A lua é o satélite natural da terra, o astro mais próximo do nosso planeta. Há 40 anos atrás, em 1969, o astronauta
Neil Armstrong pisou na lua.

Muitos acreditam que tudo foi uma farsa,
"a fraude do século". E você, acredita que o homem foi a lua? clique em "A Fraude do Século" e tire sua conclusão!

Desde a pré-história, a lua desperta a curiosidade nos homens. Todos nós já ouvimos um dia, alguma lenda a respeito da influência da lua em nossa vida. O que parece ser uma lenda, agora tem o respaldo de alguns cientistas, que acreditam que a lua pode influenciar o comportamento humano e também dos animais.
Pesquisadores indianos publicaram um artigo no British Medical Journal, são quatro anos de registros policiais onde as estatisticas demonstram que a incidência de crimes aumentam na lua cheia. Em outro estudo, mostraram que, a quantidade de ataques animais também crescia em épocas de lua cheia. Os cientistas envolvidos nessa pesquisa, Thakur e Sharma, acham que a lua cheia aumenta a gravidade sobre a água no corpo humano pertubando o raciocínio. Mas o psicólogo Ivan Kelly, um pesquisador da universidade de Saskatchewan, no Canadá, diz que tudo isso é uma tolice, mais uma lenda urbana.
Lenda urbana, ou não, o fato é que algumas companhias de seguros tem feito estudos e descobriram uma correlação entre acidentes e a lua cheia. Acidentes de trânsito ocorrem com mais frequência, 14% em média, na lua cheia do que na lua nova, de acordo com um estudo realizado no Reino Unido.
O Mito da LuaA Lua é a mulher do Sol, sua filha ou sua irmã, conforme os mitos. É a grande Mãe que nutre e dá forma à semente. A semente divina plantada pelo pai o Sol, é o homem, Horus, Krishna ou Cristo.
No Egito a Lua é Ísis, a mãe da terra. Ísis é esposa e irmã de Osíris. Sua figura mágica despertava os mortos e transformava o metal em ouro. Protegia as crianças, o parto, a agricultura. Era mãe e guardiã dos deuses.
Em Roma, o Vaticano foi erguido num local onde antes venerava-se a deusa mãe, que, no cristianismo é a Santa Igreja. É Maria, a mãe de Cristo.

Entre os gregos era Selene. Foi amante de Pã, que a presenteou com um rebanho de bois brancos. Dizem que teve 50 filhas com o pastor Endimião. é representada por uma jovem percorrendo o céu num carro prateado puxado por 2 cavalos. Era uma deusa secundária que foi substituída por Diana. Selene, foi a deusa grega que representava todas as fases da lua, cujo nome deriva do grego selas, significando luz, claridade. Tida como filha dos titãs Hiperion e Téia e, portanto, irmã de Hélio, o sol, e de Eos, a aurora. Conta uma das lendas que os demais Titãs, movidos pela fúria da inveja, lançaram Hélio, o sol, às águas do Erídano. Selene, a lua, ao tomar conhecimento do destino do irmão, suicidou-se. Diante de tanto sofrimento, Téia não acreditava que o filho estivesse morto e pôs-se a procura-lo, noites e dias seguidos, nas águas negras do Erídano, até que adormeceu fatigada e, em sonho, o sol apareceu-lhe e pediu-lhe que não chorasse mais, pois agora ele vivia no Olimpo, ao lado de Lua, junto dos imortais. Ao acordar, ela olhou para o alto e viu seus filhos lá, iluminando tanto sofrimento como a alegria dos mortais. Assim, todo dia, o Sol acompanha o dia, a lua acompanha a noite, e sua irmã Eos, a Aurora, vem antes do Sol, anuncia-lo.
Outra lenda fala de suas viagens através do céu em uma carruagem puxada por bois ou cavalos. Também que teve uma filha com Zeus, Pandeia, e quatro filhas com seu irmão Hélio, as Horas, que representam as quatro estações do ano.
Mas um dos mitos mais conhecidos foi o do seu envolvimento com um simples mortal, belo pastor, Edimion, com quem teve cinquenta filhos. A deusa da lua se apaixonou por este mortal, mas como ele era humano, era também suscetível ao envelhecimento e à morte. Para solucionar esse problema pediu a Zeus que o tornasse imortal e eternamente jovem, e ele o fez, mas sob a condição de dormir eternamente. Desta maneira, ele viveria para sempre, dormindo com a mesma aparente idade e todas as noites ela o visitava para unir com ele.
Embora entre os gregos não houvesse um culto desenvolvido da lua, indícios de um tal culto foram encontrados no Peloponeso após o período clássico. Ela não permanecia em Olimpo como os demais deuses e sim no céu onde fazia sua jornada. Nas crendices populares desempenhava um papel considerável em relação ao nascimento e falecimento, crescimento e fertilidade, rivalizando inclusive com Artemis. Era identificada pelos romanos como Diana e em sua forma primitiva ela era adorada como uma vaca com os chifres da consagração, em forma de lua crescente. Também era conhecida como tendo grande importância na magia, muito associada à Artemis ou Hécate, sendo conhecida pelo nome de Lua ou Luna e tradicionalmente celebrada no dia 7 de fevereiro.
Fontes e links relacionados:
-
IO9 Mad Science-
Selene-
Lendas sobre a lua
-
Interpretação Junquiana da lenda da lua cheia-
Mito da lua- A Lua -
Wikipédia/Lua- Astro - Fases da
LuaImagem da lua - Google Imagem