quinta-feira, 30 de julho de 2009

Rei Arthur - O Lendário Cavaleiro

Rei Arthur (Rei Artur - King Arthur) foi o lendário cavaleiro, o mais justo dos reis, que nasceu no castelo de Tintagel e mais tarde criou o reino de Camelot, onde passou a viver com os Cavaleiros da Távola Redonda.

Rei Arthur, uma escultura alemã renascentista de 1950



A história do Rei Arthur, o poder de sua espada Escalibur, os Cavaleiros da Távola Redonda, Lancelot (mestre de armas e cavaleiro fiel), Guinevere, Merlin e suas magias, Vivianne, Morgana e demais personagens são apaixonantes e empolgantes. Um misto de história e lenda, narrados em histórias medievais e romances que se passam no século VI.



A maioria dos historiadores modernos contestam a existência real do Rei Arthur e os personagens que giram em torno desse épico medieval. Mas isso não diminui a atração pela literatura arturiana, uma lenda viva no cinema, teatro, televisão, revistas e mídias em geral.

O Rei Arthur, Merlin e a lendária espada Escalibur ou Caliburn, que em muitas histórias são atribuídas a ela poderes mágicos.



Existem várias versões para a histórias lendárias do Rei Arthur. Se ele foi uma lenda inspirada em alguma figura histórica da antiguidade, Idade Média, ou se foi pura invenção mitológica sem ligação a nenhum personagem real, talvez nunca saberemos, e pouco importa para os amantes desse tipo de literatura.
Artur de Bernad Cornwell escreveu um livro baseado em relatos históricos da época que os celtas britânicos eram invadidos pelos Anglos e Saxões, onde o Rei Arthur não é um Rei, e sim um filho bastardo do antigo Rei Uther.

Produções cinematográficas baseadas na lenda do Rei Arthur:

- O Primeiro Cavaleiro (1995)
- As Brumas de Avalon (2001)
- O Aprendiz de Feiticeiro (2002)
- O Rei Arthur (2004)
- O Aprendiz de Merlin - A Busca pelo Santo Graal (2006)
- Excalibur (1981)
- Coração de Dragão (1996)

Para fazer o Download do Filme "King Arthur" - legenda em português, formato Rmvb. Clique aqui

Para saber mais:

- As versões para a transformação de Arthur em Rei e os personagens da Lendária história.
- Fundamentos históricos da lenda do Rei Artur - Wikipédia/Rei Artur
- A Lenda do Rei Arthur baseado no livro de Mary Stuart
- Dicas de Livros sobre o Rei Arthur

2 comentários:

Arthurius Maximus disse...

Sem dúvida um dos personagens lendários ou históricos (ninguém provou ainda a sua existência)mais carismáticos de todos os tempos. Li as Brumas de Avalon e fiquei fascinado pelo personagem ainda garoto.

Mas, prefiro a versão histórica que foi apresentada num filme há alguns anos.

JIME disse...

É uma história fascinante. Não sei porque, mas me deu vontade de ouvir o disco de Rick Wakeman - "Myths and Legends of King Arthur and the Knights of the Round Table".
Beijos.