O pintor romântico, Joseph Mallord William Turner, nasceu em Londres, 23 de abril de 1775. Precoce, Turner, com apenas 10 anos de idade, tinha um talento que impressionava. Turner gostava de pintar paisagens, principalmente, o mar (pier, Marinas, cais), rios, cachoeiras e abismos.
William Turner – Autorretrato, 1799 – Tate Gallery, Londres
As pinturas de Turner possuem alma, emoção, movimento e dramacidade; uma desesperança interior, possívelmente, um reflexo do temperamento desassossegado do homem solitário e reservado que sempre foi. Em suas composições pictóricas, Turner, mostra o quanto ele era atento as transformações sociais do começo da revolução industrial e da era napoleônica. Esses conflitos estão refletidos em sua arte.
Turner, um dos mais celebres e bem sucedidos pintores britânicos, é considerado um dos precursores do impressionismo, devido ao tratamento na aplicação da luz e sua incidência sobre as cores, feito da maneira mais natural possível.
William Turner morreu em Chelsea, dezembro de 1851. Deixou um acervo de mais de vinte mil obras; algumas encontram-se na National Gallery e na Tate Gallery, em Londres.
Pinturas de Turner
Veja mais,
The National Gallery - Pinturas de Joseph Mallord William Turner
2 comentários:
Olá Beth!
Adoro o século XIX,para mim um dos mais revolucionários e ricos da história da arte.
O romantismo é uma das correntes estéticas de que mais gosto.
Willan Turner é simplosmente fantástico.
Beijos
Turner foi fundamental para o impressionismo, me perco em suas artes.
Postar um comentário