domingo, 20 de setembro de 2009

Victor Meirelles Grande Pintor do Brasil

Victor Meirelles foi um dos grandes pintores do romantismo brasileiro, pintou obras históricas e de grandes dimensões. A maioria dos quadros famosos de Victor Meirelles foram encomendas feitas pelo governo brasileiro (Estado Imperial). Victor Meirelles produziu muitas aquarelas, retratos (da Família Imperial), paisagens e quadros históricos ligados à episódios da Guerra do Paraguai, entres eles , “Combate Naval do Riachuelo” e “”Passagem de Humaitá”

retrato victor meirelles

Victor Meirelles de Lima, nasceu em Desterro, atual Florianópolis, Santa Catarina, no dia 18 de agosto de 1832. Aos 14 anos de idade, Victor Meirelles pintou uma paisagem da Ilha de Santa Catarina, demonstrando uma incrível habilidade para a pintura. De família humilde, precisou da ajuda de amigos de sua família para poder aperfeiçoar seu talento, estudando Belas Artes na Academia Imperial.

Aos 20 anos de Idade venceu um concurso de pintura com o quadro “São João no Cárcere” e ganhou uma “Bolsa” para estudar na Europa (Itália e França), onde permaneceu por 10 anos. Nesse período estudou com grandes pintores europeus, e os quadros produzidos, enviados para o Brasil. O quadro famoso “A Primeira Missa no Brasil”, foi uma dessas obras, considerada a obra-prima de Victor Meirelles (levou dois anos para ficar pronta).

Ao regressar ao Brasil, Victor Meirelles foi recebido com honras por D. Pedro II (um grande incentivador das artes) e condecorado com o Grau de Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo e da Imperial Ordem da Rosa. Mais tarde foi nomeado Professor de pintura da Academia Imperial.

Mas por ignorância daqueles que não sabiam distinguir ideologia de arte, toda a reputação e reconhecimento atribuído as obras e ao artista Victor Meirelles, entrou em declínio após a Proclamação da República. Alíado ao fato da perseguição por ser considerado um pintor monarca, uma grande polêmica envolvendo o nome de Victor Meirelles (acusado de plagiar as obras do grande pintor de temas históricos Pedro Américo) faz com que Victor Meirelles termine seus dias doente e na miséria.

Victor Meirelles morreu aos 70 anos, 23 de fevereiro de 1903. Após sua morte, seus panoramas famosos foram abandonados em um depósito onde se deterioraram.

O Museu Casa de Victor Meirelles, inaugurado em 1952, foi uma forma de preservar a memória do grande artista brasileiro. O museu possui oléos, aquarelas, desenhos e uma coleção de títulos sobre a vida e a obra de Victor Meirelles.

Obras (pinturas) de Victor Meirelles

A Primeira Missa no Brasil

primeira missa no brasil meirelles

Combate Naval do Riachuelo

o combate naval de riachuelo victor meirelles

Passagem do Humaitá

passagem do humaita meirelles

Batalha dos Guararapes

batalha dos guararapes meirelles

Juramento da Princesa Isabel

Juramento princesa isabel meirelles

href="http://www.dezenovevinte.net/artistas/vm_florianopolis.htm">O Tempo de Victor Meirelles e a Cidade de Florianópolis – Sandra Makowiecky – um panorama que vale apena ser conhecido.

Biografia – Victor Meirelles

Fotos: Google Imagem

3 comentários:

Arthurius Maximus disse...

Sensacional e um dos grandes gênios das artes que nosso país produziu.

Luma Rosa disse...

Gosto muito de “Moema”, uma obra que retrata uma índia deitada. Já viu?

Boa semana! Beijus

Iuryfgaspar disse...

Parabéns, ta bem explicado e bem resumido perfeito para eu realizar muita atividade. Obrigado e sucesso.