segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Lixo Extraordinário – A arte de Vik Muniz

Indicado ao Oscar de Melhor Documentário 2011, Lixo Extraordinário (Waste Land – Título original), um filme com duração de 90 minutos que acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz no maior lixão da América Latina, o Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

 

lixo extraordinario 

Lixo Extraordinário levou três anos para ser concluído e foi uma coprodução do Brasil e Reino Unido. O filme foi dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim. Fernando Meirelles participou da produção executiva.

“Lixo Extraordinário é o retrato de um Brasil desigual e excludente em que milhares vivem em estado nulo de dignidade humana”.

(Julianne Gouveia – Revista Vizzo)

 

lixao jardim gramacho vik muniz

 

O trabalho de Vik Muniz é a prova do poder que a arte tem no processo de socialização. A arte quando comprometida com questões humanitárias, quando codifica individualidades sociais e humanas, ela tem o poder de ampliar a visão sobre a vida e realizar mudanças. Lixo Extraordinário mostrar que todos nós temos por dever cívico: abraçar causas sociais, não disperdiçar e reciclar.

 

vik muniz obra no lixao 

”O filme emociona ao mostrar como aquelas pessoas tiveram sua auto-estima recuperada com o processo do trabalho de Vik Muniz”.

(Walmir Moratelli – MG)

“O filme tem efeito arrebatador por juntar arte e lixo, elementos quase opostos, não só pelo valor estético, mas também por sua representação social”.

(André Miranda – O Globo)

 

Trailer Oficial do Filme Lixo Extraordinário

 

 

Lixo Extraordinário, além de ter sido indicado ao Oscar de melhor documentário 2011, recebeu em 2010 o prêmio do público de melhor documentário internacional no Festival de Sundance (EUA) e, em 2011, os prêmios da Anistia Internacional e do público na mostra do Festival de Berlim.

- Sinopse do Filme Lixo Extraordinário

4 comentários:

Arthurius Maximus disse...

Ainda não vi o filme. Mas achei a proposta fantástica.

JIME disse...

Triste realidade.
Beijos.

Anônimo disse...

Muito lindo este filme. Mostra a vida dos catadores nesta triste realidade!É muito comovente!

Anônimo disse...

muito lindo este filme. não mostra apenas o lixo em si, mas mostra tembém a vida de quem tabalha com ele. Filme muito comovente que nos faz pensar!!