segunda-feira, 6 de julho de 2009

Victor Brauner

Victor Brauner, pintor romeno, nasceu em 15 de junho de 1903. Victor Brauner foi também escritor e trabalhou com ilustrações e arte fotográfica (fine art Photography).
Começou pintando paisagens, inspirado em Cézanne. Passeou pelo dadaísmo, abstracionismo e o expressionismo. Os trabalhos mais importantes de Victor Brauner, são obras surrealistas e coloridas. Quase um grande desconhecido do grande público de sua época, suas obras e seu nome, na atualidade, figura ao lado dos grandes mestres do surrealismo.
Victor Brauner foi autor de obras polêmicas como, Cabaret (onde exibiu cristo em um cabaré). Seu nome é sempre associado ao um fantástico episódio de premonição documentada, fato que teve reflexo em sua vida e em sua arte. Na infância, Victor Brauner mergulhou nos mistérios do espiritualismo do qual seus pais eram adeptos. A pintura, abaixo, intitulada autorretrato (1931), em que Victor Brauner se retrata sem um dos olhos é considerada por muitos, como sendo um caso de premonição.



Em 1938, Brauner ao separar o amigo de uma briga, foi atingido por vidros quebrados no rosto e perdeu o olho esquerdo. Leia mais em, Victor Brauner: Um Fantástico caso de Premonição.

A primeira exposição de Victor Brauner aconteceu em 1924 em Bucareste, onde expôs uma de suas famosas obras polêmicas, "Cabaret" (cristo retratado em um cabaré). Nesse mesmo ano, conheceu Ilarie Voronca, com quem estreita uma grande amizade e fundou mais tarde a revista 75 HP. Em 1925 conheceu Brancusi, Giacometti e Tanguy. Graças a Tanguy, em 1933, Victor Brauner se aproxima do grupo surrealista da época e por toda sua vida, permaneceu fiel a esse grupo surrealista. Foi sempre uma figura solitária, apesar de participar de muitas exposições internacionais: Paris, Bruxelas, Nova Iorque, entre outras.
O temas e emblemas egípcios, hieróglifos, foram bastante explorado por V. Brauner.
Na última fase da pintura de Victor Brauner (1965), os temas de sua obra aparecem sempre ligados a mitologia do mundo moderno.
Em 1966, Victor Brauner foi escolhido para representar a França na Bienal de Veneza, onde uma sala inteira foi dedicada a ele. Brauner morreu no ano de 1966, na frança. O epitáfio em seu túmulo é uma frase de suas anotações pessoais: "Peindre, c'est la vie, la vraie vie, ma vie" (pintura é a vida, a verdadeira vida, a minha vida").



Em outra anotação particular, o artista escreveu: "Cada pintura que eu faço é projetada a partir de fontes mais profundas da minha ansiedade..."

Como parte das comemorações do 'Ano da França no Brasil", o Museu de Arte de São Paulo apresenta uma exposição que reúne mais de cem obras realizadas sob a influência do realismo francês. Victor Brauner está entre esses artistas. Muitas obras de Victor Brauner pertecem a importantes museus franceses.

A exposição "Arte na França 1860-1960: O Realismo", vai até 28 de julho.

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Informações: 11 3251 5644 - www.masp.art.br

Obras de Victor Brauner:

Adão e Eva, 1923



The ice knight, 1938



Sphere de la Naissance, 1939



Fascination, 1939



Le Choix, 1939



Hitler, por Victor Brauner



The Juggler (the fist card in the Marseille tarot deck)



Narodzing Materii, 1940



Trio, 1947




Acolo, 1949



Event du poete, 1949





Televentre



Retrato do Poeta



Grand Voyage, V. Brauner



Prelude to a Civilization, 1954



Cycles de la Mythologie et de la Fête des Mères, Brauner 1965



Wikipédia Victor Brauner
Fotos das obras de Victor Brauner - Google Imagem

Um comentário:

Adília disse...

Encontrei o seu blog através do blog da Berenice. Aprecio muito pintura e gostei particularmente deste pintor que não conhecia. Vou ficar atenta.