terça-feira, 31 de março de 2009

Qual a Cara da Arte Brasileira Produzida Hoje?

Qual a cara da arte brasileira produzida hoje?
A questão é complicada, mas buscar a resposta é um dos compromissos do Itaú Cultural. A edição 2008-2009 do programa Rumos Artes Visuais passou por mais de 80 cidades brasileiras e recebeu 1617 inscrições. O resultado desse mapeamento você vê nas 72 obras da exposição Trilhas do Desejo, organizada pelo crítico e pesquisador Paulo Sérgio Duarte.
Os trabalhos, produzidos por 45 artistas e coletivos de todo o Brasil, oferecem um panorama do que é feito atualmente e propõem uma reflexão sobre o próprio conceito de arte contemporânea. A mostra está em cartaz na sede do instituto, em São Paulo, até 10 de maio. Parte das obras ainda será exposta em Brasília, Curitiba, Rio Branco e Salvador ao longo de 2009.



Mas essa edição do Rumos não para por aqui. Entenda o processo, desde o lançamento do edital até a formação de redes criativas, e confira os eventos que ainda estão por vir acessando a página do programa.

Rumos Artes Visuais - Trilhas do Desejo

Quinta 12 março a domingo 10 maio 2009
Terça a sexta 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado 10h às 19h

Visite também as obras de Kilian Glasner e Tiago Carvalho, participantes da mostra Trilhas do Desejo, apresentadas na Rua Tomás Carvalhal 273 - Paraíso - São Paulo.

Terça a domingo 10h às 18h

O Itaú Cultural oferece atendimento educativo em visitas espontâneas e agendadas. Agende a sua pelo telefone 11 2168 1876 ou clique aqui para ter mais informações.

Imagem: obra Quimera, de Alice Shintani | registro: Alice Shintani

A Páscoa - Símbolos

A Páscoa é o maior símbolo da cristandade, uma data onde os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, a vitória sobre a morte após sua Crucifixação, reforçando a crença na vida eterna.
A Páscoa cristã não possui uma data fixa, cada ano ela cai em um dia diferente, isso porque, segundo a tradição cristã o dia da Páscoa é determinado como sendo o primeiro domingo após a lua cheia sequinte à entrada do equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, fenômeno natural que ocorre sempre entre o dia 22 de março e 25 de abril. Anualmente, após ser definida a data da Páscoa, outras datas comemorativas são definidas. Por exemplo:

- O carnaval é uma data definida para acontecer quarenta e sete dias antes da Páscoa.
- A Quaresma - tem início na quarta-feira de cinza e termina no domingo de Ramos.
- Domingo de Ramos - É a celebração da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, essa data ocorre sempre no domingo anterior a Páscoa.
- Ascensão do Senhor - Cai no sexto domingo após a Páscoa.
- Pentecostes (à espera do Espírito Santo) - É celebrado no sétimo domingo após a Páscoa, ou 50 dias após a Páscoa.
- Santíssima Trindade - O domingo após o Pentecoste.
- Corpus Christi (corpo de Deus) - Celebrado na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Páscoa Cristã não pode ser confundida com a Páscoa comemorada pela religião judaica.


Símbolos da Páscoa:

O Cordeiro - Na Páscoa cristã, Jesus ofereceu seu corpo e sangue assumindo metaforicamente o duplo sentido da Páscoa judaica: sentido de libertação e de aliança. No Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus, sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade. É a nova Aliança de Deus realizada por seu filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.



O Sino - Seu som festivo anuncia o ressurgimento de Jesus no domingo de Páscoa.



O Círio pascal - É uma vela acesa que significa o renascimento, a luz de Cristo que ilumina os caminhos. No círio Pascal aparecem os símbolos alfa e ômega, significando Deus como príncipio meio e fim de tudo.



O Girassol - simboliza que a humanidade deve seguir o caminho da luz de Deus, assim como a flor segue em direção a luz.



O Pão e o Vinho - em referência a Santa Ceia, onde Jesus sabedor de sua morte, convida os apostólos para a Santa Ceia e oferece à seus díscipulo o pão e o vinho, significando o corpo e sangue de cristo em busca da vida eterna.



