quarta-feira, 30 de setembro de 2009

As Faces Bizarras de Mona Lisa

O Museu Ideale Leonardo Da Vinci encerra hoje a exposição que mostra as diversas faces de Mona Lisa. São pinturas e desenhos inspirados na obra de Leonardo Da Vinci. Além das pinturas mostradas abaixo, onde Mona Lisa aparece nua, a exposição é um retrospecto de cinco séculos da exploração, muitas vezes bizarras, da imagem de Mona Lisa, a pintura mais conhecida, polêmica e valorizada em todo o mundo.

Exposição “Joconda – Da Mona Lisa alla Gioconda Nuda”

mona nua tio de napoleao

gioconda nua da vinci

monalisa nua 

monaliza museu ideale 

A obra Mona Lisa, a mulher de sorriso enigmático,  é cercada de muitos mistérios, objeto de investigação muito explorado pela literatura.

monalisa leonardo da vinci

A imagem de Mona Lisa foi banalizada pela arte do século XX. Cartazes, caricaturas, publicidade, design e releituras bizarras; são exemplos da banalização da obra máxima de Leonardo Da Vinci. Abaixo, um vídeo do YouTube, uma pequena amostra das bizarrices feitas a partir da obra original de Leonardo Da Vinci. O advento da internet, além de popularizar, ajudou a ridicularizar a obra. Confira!

Joconde – A Mona Lisa Nua

Imagens de Mona Lisa Nua – Museo Ideale Leonardo Da vinci

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Museu Ideale Leonardo Da Vinci

Para quem é admirador ou especulador da vida e da obra de Leonardo Da Vinci, a dica é conhecer o Museu Ideale Leonardo Da Vinci.

museu ideale foto 

Localizado na Itália (Florença) o Museu Ideale foi criado por artistas e intelectuais com a intenção de investigar, catalogar e expor o acervo intelectual deixado por um dos maiores gênios da humanidade. Leonardo Da Vinci não se destacou apenas na arte; além de grande pintor, Da vinci foi cientista, autor de grandes inventos (maravilhas mecânicas).

invencao Da vinci

projeto leonardo da vinci

O museu Ideale é totalmente dedicado ao “Leonardismo” e a “Giocondologia”. Vale a Visita, mesmo que virtualmente!

Acesse, Museo Ideale Leonardo Da Vinci

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Foto do Paraíso – Arte de Satoshi Matsuyama

Criar imagens de paraísos, é o desafio da arte do artista japonês Satoshi Matsuyama, que a partir de fotografias de paísagens, elabora fantásticos paraísos tropicais. Satoshi utiliza mais de 300 fotografias, além de acrescentar colagem e pintura digital para obter um resultado desejado.

satoshi matsuyama artista japones “Meu maior desejo é oferecer todo o meu coração, alma e mente e força para honrar e adorar a Deus e ser poderosamente usado para declarar a sua glória através dos meus quadros.”

Matsuyama é um  artista romântico, cria paraísos tropicais digitalizados com o propósito de trazer para o caos dos grandes centros urbanos, um pouco da paz e da beleza da natureza, uma arte visionária. A maioria das fotografias de Satoshi Matsuyama são tiradas no Hawai e depois o artista faz photoshop, criando imagens computadorizadas, como essas abaixo.

Fotografias de Paraísos - Arte de Satoshi Matsuyama

 

satoshi- ko-olaui

satoshi - flowing from within

satoshi - makapu u

RainbowWaterfall

satoshi- _Stairway_s

satoshi- come morming

satoshi- hawaii

satoshi obra de arte

satoshi- hawaiian sunset

satoshi matsuyama fotografia

Acesse o web site oficial do artista japonês Satoshi Matsuyma e conheça mais sobre sua arte.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Giuseppe Mariotti Artista Italiano

Giuseppe Mariotti é um pintor italiano, um artista contemporâneo que nunca frequentou uma escola de arte; Mariotti é formado em arquitetura. Além de pintar, Mariotti se dedica a arte gráfica, desenha quadrinhos, ilustra livros.

giuseppe mariotti fotoPintor autodidata, Giuseppe Mariotti começou a desenhar e fazer experiência com cores ainda menino. No seu site oficial, ele diz que sempre sentiu fascínio pelo renascimento italiano e grandes artistas como, Piero della Francesca, Rembrandt e Caravaggio; mas além disso, se sente muito atraído pela pintura moderna.

Para Giuseppe Mariotti, sua arte é expressão dos vários aspectos de sua personalidade e do mundo exterior. Abaixo, um pouco da plasticidade delicada das pinturas de Giuseppe Mariotti.

 

Pinturas do Artista Italiano Giuseppe Mariotti

 

mariotti voyage to the moon

mariotti garden

mariotti  Ulysses

mariotti  Trip around the world

mariotti TowardsFreedom

mariotti  Picnic

mariotti white horse

Acesse o web site oficial do artista Giuseppe Mariotti e conheça sua digital gallery.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Paulo Leminski obra do poeta e compositor

No dia 1º de outubro, Ocupação inaugura sua terceira edição com uma homenagem ao poeta, romancista, compositor e tradutor Paulo Leminski visitando sua vida e obra 20 anos após sua morte.

