segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Camille Pissarro - Pintor Impressionista Francês

Jacob Camille Pissarro foi um dos pintores paisagistas mais influentes do movimento impressionista. Nasceu na França, 10 de julho de 1830.

Pissarro foi educado em colégio interno parisiense e, quando terminou seus estudos, regressou para ficar à frente dos negócios da família; mas sua verdadeira paixão, a pintura, foi mais forte. Em 1952 Camille Pissarro conheceu o pintor dinamarquês, Fritz Melbye e com ele saiu em uma expedição às Antilhas dinamarquesas para estudar a fauna e a flora da Venezuela.

Pissarro, com 23 anos, foi morar em Paris, dando início a sua carreira de pintor. Nessa época conheceu Cézanne, Monet entre outros pintores impressionistas.

No início da guerra franco-prussiana (1870-1871), Pissarro foi morar na Inglaterra e quando regressou, a maioria dos seus quadros tinham sido destruídos.

“Pissarro é um dos pintores paisagistas mais importantes do século XIX. Sua obra se caracteriza por uma paleta de cores cálidas e pela firmeza com que consegue captar a atmosfera, por meio de um trabalho preciso da luz”. Entre as técnicas utilizadas pelo pintor francês, destacam-se, o pontilhismo e a técnica da divisão das cores através da utilização de manchas de cor isoladas.

Obras mais importantes de Camille Pissarro

 

pissarro Le Verge

 

pissarro Les Châtaigniers à Osny

 

Pissarro Place du Theatre Francais

 

pissarro The garden of les Mathurins at Pontoise

 

458px-Camille_Pissarro_Paisagem_de_Pontoise

 

503px-Camille_Pissarro_Le_Pont-Neuf

 

708px-Camille_Pissarro_Aldeia_perto_de_Pontoise

 

766px-Camille_Pissarro_Norwood

 

Camille Pissarro morreu no dia 13 de novembro de 1903, em Paris. A maioria de seus quadros encontram-se em importantes museus do mundo e em poder de colecionadores.

Conheça as obras de Pissarro,  Galeria Camille Pissarro

2 comentários:

Rodrigo Rocha disse...

Beth linda as telas

ODILON disse...

Simplesmente magnífica a obra de Pissarro. Quem me dera chegar a um quinto da sua genealidade.
Parabéns Beth pela feliz escolha dos quadros.