A Colomba Pascal - é o pão no formato de uma pomba, criada por uma confeiteiro italiano, representa a vinda do Espírito Santo sobre o povo Cristão, além de simbolizar a Paz de Cristo.



O Peixe - a relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição estarem ligadas à presença do Peixe.



Ovo de Chocolate - Alguns historiadores acreditam que os ovos de chocolate , ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa, são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre (celebração pagã) que, depois foram assimilados às celebrações cristãs.
O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França, antes era usados ovos de galinha para celebrar a data. O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer; é um símbolo de começo.



Lava Pés - Mas foi também durante a última ceia que Cristo lavou os pés de seus discípulos. Pondo uma toalha na cintura, Jesus despejou água numa bacia, começou a lavar os pés de cada um dos apóstolos e enxugou-os com a toalha. Jesus fez isso para dar uma lição de humildade, simplicidade, igualdade, solidariedade, amor e serviço aos irmãos, que nada mais é do que a grande lição pascal. O lava-pés é, pois, um símbolo, um exemplo. " Dei-lhes o exemplo para que, como eu fiz, assim façam também vocês.



A Cruz - Mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.



Vestes Brancas e o Aleluia - As vestes brancas e paramentos, que se usam na noite da vigília Pascal, recordam a alegria dos primeiros batizados, que se revestiam de vestes brancas, simbolizando a vitória sobre a morte. As Igrejas se adornam com toalhas de linho e flores brancas. Essa cor foi adotada pelos primeiros cristãos como símbolo da alegria, da vitória e da pureza de Deus. O Cântico do Aleluia é um dos símbolos mais expressivos das aclamações de louvor e de alegria. É uma expressão hebraica: HALLELUI-YAH que significa: Louvai o Senhor.



Coelho da Páscoa - No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem.




Maracujá - O Fruto da Paixão



Os maracujás ou flores-da-paixão - seus frutos e suas flores - já eram muito conhecidos e utilizados na América antes da chegada dos primeiros europeus que, desde cedo, encantaram-se com a sua exuberância. Em seu afã religioso da conquista, os missionários estrangeiros viram nessas flores e frutos muito mais do que beleza e perfume. Os religiosos viram naquela formação complexa e admirável, um verdadeiro presente de Deus para iluminar seu trabalho de catequese, encontrando em suas formas e cores exóticas, a metáfora perfeita para explicar aos infiéis indígenas a "truculenta história da Paixão de Cristo". Assim, em primeiro lugar, associaram-se às cores com que a natureza premiou as belas flores do maracujá, aos vermelhos e aos roxos utilizados nos rituais cristãos da Semana Santa. Além das cores, a coroa floral completamente filigrada, transformou-se na própria imagem da coroa de espinhos com que Cristo foi crucificado; os três estigmas da flor passaram a ser os três cravos que o prenderam na cruz; suas cinco anteras estariam representando as cinco chagas de Cristo; as gavinhas eram vistas como os açoites que o martirizaram; e o fruto redondo era a representação do mundo que o Cristo veio redimir. Desde então, as flores dos maracujazeiros começaram a ser chamadas de "as flores-da-paixão", da Paixão de Cristo. - Fonte: Maracujá.

segunda-feira, 30 de março de 2009

A Divina Comédia - Dante Alighieri

A Divina Comédia, obra prima do escritor italiano Dante Alighieri, é a jornada espiritual narrada pelo próprio autor e contada em forma de poema épico e teológico. A divina Comédia é composta de três livros: Inferno, Purgatório e o Paraíso. Possui três personagens principais:

Dante - que personifica 'o Homem'.
Beatriz - personifica 'a Fé'.
Virgílio - que personifica 'a Razão'.

Inferno

Na Obra, Dante é conduzido aos círculos infernais, guiado por virgílio, onde encontra as pessoas condenadas pelos seus atos errantes na terra. Para surpresa, ou não, muitos religiosos, santos, filósofos, ícones da mitologia grega, Judas e vários personagens bíblicos são encontrados por lá, pagando seus pecados, cada qual recebendo suas punições de acordo com o tamanho, ou gravidade do seu pecado.

