botticelli com Temática Mitológica:

- O Nascimento de Vênus



- A Primavera



- Nastagio Degli Onesti



Pinturas de Botticelli com Temática Religiosa:

- A Virgem com o Menino e dois Santos, 1485
- A Virgem Escrevendo o Magnifacat, 1485



- A Virgem de Granada, 1487



- A Coroação da Virgem, 1490



Em Roma, ano de 1481, Botticelli pintou três afrescos da Capela Sistina:

- As Provações de Moíses



- O Castigo dos Rebeldes



- A Tentação de Cristo



No ano de 1490, Botticelli vive um momento de crise religiosa causado pela expulsão dos Médices de Florença. Nessa fase, Botticelli pintou quadros de extrema devoção religiosa, a exemplo:

- A Crucificação Mística
- Natividade Mística



Sandro Botticelli morreu na Itália, cidade de Florença no ano de 1510.

Outros Quadros, obras importantes de Sandro Botticelli:

- Retrato de Dante



- Adoração dos Magos



- Inferno de Dante



Botticelli, Obras e Biografia - Fonte e Imagens:

Botticelli - wikipédia
WebMuseum Botticelli, Sandro
Sandro Botticelli - Pintor Italiano da Escola Florentina

Botticelli - Google Imagens

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Rei Arthur - O Lendário Cavaleiro

Rei Arthur (Rei Artur - King Arthur) foi o lendário cavaleiro, o mais justo dos reis, que nasceu no castelo de Tintagel e mais tarde criou o reino de Camelot, onde passou a viver com os Cavaleiros da Távola Redonda.

Rei Arthur, uma escultura alemã renascentista de 1950



A história do Rei Arthur, o poder de sua espada Escalibur, os Cavaleiros da Távola Redonda, Lancelot (mestre de armas e cavaleiro fiel), Guinevere, Merlin e suas magias, Vivianne, Morgana e demais personagens são apaixonantes e empolgantes. Um misto de história e lenda, narrados em histórias medievais e romances que se passam no século VI.



A maioria dos historiadores modernos contestam a existência real do Rei Arthur e os personagens que giram em torno desse épico medieval. Mas isso não diminui a atração pela literatura arturiana, uma lenda viva no cinema, teatro, televisão, revistas e mídias em geral.

O Rei Arthur, Merlin e a lendária espada Escalibur ou Caliburn, que em muitas histórias são atribuídas a ela poderes mágicos.



Existem várias versões para a histórias lendárias do Rei Arthur. Se ele foi uma lenda inspirada em alguma figura histórica da antiguidade, Idade Média, ou se foi pura invenção mitológica sem ligação a nenhum personagem real, talvez nunca saberemos, e pouco importa para os amantes desse tipo de literatura.
Artur de Bernad Cornwell escreveu um livro baseado em relatos históricos da época que os celtas britânicos eram invadidos pelos Anglos e Saxões, onde o Rei Arthur não é um Rei, e sim um filho bastardo do antigo Rei Uther.

Produções cinematográficas baseadas na lenda do Rei Arthur:

- O Primeiro Cavaleiro (1995)
- As Brumas de Avalon (2001)
- O Aprendiz de Feiticeiro (2002)
- O Rei Arthur (2004)
- O Aprendiz de Merlin - A Busca pelo Santo Graal (2006)
- Excalibur (1981)
- Coração de Dragão (1996)

Para fazer o Download do Filme "King Arthur" - legenda em português, formato Rmvb. Clique aqui

Para saber mais:

- As versões para a transformação de Arthur em Rei e os personagens da Lendária história.
- Fundamentos históricos da lenda do Rei Artur - Wikipédia/Rei Artur
- A Lenda do Rei Arthur baseado no livro de Mary Stuart
- Dicas de Livros sobre o Rei Arthur

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Liminar mantém Aarão de M. Brito Neto no Cargo de Prefeito de Mangaratiba

O prefeito de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito Neto, conseguiu liminar junto ao vice-presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Felipe Francisco, suspendendo a sentença do juiz da 54º Zona Eleitoral, Márcio da Costa Dantas, que havia cassado os diplomas dele e do vice, Marcelo Tenório, na última segunda-feira.

