segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sócrates - O Filósofo Grego

Sócrates, o filósofo grego condenado a morte por não acreditar nos deuses da pólis e corromper, segundo os ensinamentos relativistas sofistas, a juventude ateniense com suas ideias.

 

socrates filosofo

A Maiêutica Socrática (parto intelectual ou luz das ideias complexas)

Sócrates não se considerava um homem sábio, e dizia: “Só sei que nada sei”. Para o filosofo grego, os erros humanos são gerados pela ignorância, e a busca da verdade está em questionar o Bem, a Virtude e a Justiça, quebrando dogmas.  Para Sócrates, ensinar o homem a cuidar da própria alma (psyché) foi um dom que Deus lhe deu. Na apologia de Sócrates, escrita por Platão, Sócrates diz:

“…Estou convencido de que não há para vós maior bem na cidade que esta minha obediência a Deus. Na verdade, não é outra coisa que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar só do corpo, nem exclusivamente da riqueza, e nem de qualquer outra coisa antes e mais fortemente que da alma, de modo que ela se aperfeiçoe sempre, pois não é do acúmulo de riquezas que nasce a virtude, mas do aperfeiçoamento da alma que nascem as riquezas e tudo mais que importa ao homem e ao Estado.”

Sócrates,  filósofo grego que nasceu em Atenas, em 469 a.C, morreu na mesma cidade em 399 a.C. Segundo alguns históriadores, Sócrates pode ser um personagem de Platão, pois não existe nenhum escrito de Sócrates assinado por ele. O Julgamento de Sócrates, sua condenação a morte por ingestão de cicuta e sua atividade filosófica, foram documentadas na obra de Platão, nos celebres diálogos: “Êutifron”, “Critão”, “Fédon” e “Banquete”, onde Sócrates aparece como personagem.

 

jesus cristo filosofo

Jesus Cristo também não deixou nenhum escrito assinado por ele, o que sabemos nos foi ensinado por seus discípulo. Fica claro que, esses são dois ícones da história da humanidade, e por apontarem, hipocrisias e falsos fundamentos, foram condenados a morte. As mensagens de Sócrates foram uma ameaça à unidade cívica da sociedade grega.  E a liderança de Jesus Cristo era uma ameaça ao Império Romano.

“Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.”

 

platao filosofo

O pensamento filosófico de Sócrates e Platão, está disponível gratuitamente. Faça o download do livro, Platão – Coleção os Pensadores.

Indicação de leitura

Jesus – O maior filósofo que  já existiu, de Peter Kreeft

Um comentário:

Arthurius Maximus disse...

“Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.”

Essa é uma frase "matadora". Sintetiza a realidade como nenhuma outra.