Paul Gauguin, (Eugéne Henri Paul Gauguin), pintor francês pós-impressionista, nasceu na França, 7 de junho de 1848. Gauguin foi marinheiro mercante, corretor da bolsa de valores; aos 35 anos decidiu dedicar-se à pintura. Não se enquadrou em nenhum movimento artístico de sua época, o impressionismo não lhe cativou. As obras de Gauguin são singulares, a pintura era para ele uma filosofia de vida, e nesse sentido é considerado um dos fundadores do Les Nabis (Nabis), grupo vanguardista pós-impressionista da última década do século XIX, que considerava que, uma obra de arte é o produto final da expressão visual e sentimental do artista, aproximando-se da realidade.
Autorretrato de Paul Gauguin
Gauguin “desenvolveu as técnicas do “Sintetismo” e “Cloisonnisme” (alveolismo), estilo de representação simbólica da natureza, onde são utilizadas formas simplificadas e grandes campos de cores vivas chapadas, que ele fechava com uma linha negra, e que mostrava uma forte influência das gravuras japonesas”.
No começo de sua carreira artística, pintou quadros que retratavam a simplicidade da vida no campo, usando de forma arbitrária as cores.
Em sua segunda fase artística, Gauguin apresenta quadros de temas carregados da íconografia exótica do Taiti, país onde foi morar. As nativas do Taiti, o erotismo, as cenas do cotidiano apaixonam o pintor Paul Gauguin que passou a representar esse ambiente em suas obras, usando as cores: vermelho intenso, amarelos, verdes e violetas.
Paul Gauguin mudou-se para a Bretanha e posteriormente para a França, onde conviveu com Van Gogh. Retornar para o Taiti era um desejo impossibilitado pela falta de recursos financeiros. Após organizar um leilão de suas obras, Gauguin regressou ao Taiti, onde pintou muitos quadros de natureza indígenas, esculturas e também escreveu o livro ‘Noa noa’.
As obras mais importantes de Paul Gauguin, fica por conta de sua última fase, onde fixou residência na ilha Dominique, onde criou, De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?, uma tela de 4 metros que é a síntese de toda sua pintura. Essa tela de Gauguin encontra-se exposta no Museu de Belas Artes de Boston.
Pinturas de Paul Gauguin
Obras de Gauguin – Olga’s Gallery – Gauguin
Biografia Paul Gauguin – Wikipédia Paul Gauguin
Nenhum comentário:
Postar um comentário