Leia mais em: Liminar mantém no cargo prefeito e vice de Mangaratiba Cassados

terça-feira, 28 de julho de 2009

Como ser socialmente consciente

Para entender como podemos ser socialmente consciente conheça o comportamento dos scuppies.
Scuppies é uma palavra derivada da expressão socially conscius, upwardly-monile person, significa uma pessoa socialmente consciente apesar de seu status social elevado. A palavra scuppie foi criada por um executivo estadunidense chamado Chuck Failla para designar uma nova tendência, em alta, no comportamento dos estadunidenses, que preocupados com a preservação do planeta, se envolvem em causas ecológicas ou sociais, mas nem por isso abrem mão de usar roupas de grife, de viajar, ostentar um BlackBerry, um terno Armani. Conhecidos como os ecochiques ou ecomauricinhos, essa "tribo" se preocupa em consumir alimentos orgânicos, sem agrotóxicos, controlar o consumo, apoiar projetos sociais; estão sempre preocupados com um mundo melhor para as futuras gerações.

Nos anos 60 os jovens que participaram do movimento de contracultura eram chamados de hippies, eram amantes da natureza, da alimentação vegetariana e a favor da paz. Nos anos 80 surgiram os yuppies, jovens profissionais do mercado financeiro, bem sucedidos que andavam na crista da moda, mas não eram empenhados em nenhuma causa; eram os chamados "Mauricinhos".

Os scuppies, assim como os "Decroissants" (na França), são os neo-hippies, ambientalistas convictos, que apesar do seu padrão de vida alto, adotam um estilo de vida ecologicamente correto.



Vivemos uma era em que o aquecimento global e a escassez de recursos naturais exige de todos os habitantes do planeta, independente de sua condição social, mais responsabilidade no consumo. O ecologicamente correto é uma necessidade urgente. No Brasil a população está longe de um engajamento nesse sentido. É preciso que o governo brasileiro, os chefões das comunicações, empresas e as escolas, se empenhem em campanhas de esclarecimento.
As nossas atitudes de hoje terão reflexos no futuro do nosso planeta.



São atitudes de um scuppie:

- o gosto e o respeito pela natureza.
- consumo qualitativo e não quantativo.
- uso de energia solar.
- consumo de alimentos orgânicos e sem agrotóxicos.
- lap tops e aparelhos eletrônicos de baixo consumo de energia.
- Reaproveitamento da água da chuva.
- o não uso de sacolas plásticas e descartáveis.
- consumo de roupas e acessórios ecológicamente corretos...

Veja como se tornar uma pessoa socialmente consciente, acesse o Guia do Consumo Consciente

Leia mais em:
- Decroissants, scuppies e o desafio do consumo consciente no Brasil

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Prefeito de Mangaratiba foi Cassado

O prefeito de Mangaratiba (Região da Costa Verde, cidade do Sul Fluminense), Aarão de Moura Brito Neto e o vice-prefeito Marcelo Tenório foram cassados pelo TRE-RJ (Processo nº: 2009.030.000887-5). Entre as acusações constam: abuso de poder, compra de votos e uso indevido dos meios de comunicação. Apesar de haver recursos, os dois políticos ficam inelegíveis por três anos, caso o TRE-RJ realize uma nova eleição. Sidney Marcello Filho, presidente da Câmara dos vereadores, mais conhecido como Sidinho, assume interinamente o cargo até que uma nova eleição seja confirmada.


Segundo consta no processo, o prefeito Aarão prometeu em campanha, um aumento salarial de até 80% para algumas categorias, mas após ter sido eleito revogou os aumentos. De acordo com a legislação só é permitido a recomposição salarial com base nos índices de inflação.
Outra infração cometida pelo prefeito, segundo o processo, foi o pagamento a três jornais locais para veiculação de propaganda eleitoral. Segundo provas testemunhais, o prefeito Aarão concedeu a um dos donos dos jornais responsáveis pela divulgação da campanha, o terreno onde está locado a sede do jornal. Uma transação realizada por um candidato a vereador aliado político do prefeito; além do dono do jornal ser um secretário municipal. A população de Mangaratiba, seus eleitores, aguardam maiores esclarecimentos e deseja que tudo transcorra dentro da lei, com lisura e transparência.

site www.tj.rj.gov.br (processo nº: 2009.030.000887-5)
Foto

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Lua - O Astronauta, Mitos e Lendas

A lua é o satélite natural da terra, o astro mais próximo do nosso planeta. Há 40 anos atrás, em 1969, o astronauta Neil Armstrong pisou na lua.