Purgatório

Purgatório, é o espaço intermediário entre o paraíso e o inferno, lugar para onde são enviadas as pessoas que cometeram pecados 'leves', menos graves, os arrependidos.
No purgatório é possível assistir as punições das pessoas que foram para o inferno.
É no purgatório que Dante lava sua alma, seus pecados e então parte para sua última caminhada espiritual, a entrada no paraíso, onde Dante após ser abençoado, vai ao encontro de Deus.

O Paraíso

È o lugar onde habita Deus, os anjos, os espíritos, as almas boas. No paraíso, Dante, com a ajuda de São Bernardo e intercessão da Virgem Maria, finalmente encontra Deus.


Dante Alighieri, pintado por Sandro Botticelli



A Divina Comédia é um clássico da literatura italiana, uma odisséia que teve forte influência sobre poetas, pintores, músicos e tantos outros artistas do passado. O pintor Sandro Botticelli, Salvador Dalí, Michelangelo, o escultor Rodin e tantos outros se inspiraram na obra de Dante Alighieri, um grande clássico da literatura italiana que começou a ser escrito em 1307 e foi concluído em 1321, pouco antes da morte de Dante Alighieri. Uma obra obrigatória para estudantes e amantes da literatura.

O Inferno de Dante, por Sandro Botticelli



Você pode baixar na internet, A Divina Comédia é uma obra de domínio público e está a disposição para ser baixada gratuitamente, clique no link abaixo e faça o download (PDF) - A divina Comédia

domingo, 29 de março de 2009

Frida Kahlo - Pintora Mexicana

Frida Kahlo foi uma grande pintora mexicana que nasceu em 1907, mas não reconhecia essa data, pois gostava de dizer que era mais nova e tinha nascido em 1910, declarando ser filha da revolução. Frida era filha do fotógrafo judeu-alemão Guillermo Kahlo e de Matilde Calderón e Gonzalez.
A vida de Frida foi marcada por tragédias pessoais, na infância contraiu poliomielite, doença que a deixou coxa. Frida Kahlo começou a pintar aos 18 anos de idade, após sofrer um acidente onde o ônibus no qual viajava chocou-se com um Bonde. Nesse acidente uma barra de ferro atravessou sua bacia e saiu pela vagina e causou uma tripla fratura em sua coluna vertebral. Frida ficou vários meses acamada se recuperando de inúmeras cirurgias. É nesse período de recuperação que Frida Khalo começa a pintar, sua mãe pendura um espelho em cima de sua cama e seu pai, que gostava de pintar nas horas vagas, deu à ela seu material de pintura.

"Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor". Dizia Frida.

Três anos mais tarde, em 1928, Frida, 21 anos, ingressa no partido comunista, onde conhece o muralista Diego Rivera, com quem se casa em 1929 e tem uma relação bastante conflituosa. Assumidamente bissexual, seu marido aceitava seus relacionamentos com mulheres, mas nunca aceitou seus amantes masculinos. Rivera também tinha muitas amantes, inclusive Frida se separa do marido quando descobre seu relacionamento com sua irmã mais nova.

Foto de Frida Kahlo com seu marido Diego Rivera



Em 1940 o casal se reconcilia e novamente vive uma vida mais tumultuada que antes, por várias ocasiões Frida tenta o suicidio, até que em 1954 vitimada por uma embolia pulmonar, frida foi encontrada morta, mas há dúvidas sobre a morte ter sido causada por uma overdose acidental ou não, pois foi encontrado em seu diário pessoal a seguinte declaração: "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar". Outra hipótese levantada pela autópsia, suspeitou que ela poderia ter sido envenenada por uma das amantes de Rivera.

"A Casa Azul", residência de Frida e de seus familiares, transformada no Museu Frida Kahlo



A casa onde Frida morava transformou-se no 'Museu Frida Kahlo', que abriga uma retrospectiva de sua obra, fotos, desenhos, objetos pessoais como, vestidos e livros e documentos inéditos.
Frida foi homenageada por Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, que ao conhecer as obras de Frida, em especial o quadro chamado 'Viva la Vida', ficou impressionado em saber que Frida Kahlo apesar de tantas angústias pessoais ainda mantinha o otimismo e exaltava a vida. Por esse motivo a banda inglesa 'Coldplay' lançou o CD intitulado "Viva La Vida or Death and All his Friend", um tributo à Frida Kahlo. Uma grande fã e coleccionadora de Frida Kahlo é a cantora de Pop Rock, Madonna.

