terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lasar Segall – O Milagre da Luz e da Cor

Lasar Segall, nasceu na Lituania, Russia, 21 de julho de 1891. Lasar Segall foi pintor, desenhista, escultor, além de trabalhar com artes decorativas.

Lasar Segall sempre esteve vinculado ao expressionismo, através de desenhos angulares, cores fortes, expressou em suas pinturas, as paixões e o sofrimento humano.

Em 1912, Lasar Segall veio para o Brasil (São Paulo) com o propósito de visitar seus irmãos. Lasar se apaixonou pelas cores do Brasil, segundo o pintor, sua arte conheceu o “milagre da luz e da cor”. Fixou residência no Brasil e se tornou um destaque da arte moderna; em 1913, apresentou ao público brasileiro as tendências modernas europeias.

No ano de 1918, Lasar Segall voltou para a Europa onde fundou o movimento chamado “Secessão de Dresden”. Entre indas e vindas da Europa, Lasar Segall fixou-se definitivamente no Brasil no ano de 1932.

Lasar Segall desenvolveu várias pinturas de paísagens e retratos, temáticas brasileiras: mulatas, marinheiros, bananeiras, favelas; se dedicou também a arte decorativa, fez figurinos para o balé “Sonho de Uma Noite de Verão”, “O Mandarin Maravilhoso”; pintou murais para o pavilhão de Arte Moderna Olívia Guedes Penteado.

A importância e influência do artista Lasar Segall na arte moderna brasileira é imensa e pode ser percebida sua influência nas obras de grandes nomes da pintura moderna brasileira: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, Portinari, entre outros.

Segundo afirmação de Mario de Andrade, “A produção segalliana representou a maior prova de que os artistas ligados às vanguardas europeias tinham deixado o experimentalismo para “advogarem” o retorno ao realismo.

Tadeu Chiarelli, um dos grandes especialistas em arte moderna brasileira, ao organizar uma mostra de arte sobre a obra de Lasar Segall (comemoração aos 40 anos do Museu Lasar Segall), definiu as obras do pintor Russo em três momentos: o primeiro, o período expressionista, que representa a obra de Segall como emblema das vanguardas históricas internacionais; o segundo momento, é realista, onde o artista recupera pressupostos da tradição visual anterior à sua experiência expressionista; o terceiro, é o período em que sua produção caminha para um diálogo nem sempre pacífico com a abstração.

O Museu Lasar Segall, criado no Brasil, demonstra a importância, respeito e admiração que o pintor conquistou no país. O museu foi criado como o objetivo de reunir, documentar, estudar, conservar e divulgar a obra do pintor russo Lasar Segall.

Obras (pinturas) de Lasar Segall

Homem com Violino

homem com violino lasar segal

Aldeia Russa

aldeia russa lasar segal

Cabeça de Russo

cabeca de russo lasar segal

Pogrom

pogrom 1937

Eternos Caminhantes

eternos caminhantes lasar segal

Dois Nus

DoisNus_Lasar-Segall

Bananal

LasarSegallBananal

Mercadores

lasar_segall_mercadores 

Paisagem Brasileira

paisagem brasileira lasar segall

Greve

greve_segall_1956 

A imagem abaixo é uma escultura feita por Lasar Segall, chamada Três Figuras.

tres figuras escultura lasar segal

 

Acesse o Site do Museu Lasar Segall e conheça sua biografia, obras e eventos culturais realizados no Museu.

Um comentário:

Unknown disse...

Beth,

Não sei se você aprecia, mas deixei um selinho de presente pra vc lá no blog Mosaicos do Sul.

Abraço,

Claudia