Muitos acreditam que tudo foi uma farsa, "a fraude do século". E você, acredita que o homem foi a lua? clique em "A Fraude do Século" e tire sua conclusão!



Desde a pré-história, a lua desperta a curiosidade nos homens. Todos nós já ouvimos um dia, alguma lenda a respeito da influência da lua em nossa vida. O que parece ser uma lenda, agora tem o respaldo de alguns cientistas, que acreditam que a lua pode influenciar o comportamento humano e também dos animais.

Pesquisadores indianos publicaram um artigo no British Medical Journal, são quatro anos de registros policiais onde as estatisticas demonstram que a incidência de crimes aumentam na lua cheia. Em outro estudo, mostraram que, a quantidade de ataques animais também crescia em épocas de lua cheia. Os cientistas envolvidos nessa pesquisa, Thakur e Sharma, acham que a lua cheia aumenta a gravidade sobre a água no corpo humano pertubando o raciocínio. Mas o psicólogo Ivan Kelly, um pesquisador da universidade de Saskatchewan, no Canadá, diz que tudo isso é uma tolice, mais uma lenda urbana.
Lenda urbana, ou não, o fato é que algumas companhias de seguros tem feito estudos e descobriram uma correlação entre acidentes e a lua cheia. Acidentes de trânsito ocorrem com mais frequência, 14% em média, na lua cheia do que na lua nova, de acordo com um estudo realizado no Reino Unido.


O Mito da Lua

A Lua é a mulher do Sol, sua filha ou sua irmã, conforme os mitos. É a grande Mãe que nutre e dá forma à semente. A semente divina plantada pelo pai o Sol, é o homem, Horus, Krishna ou Cristo.

No Egito a Lua é Ísis, a mãe da terra. Ísis é esposa e irmã de Osíris. Sua figura mágica despertava os mortos e transformava o metal em ouro. Protegia as crianças, o parto, a agricultura. Era mãe e guardiã dos deuses.

Em Roma, o Vaticano foi erguido num local onde antes venerava-se a deusa mãe, que, no cristianismo é a Santa Igreja. É Maria, a mãe de Cristo.



Entre os gregos era Selene. Foi amante de Pã, que a presenteou com um rebanho de bois brancos. Dizem que teve 50 filhas com o pastor Endimião. é representada por uma jovem percorrendo o céu num carro prateado puxado por 2 cavalos. Era uma deusa secundária que foi substituída por Diana. Selene, foi a deusa grega que representava todas as fases da lua, cujo nome deriva do grego selas, significando luz, claridade. Tida como filha dos titãs Hiperion e Téia e, portanto, irmã de Hélio, o sol, e de Eos, a aurora. Conta uma das lendas que os demais Titãs, movidos pela fúria da inveja, lançaram Hélio, o sol, às águas do Erídano. Selene, a lua, ao tomar conhecimento do destino do irmão, suicidou-se. Diante de tanto sofrimento, Téia não acreditava que o filho estivesse morto e pôs-se a procura-lo, noites e dias seguidos, nas águas negras do Erídano, até que adormeceu fatigada e, em sonho, o sol apareceu-lhe e pediu-lhe que não chorasse mais, pois agora ele vivia no Olimpo, ao lado de Lua, junto dos imortais. Ao acordar, ela olhou para o alto e viu seus filhos lá, iluminando tanto sofrimento como a alegria dos mortais. Assim, todo dia, o Sol acompanha o dia, a lua acompanha a noite, e sua irmã Eos, a Aurora, vem antes do Sol, anuncia-lo.

Outra lenda fala de suas viagens através do céu em uma carruagem puxada por bois ou cavalos. Também que teve uma filha com Zeus, Pandeia, e quatro filhas com seu irmão Hélio, as Horas, que representam as quatro estações do ano.

Mas um dos mitos mais conhecidos foi o do seu envolvimento com um simples mortal, belo pastor, Edimion, com quem teve cinquenta filhos. A deusa da lua se apaixonou por este mortal, mas como ele era humano, era também suscetível ao envelhecimento e à morte. Para solucionar esse problema pediu a Zeus que o tornasse imortal e eternamente jovem, e ele o fez, mas sob a condição de dormir eternamente. Desta maneira, ele viveria para sempre, dormindo com a mesma aparente idade e todas as noites ela o visitava para unir com ele.