Viva la vida and the Dr. Juan Farill


A 'Exposição Frida Khalo', uma coleção com 16 peças, fez um tour pelas cidades norte americanas: Minneapolis, Filadélfia e São Francisco, e também no chile. Esse tour iria passar pelo Brasil em meados de 2009, mas devido a crise econômica mundial foi cancelada as exposições que seriam realizadas em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda resta uma esperança de ser realizada apenas uma exposição na cidade de São Paulo, mas nada ainda confirmado.

Sobre a pintura de Frida Kahlo

Sua pintura, sob a influência do marido adotou o emprego de zonas de cor ampla e simples, de identidade nacional mexicana, onde abordava temas do folclore e da arte popular do méxico. Frida é considerada por muitos com surrealista, mas a pintora discordava dessa denominação, sobre isso ela dizia:

"Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria realidade".

A obra de Frida Kahlo é o retrato de suas angústias, suas vivências, seus medos e principalmente seu amor pelo marido. A maior parte da obra de Frida Kahlo, em torno de 200 telas, são auto-retratos de formato pequeno. É impossivel olhar a obra de Frida Kahlo sem ter em mente sua vida pessoal e suas tragédias. A biografia de Frida, escrita por Raquel Tibol juntamente com a autobiografia deixada pela pintora em seus diários, é considerado parte do melhor da "literatura mexicana confessional do século 20".


Pinturas de Frida Kahlo















Tela, "Diego em Meu Pensamento"

















Fotos - Google Imagem

sábado, 28 de março de 2009

Dimensões, Universos Paralelos - A Física e o Cinema de Ficção

Quem nunca sonhou ou ficou fascinado com assuntos que falam sobre dimensões, teletransporte, viagens no tempo, universos paralelos?
Quem não gostaria de saber com teria sido sua vida se tivesse optado por outros caminhos?
Hiperespaços (Universos paralelos), é uma teoria defendida por alguns, que acreditam que existem outras realidades, planos de existência paralelos que não enxergamos. Como no filme de ficção,'As Crônica de Narnia' de C.S. Lewis, onde os personagens vivem aventuras em outros universos, passando por portais ocultos na natureza.



Essas dimensões apesar de nunca terem sido provadas, foi e continua sendo muito explorada pelo cinema de ficção.


Para entender melhor esse assunto, precisamos voltar lá na Grécia antiga, quando Euclides acreditava em três dimensões do universo: para baixo, para cima e para os lados.



Em 1905, Einstein descobre através de seus estudos de física, que o espaço e o tempo eram flexíveis e manipuláveis, de modo que era possível encolher o tamanho de um centímetro ou esticar a duração de um segundo. Dessa maneira, Einstein acreditava que a modificação do tempo atingiria a transformação do espaço e vice versa. O tempo do ponto de vista físico não se difere do espaço, espaço e tempo é 'continuum'.
Para complicar mais ainda essa história toda, Einstein aprofundou a Teoria da Relatividade e percebeu que a gravidade era uma distorção na geometria das 4 dimensões e não três dimensões com acreditava Euclides.
Mas em 1920 dois cientistas: Theodor Kaluza e Oskar Klein, em estudos distintos, perceberam que, se a relatividade geral fosse reescrita para acomodar 5 dimensões, em vez de 4, as equações do eletromagnetismo surgiam dela. Mas até onde se pode enxergar, o universo só possui 4 dimensões. Em 1926, Klein afirmava que a quinta dimensão não podia ser vista porque ela estaria enrolada em si mesma.



Até que surgiu a Teoria das Supercordas - que diz que as partículas que compõem o universo teriam a forma de cordas vibrantes, onde cada vibração dá as caracteristica da partícula - uma premissa para os cientístas, capaz de descrever todos os componentes da natureza numa única teoria, que só seria verdadeira se o Cosmos possuísse 26 dimensões.
Contudo, os cientístas, acham que é muita dimensão oculta, perto das 4 que são visíveis.
Os estudos atuais conseguiram cair esse número para 10 dimensões. Caso seja comprovada a teoria das supercordas, ficará provado que o universo possui várias dimensões enroladas e invísiveis. Mas até então, tudo isso é apenas teoria, suposições.

