Indicado ao Oscar de Melhor Documentário 2011, Lixo Extraordinário (Waste Land – Título original), um filme com duração de 90 minutos que acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz no maior lixão da América Latina, o Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
Lixo Extraordinário levou três anos para ser concluído e foi uma coprodução do Brasil e Reino Unido. O filme foi dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim. Fernando Meirelles participou da produção executiva.
“Lixo Extraordinário é o retrato de um Brasil desigual e excludente em que milhares vivem em estado nulo de dignidade humana”.
(Julianne Gouveia – Revista Vizzo)
O trabalho de Vik Muniz é a prova do poder que a arte tem no processo de socialização. A arte quando comprometida com questões humanitárias, quando codifica individualidades sociais e humanas, ela tem o poder de ampliar a visão sobre a vida e realizar mudanças. Lixo Extraordinário mostrar que todos nós temos por dever cívico: abraçar causas sociais, não disperdiçar e reciclar.
”O filme emociona ao mostrar como aquelas pessoas tiveram sua auto-estima recuperada com o processo do trabalho de Vik Muniz”.
(Walmir Moratelli – MG)
“O filme tem efeito arrebatador por juntar arte e lixo, elementos quase opostos, não só pelo valor estético, mas também por sua representação social”.
(André Miranda – O Globo)
Trailer Oficial do Filme Lixo Extraordinário
Lixo Extraordinário, além de ter sido indicado ao Oscar de melhor documentário 2011, recebeu em 2010 o prêmio do público de melhor documentário internacional no Festival de Sundance (EUA) e, em 2011, os prêmios da Anistia Internacional e do público na mostra do Festival de Berlim.
4 comentários:
Ainda não vi o filme. Mas achei a proposta fantástica.
Triste realidade.
Beijos.
Muito lindo este filme. Mostra a vida dos catadores nesta triste realidade!É muito comovente!
muito lindo este filme. não mostra apenas o lixo em si, mas mostra tembém a vida de quem tabalha com ele. Filme muito comovente que nos faz pensar!!
Postar um comentário