Embora entre os gregos não houvesse um culto desenvolvido da lua, indícios de um tal culto foram encontrados no Peloponeso após o período clássico. Ela não permanecia em Olimpo como os demais deuses e sim no céu onde fazia sua jornada. Nas crendices populares desempenhava um papel considerável em relação ao nascimento e falecimento, crescimento e fertilidade, rivalizando inclusive com Artemis. Era identificada pelos romanos como Diana e em sua forma primitiva ela era adorada como uma vaca com os chifres da consagração, em forma de lua crescente. Também era conhecida como tendo grande importância na magia, muito associada à Artemis ou Hécate, sendo conhecida pelo nome de Lua ou Luna e tradicionalmente celebrada no dia 7 de fevereiro.

Fontes e links relacionados:

- IO9 Mad Science
- Selene
- Lendas sobre a lua
- Interpretação Junquiana da lenda da lua cheia
- Mito da lua
- A Lua - Wikipédia/Lua
- Astro - Fases da Lua

Imagem da lua - Google Imagem

quinta-feira, 23 de julho de 2009

GameJam - O Desafio, Criatividade em Jogo

Você aceita o desafio de fazer um game em 48h?

Game Jam Brasil - Em agosto, a exposição GamePlay, do Itaú Cultural, abre espaço para a GameJam. São 48 horas para a equipe de até quatro participantes tenham um único objetivo: criar. Ganha quem desenvolver o melhor game. Isso significa ser o mais original, ter o melhor acabamento, ter adequação ao tema e possuir maior jogabilidade.

A competição, na qual um tema surpresa é proposto para as equipes, já é tradicional no mundo todo. No Brasil, a GameJam é inspirada nesses eventos similares e uma chance para os nossos desenvolvedores colocarem a criatividade em jogo. Iniciantes ou experimentados, você, programador, está convidado a formar sua equipe e encarar o desafio!


Imagem: Stock.xchange

A data já está marcada. Dia 7 de agosto, sexta, às 19h, as equipes inscritas recebem o tema e é dada a largada para a criação dos games até o mesmo horário do domingo, dia 9. Com seus próprios computadores e softwares, a disputa das equipes deve ganhar a madrugada. Sacos de dormir e colchonetes trazidos pelos participantes devem ser usados para descanso rápido durante a maratona. O vencedor, a equipe com o game mais inovador depois de dois dias de programação, terá seu feito publicado no site do Itaú Cultural.

Saíba mais sobre a exposição GamePlay.

Prepare-se para a GameJam:

GameJam
sexta 7 a domingo 9 de agosto de 2009
inscreva-se aqui
até sábado 1º de agosto de 2009

Universidade Anhembi Morumbi - Galpão da Universidade | Rua Roque Petroni Jr. 630 - Morumbi - São Paulo SP

Itaú cultural | Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP (próximo à Estação Brigadeiro do metrô)
informações 11 2168 1777 | atendimento@itaucultural.org.br

terça-feira, 21 de julho de 2009

Giuseppe Arcimboldo - As Quatro Estações

Giuseppe Arcimboldo foi um pintor italiano, nasceu em 1527, Milão. Pintor Maneirista, de estilo naturalista e detalhista, Arcimboldo foi o favorito da corte em Praga; trabalhou para os imperadores Fernando I, Maximiliano II e Rodolfo II. Desenhou afrescos para a Catedral de Monza, fez o Mosaico da Dormição da Virgem Maria. O trabalho que destacou o artista Giuseppe Arcimboldo, foram as criativas cabeças feitas de frutas, legumes, flores, peixe e livros.
"As Quatro Estações" (1573) - série composta de quatro quadros representando as estações do ano, feitas de vegetais, raízes, flores, folhas, frutas, etc; realizada para o imperador Maximiliano II, foi sua obra mais famosa.
Giuseppe Arcimboldo morreu em 1593, apesar da religiosidade da época ser dominada pela Igreja Católica, Arcimboldo era um ocultista, o enigma, os simbolos e as charadas fascinavam o pintor. Muitos artistas surrealista do século XX se inspiraram nas obras do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo, a exemplo, Salvador Dali.

