sábado, 12 de setembro de 2009

Lenda de Jack Lanterna

Muito comum na comemoração do dia de Halloween (dia das bruxas), a abóbora esculpida e iluminada, conhecida como Jack O’Lantern, é um dos mais importantes símbolos dessa celebração de origem pagã.

jack lanterna halloween

As abóboras esculpidas e acessas com velas, chamadas de Jack O’ Lantern (Jack Lanterna), tem origem na lenda do folclore irlandes que conta que um homem chamado Jack, um alcoólatra, embriagou-se no dia 31 de outubro e o diabo apareceu para levar sua alma. Jack, não querendo acreditar no que estava acontecendo, pede ao diabo mais um copo de bebida e o diabo assim o concede. Astutamente, Jack pede ao diabo que se transforme em uma moeda e mais uma vez o diabo atende a seu pedido. Nesse momento, Jack pega a moeda e guarda dentro de sua carteira junto com uma cruz. O diabo em apuros pede a Jack que o liberte, mas Jack faz uma exigência, só libertaria o diabo se ele lhe concedesse mais um ano de vida. O diabo concordou com a proposta. Desse dia em diante, Jack mudou seus hábitos, passou a cuidar bem de sua família, praticar atos de caridades e a frequentar a igreja. Mas passado um ano, na noite de 31 de outubro o diabo apareceu novamente para Jack. Dessa vez a artimanha de Jack para enganar o diabo foi pedir a ele para pegar uma maçã no alto de uma árvore, quando o diabo subiu na árvore, Jack pegou seu canivete e riscou uma cruz no tronco. Mas uma vez em apuros, o diabo para se livrar da situação, prometeu sumir por dez anos, mas Jack não aceitou a proposta e ordenou ao diabo nunca mais aparecer. Sem alternativa, o diabo aceitou a proposta e sumiu. Por ironia do destino, Jack faleceu um ano mais tarde e quando foi entrar no céu foi impedido. Foi para o inferno e chegando lá o diabo, acostumado as malandragens e humilhações que Jack tinha feito com ele, negou seu acesso ao inferno, mas concedeu-lhe uma brasa na intenção de iluminar o caminho de Jack pelas trevas como uma alma penada. Jack põe a brasa dentro de um nabo, que ilumina seu caminho pelo limo à procura de um abrigo.

Na lenda Irlandesa, na noite do dia 31 de outubro, os mais atentos podem vê uma fraca luz, Jack com sua lanterna perambulando à procura de um lugar.

Nenhum comentário: