sexta-feira, 17 de julho de 2009

Georges Braque

Juntamente com Picasso, o pintor francês Georges Braque desenvolveu o cubismo.


Braques nasceu na França, em 1888. Além de pintor, foi escultor, trabalhou com litografia, gravura em metal e joalheria, e fez também cenografia de dois balés de Sergei Diaghilev. O dom para as artes foi herdado de seu pai e de seu avô.
Georges Braque estudou na École des Beaux-Arts e na Acadenia Humbert, tinha um grande fascínio pela escultura egípcia e grega antiga; foi admirador de Renoir, Matisse e Cézanne. As primeiras obras de Braque eram impressionistas, participou do fauvismo durante o período de 1905/07.
Em 1908, ao lado de Pablo Picasso, Braque desenvolveu o cubismo e passou a usar em suas pinturas a técnica da colagem, na gravura utilizou temas mitologicos. Em 1914, devido a Primeira Guerra Mundial, Braques se afastou de Picasso, no ano seguinte, durante a guerra, foi ferido na cabeça, fato que o afastou da pintura durante dois anos. Recebeu a condecoração da Cruz de Guerra e da Legião de Honras.
Ganhou seu primeiro prêmio ao expôr na Carnagie Internacional (EUA), em 1933, uma retrospectiva de seus trabalhos.
A partir de 1940 a obra do pintor passou a ter um estilo mais realista, os temas preferidos foram pássaros, paísagens e marinhas. Em 1954 desenhou os vitrais da igreja Varengeville.
Georges Braques morreu no dia 31 de agosto de 1963.

Pinturas de Georges Braque















4 comentários:

Arthurius Maximus disse...

Não conhecia seu trabalho. Picasso é o mais conhecido cubista e confesso que conheço muito mais as suas obras. Mas achei iteressante o trabalho de Braque.

MarGGa disse...

Novo visual! Ficou muito legal!
Saudade.
ABÇão
MarGGa

Anônimo disse...

Interessante!

Victor S. Gomez disse...

Os cubistas são sensacionais, tem uma visam bem diferente do mundo. bjs