Obras mais importantes de Giuseppe Arcimboldo

- "As Quatro Estações" - série de quatro quadros que representam as quatro estações do ano:

Spring, 1573




Summer, 1573



Autumm, 1573



Winter, 1573



- Retrato de Rodolfo II, Vertemnu, 1591



- Librarian, 1556



- Flora, 1591



- Fire, 1566



- Water, 1563



Biografia e obras de Giuseppe Arcimboldo - Olga's Gallery

Wikipédia Giuseppe Arcimboldo

sábado, 18 de julho de 2009

Sete Pecados Capitais

Não há registro dos sete pecados capitais na Bíblia Sagrada, o conceito de pecados capitais é muito antigo, precede ao surgimento do cristianismo. A Igreja Católica usou o conceito com o intuito de controlar e educar seus fiéis, e dessa maneira inibir os instintos básicos do ser humano. O papa Gregório Magno no século VI instituiu os sete pecados capitais, como sendo os princípios que ferem a Deus e ao próximo. A lista atual dos pecados capitais é baseada na lista de São Tomás de Aquino, formulada com a intenção de evidênciar nossos instintos mais primitivos.

Os Sete Pecados Capitais:

- Inveja: desgosto provocado pela prosperidade ou alegria de outra pessoa, desejo de possuir o que não é seu.

- Ira: raiva, ódio, desejo de vingança.

- Gula: é o excesso em comer e beber. Simbologia de voracidade, compulsão.

- Avareza: excessivo apego ao dinheiro.

- Soberba: amor próprio exagerado, conceito elevado que alguém faz de si mesmo, arrogância.

- Luxúria: libertinagem, apetite sexual insaciável com exclusiva satisfação física.

- Preguiça: indolência, falta de vontade de fazer alguma coisa, trabalhar.

Para psicólogia moderna, os sete pecados capitais é uma doença, um problema de saúde que pode ser transformado pelo autoconhecimento, pela disciplina.
Cada um dos 7 pecados Capitais se fundamentam em algum desejo natural e instintivo, presentes em nosso cotidiano. Reconhecer em nós, cada um desses pecados, é uma maneira de compreender e transformá-los. Como diz a psicologia de Jung, o lado escuro que todos nós temos, é possível transformar através da conscientização e do autoconhecimento, é como colocar luz na escuridão.

"Podemos transformar os 7 Pecados Capitais em aprendizagem ao percebermos que o maior sentido da vida é a conscientização da riqueza do nosso mundo interior, entre eles os sentimentos, a emoção, a sensibilidade, a naturalidade; tão frequentes nas crianças, mas que infelizmente os adultos vão perdendo ao criar tantas defesas e máscaras e assim se distanciam do que é verdadeiramente valioso e que dinheiro algum pode comprar, mas somente pode ser conquistado: o amor em sua essência mais pura."

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Georges Braque

Juntamente com Picasso, o pintor francês Georges Braque desenvolveu o cubismo.


Braques nasceu na França, em 1888. Além de pintor, foi escultor, trabalhou com litografia, gravura em metal e joalheria, e fez também cenografia de dois balés de Sergei Diaghilev. O dom para as artes foi herdado de seu pai e de seu avô.
Georges Braque estudou na École des Beaux-Arts e na Acadenia Humbert, tinha um grande fascínio pela escultura egípcia e grega antiga; foi admirador de Renoir, Matisse e Cézanne. As primeiras obras de Braque eram impressionistas, participou do fauvismo durante o período de 1905/07.
Em 1908, ao lado de Pablo Picasso, Braque desenvolveu o cubismo e passou a usar em suas pinturas a técnica da colagem, na gravura utilizou temas mitologicos. Em 1914, devido a Primeira Guerra Mundial, Braques se afastou de Picasso, no ano seguinte, durante a guerra, foi ferido na cabeça, fato que o afastou da pintura durante dois anos. Recebeu a condecoração da Cruz de Guerra e da Legião de Honras.
Ganhou seu primeiro prêmio ao expôr na Carnagie Internacional (EUA), em 1933, uma retrospectiva de seus trabalhos.
A partir de 1940 a obra do pintor passou a ter um estilo mais realista, os temas preferidos foram pássaros, paísagens e marinhas. Em 1954 desenhou os vitrais da igreja Varengeville.
Georges Braques morreu no dia 31 de agosto de 1963.