Enquanto isso não acontece podemos continuar a assistir os sensacionais filmes que o cinema produziu e que deixariam até mesmo Einstein de Boca Aberta ou de cabelos em Pé!

Desafiando a Física no Cinema


De Volta Para o Futuro - Trilogia (1985/ 1989/ 1990) – Com produção de Steven Spielberg, marcou uma geração com o inesquecível cientista louco Emmet Brown (Christopher Lloyd) que leva o adolescente Marty McFly (Michael J. Fox) e o cachorro Einstein em viagens no tempo a bordo do carro Delorean DMC-12. Os enlouquecidos pelo sci-fi e por conceitos de física deliram. No segundo filme, os carros de 2015 podem até voar.



Jumper - O que permite David Rice (Hayden Christensen) viajar para qualquer lugar do mundo apenas com o poder do pensamento é uma anomalia genética que ele só descobre na adolescência, mas que foi responsável por muitos dos estranhos acontecimentos de sua vida.



Dejá Vù - Durante as investigações de um atentado terrorista, Doug Carlin (Denzel Washington) se depara com o corpo de uma jovem (Hale Berry) assassinada que parece não se encaixar na cena do crime. Ao tentar desvendar o mistério, o agente encontra pistas que parecem ter sido deixadas por ele mesmo. É quando descobre que o governo sabe como espionar o passado e até mesmo como teletransportar objetos e pessoas para lá.



Efeito Borboleta - Todo mundo já quis voltar no passado para modificar a própria vida. É o que o personagem Evan (Ashton Kutcher) faz ao descobrir que consegue retornar ao corpo de criança com sua consciência adulta, podendo mudar os acontecimentos. No entanto, descobre que o futuro pode ficar muito diferente do que o imaginado.



Stargate - Um egiptólogo (James Spader) é convocado pelo exército para traduzir hieróglifos gravados em um anel encontrado numa escavação. Mas esse artefato se revela, na verdade, um portal estelar que leva os integrantes de uma expedição a um outro planeta, habitado por uma civilização semelhante a do antigo Egito.

Continue lendo em, Revista Monet

Assista o Vídeo no YouTube - BBC Universos Paralelos




Fonte de Pesquisa:

Wikipédia - Teoria das Supercordas
Super Abril - Quantas Dimensões existem no universo

sexta-feira, 27 de março de 2009

Marcos Andruchak - Arte Brasileira

Marcos Andruchak, artista plástico pintor brasileiro e autodidata. Formado em computação gráfica e matemática. Desde criança mostrou talento para as artes, desenvolvendo desenhos e ilustrações complexas. Passou pelo guache e aquarela e aos 15 anos de idade pintou seu primeiro óleo sobre tela.
Sua pintura busca mostrar o imaginário de situações reais, surreais ou abstrata, procurando sempre um estilo único, próprio, inspirado em tudo que considera atraente, desde pinturas, texturas, rabiscos e o estudo das cores que melhor se aplique a cada grafismo que produz.
Marcos Andruchak é um artista brasileiro atento às novas tecnologias de design e computação gráfica, como forma de valorizar sua arte.


Palavras do artista sobre sua obra:

"A minha arte é minha do ponto de vista de concepção e é do mundo através do limite da observação. Cada rabisco tem uma história. Deste trabalho, posso afirmar que cada elemento de imagem na pintura ou no desenho nasceu de um momento ímpar de minha história. Foi onde expressei sob o ângulo reservado a minha visão momentânea em conjunto à técnica escolhida (risco, rabisco, tinta, pincel e suporte). Sempre que penso ter encontrado a pureza de meu estilo, a experimentação me faz perceber que tudo isso é um eterno desenvolvimento..."


Obras da Fase Atual

Montaria



Amizade



Sentimento



Pipas



Entardecer



Sol da Tarde



Agito



Flor da Primavera



Barco na Garrafa



Figureiras



Passagem




Conheça a obra completa, biografia e trajetória do artista plástico Marcos Andruchak, acessando o Website Andruchak