quarta-feira, 15 de julho de 2009

Piet Mondrian

Piete Cornelis Mondriann, mais conhecido por Piet Mondrian, foi um pintor holandês modernista. Nasceu no dia 7 de março de 1872. Mondrian não seguiu a carreira clerical como sempre desejou seu pai, que via na arte o caminho para o pecado. Mondrian estudou na Academia de Belas Artes de Amsterdã e seus primeiros quadros foram pinturas naturalista, paisagens tranquilas pintadas em tons cinzas e verde escuro. Do contato com a teosofia nasceram obras simbolistas, mais tarde chegou a abstração. Mondrian não gostava de motivos que pudesse se identificar e nem de texturas. Ao conhecer os trabalhos cubista de Georges Braque e Picasso, o cubismo passou a ser uma tendência que influênciou seus trabalhos futuros.

Foto de Piet Mondrian



Em 1917, juntamente com Theo van Doesburg, Mondrian fundou a revista Stijl, onde desenvolveu sua teoria sobre a forma artística da qual denominou neoplasticismo (redução da arte a funções matemáticas), sua obra mais difundida. A partir da teoria do neoplasticismo, suas pinturas passam a ser estruturas definidas por linhas pretas ortogonais, e as cores usadas, além do branco e do cinza, são as cores primárias: amarelo, azul e vermelho. Tendência que mostra uma estreita relação estética da Bauhaus e da Escola de Ulm. O pintor Modrian defendia que a arte não deveria ser uma reprodução de imagens de objetos reais, e sim expressar o universal e o oculto atrás da realidade. O neoplasticismo, não admitia a linha curva e trabalhava com linhas verticais, horizontais (ângulos retos).

Obras do neoplasticismo de Mondrian







As teorias de Modrian sobre abstração mudou o curso da pintura e influênciou a arquitetura, o desenho industrial, a moda e as artes gráficas...

O modelito, abaixo, faz parte da coleção de Yves Saint Laurent e Pierre Bergé, uma criação de Yves Saint Laurent inspirada na obra de Mondrian.



Influência de Mondrian na arquitetura



A última obra de Mondrian, considerada a obra prima do pintor, foi "Broadway Boogie Woogie" (1943) - uma pintura inspirada em duas referências do mundo real: a grelha urbana de Mahattan e o ritmo do Boogie woogie, estilo de dança (jazz) que Mondrian adorava.

Broadway Boogie Woogie - Mondrian, 1943



Piet Mondrian morreu em 1944, na cidade de Nova Iorque. É considerado um dos artistas de maior repercussão do século XX.

Pinturas (obras famosas) de Piet Mondrian

Árvore Vermelha, 1908



Árvore Cinza, 1911



Árvores, 1912



Amaryllis, 1910



Biografia de Piet Mondrian

5 comentários:

uma leitora disse...

Oi Beth,
descobri agora o motivo da capa do último trabalho da banda australiana Silverchair. Acho belíssimo e percebe que os bloquinhos são animados na home deles http://www.chairpage.com/

Gostei demais de Mondrian e a forma como usa o cubismo em suas obras.

Ainda falando em arte, e em arte musical, conhece a banda norueguesa a-ha? Postei sobre eles, passa lá.

Bjos pra vc.

berê

Arthurius Maximus disse...

Sem dúvida vemos a influência dele em muitos outros artistas modernos.

Beth Cruz disse...

Legal Berenice, eu não conhecia a capa do disco da banda Silverchair.
Eu passei ontem no seu blog e li sobre a matéria do a-ha. Prometo que volto outro dia com mais calma. O meu pc tá dando sinais de que vai pifar, por isso estou programando algumas matérias e fazendo um backup de todos os meus arquivos.

Jubslinha disse...

Estou fazendo uma pesquisa sobre o pintor Piet Mondrian e preciso das tecnicas de pintura utilizada nas 4 obras dele. Ficaria grata com a susa ajuda. Beijos Juh

Beth Cruz disse...

Olá Juh,

Enviei para o seu email, duas dicas de como encontrar as técnicas de pintura de Piet mondrian;

Abraço