Pinturas de Georges Braque















quinta-feira, 16 de julho de 2009

Daniel Goleman

Daniel Goleman é psicólogo e autor do Best Seller "Inteligência Emocional".
O livro de Daniel Goleman, sobre Inteligência Emocional, é uma nova maneira de pensar sobre o sucesso e a liderança, são insights sobre o verdadeiro significado de inteligência e as qualidades que engloba.

O vídeo, palestra onde Daniel Goleman faz a pergunta: Porque não somos mais misericordiosos por mais tempo, eu conheci através de uma dica da Luma, editora do blog "Luz de Luma, yes Party!, que postou uma matéria intitulada: "Paixão, Compaixão e Doação"; onde faz um paralelo usando três vídeos específicos sobre os assuntos propostos no título de sua postagem. Vale apena conferir a matéria, clique aqui

Assista ao vídeo de Daniel Goleman sobre Compaixão, clique aqui



Livros de Daniel Goleman:

- Inteligência Emocional
- Inteligência Ecologica
- A Mente Meditativa
- Inteligência Social
- Estratégia
- Trabalhando com a Inteligência Emocional
- Produtividade
- Nova Era na Gestão de Pessoas
- Modernas Práticas na Gestão de Pessoas
- Mestres da Administração
- Marketing
- Liderança
- Grandes Empreendedores
- Gestão da Mudança e Crescimento Sustentado

Web site Daniel Goleman

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Piet Mondrian

Piete Cornelis Mondriann, mais conhecido por Piet Mondrian, foi um pintor holandês modernista. Nasceu no dia 7 de março de 1872. Mondrian não seguiu a carreira clerical como sempre desejou seu pai, que via na arte o caminho para o pecado. Mondrian estudou na Academia de Belas Artes de Amsterdã e seus primeiros quadros foram pinturas naturalista, paisagens tranquilas pintadas em tons cinzas e verde escuro. Do contato com a teosofia nasceram obras simbolistas, mais tarde chegou a abstração. Mondrian não gostava de motivos que pudesse se identificar e nem de texturas. Ao conhecer os trabalhos cubista de Georges Braque e Picasso, o cubismo passou a ser uma tendência que influênciou seus trabalhos futuros.

Foto de Piet Mondrian



Em 1917, juntamente com Theo van Doesburg, Mondrian fundou a revista Stijl, onde desenvolveu sua teoria sobre a forma artística da qual denominou neoplasticismo (redução da arte a funções matemáticas), sua obra mais difundida. A partir da teoria do neoplasticismo, suas pinturas passam a ser estruturas definidas por linhas pretas ortogonais, e as cores usadas, além do branco e do cinza, são as cores primárias: amarelo, azul e vermelho. Tendência que mostra uma estreita relação estética da Bauhaus e da Escola de Ulm. O pintor Modrian defendia que a arte não deveria ser uma reprodução de imagens de objetos reais, e sim expressar o universal e o oculto atrás da realidade. O neoplasticismo, não admitia a linha curva e trabalhava com linhas verticais, horizontais (ângulos retos).

Obras do neoplasticismo de Mondrian







As teorias de Modrian sobre abstração mudou o curso da pintura e influênciou a arquitetura, o desenho industrial, a moda e as artes gráficas...

O modelito, abaixo, faz parte da coleção de Yves Saint Laurent e Pierre Bergé, uma criação de Yves Saint Laurent inspirada na obra de Mondrian.



Influência de Mondrian na arquitetura



A última obra de Mondrian, considerada a obra prima do pintor, foi "Broadway Boogie Woogie" (1943) - uma pintura inspirada em duas referências do mundo real: a grelha urbana de Mahattan e o ritmo do Boogie woogie, estilo de dança (jazz) que Mondrian adorava.

Broadway Boogie Woogie - Mondrian, 1943



Piet Mondrian morreu em 1944, na cidade de Nova Iorque. É considerado um dos artistas de maior repercussão do século XX.

Pinturas (obras famosas) de Piet Mondrian

Árvore Vermelha, 1908



Árvore Cinza, 1911



Árvores, 1912



Amaryllis, 1910



Biografia de Piet Mondrian