Com curadoria de Ademir Assunção, a exposição Ocupação Paulo Leminsk: Vinte Anos em Outras Esferas traz a oportunidade de conhecer melhor a obra do poeta Paulo Leminski, segundo Haroldo Campos, “mais criativo de sua geração”.

poeta romancista paulo leminski

Conheça poemas, composições, manuscritos e textos inéditos de Leminski, além de depoimentos em vídeos de alguns eventos paralelos integra a programação.

Saíba mais!

Confira a programação:

Ocupação Paulo Leminski: Vinte anos em Outras Esferas
quinta 1 de outubro a domingo 8 de novembro de 2009
terça a sexta 10h às 21h
sábado domingo feriado 10h às 19h

Peça infantojuvenil Guerra Dentro da Gente
sábado 17 16h
domingo 18 11h
Adaptação teatral do livro homônimo de Paulo Leminski pelo Núcleo Trecos e Cacarecos. O espetáculo mostra a trajetória do garoto Baita, que sonha em iniciar na arte da guerra.

show Esta Noite Vai Ter sol
sexta 23 de outubreo 20h com participação de Miriam Maria e Moraes Moreira
sábado 24 de outubro 20h com participação de Edvaldo Santana e Vitor Ramil Estrela Ruiz Leminsk e banda interpretam músicas de Paulo Leminski. No repertório, composições solo ou em parceria, gravadas por Itamar Assumpção, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Moraes Moreira, Vitor Ramil e Edvaldo Santana, entre outros.

Belowars
sábado 31 de outubro 20h
exibição da animação e debate com o diretor Paulo Munhoz
O longa-metragem é uma livre adaptação do livro Guerra Dentro da Gente, de Paulo Leminski.

Belowars
domingo 1 de novembro 20h
exibição e animação

Entrada franca

Itaú Cultural | avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP (próximo à estação Brigadeiro de metrô)
informações 11 2168 1777 | atendimento[arroba]itaucultural.org.br

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dan Brown – Livros e seu Recente Lançamento, The Lost Symbol

O escritor norte-americano, Dan Brown, figura na lista dos escritores mais vendido no mundo. “Fortaleza Digital” foi o primeiro livro publicado por Dan Brown em 1998. Mas sem dúvida nenhuma o polêmico livro, best-seller, O Código da Vinci foi o maior sucesso do escritor Dan Brown.

dan brown foto 

Seis anos sem lançar um livro, tudo indica que The Lost Symbol, seu recente lançamento, será um best-seller. De cara, o livro The Lost symbol já entrou para a história como a maior pré venda de um livro para adultos. No brasil o livro The Lost Symbol está previsto para ser lançado no começo do mês de dezembro, com tiragem de 400 mil exemplares.

A história de The Lost Symbol se desenrola na cidade de Washington. Uma trama que acontece num espaço de tempo de 12 horas, em torno da Maçonaria e seus símbolos, supostamente impressos na arte e na arquitetura da cidade. Robert Langdon o professor de simbologia, novamente aparece como protagonista do livro.

simbolo maconaria

Muitos imaginam que Dan Brown seja um membro da maçonaria, mas isso não é verdade. Dan Brown, segundo o jornal The Washington Post, sentiu-se tentado a juntar-se a maçonaria por considerar a filosofia maçônica um “bonito projeto para a espiritualidade humana”, mas para isso, seria obrigado a um voto de silêncio que o impediria de ter escrito seus livros.

Sobre o lançamento de The Lost Symbol, Dan Brown diz:

“Faço algo muito intencional e específico neste livro, que é misturar fatos com ficção num estilo muito moderno e eficiente de contar uma história. Há pessoas que percebem o que faço, apanham a carruagem, deixam ir e gostam da viagem, e há outras pessoas que se calhar deviam ler livros de outra pessoa qualquer.”

Em um trecho do livro The Lost Symbol, um dos personagens, diz:

“Meus amigos, a maçonaria não é uma sociedade secreta… é uma sociedade com segredos.”

Se Dan Brown, anteriormente, provocou revolta e críticas por parte do Vaticano e dos fiéis da Igreja Católica, o mesmo não aconteceu em relação a Maçonaria e seus membros (tema do novo livro).  Em entrevista à Reuter, Greg Levenston, Grão-Mestre da Loja Maçônica Unida de Nova Gales do Sul (Austrália), diz: “Estamos muito satisfeito. Não há nada neste livro que vá ofender minha organização. Isto nos proporciona a oportunidade de nos abrirmos um pouco”. Levenston disse ainda que, os maçons modernos não são tão sigilosos quanto seus antecessores, mas que apertos de mão secretos e palavras especiais ainda são usados para ajudar os membros a identificar-se uns aos outros como “Homens de confiança”.

Aos brasileiros, cabe esperar o lançamento no Brasil do livro The lost Symbol, previsto para o dia 4 de dezembro de 2009.

Para quem não conhece, abaixo, a lista dos livros de Dan Brown.

Todos os livros de Dan Brown (em ordem de lançamento)

Fortaleza Digital - é uma trama que gira em torno da Agência de Segurança Nacional Americana (NSA) que possui um supercomputador que serve para codificar mensagens terroristas na internet.

fortaleza digital dan brown livro

Anjos e Demônios – Uma trama onde uma antiga sociedade secreta tenta destruir a cidade do Vaticano, um dia antes do conclave que irá eleger o novo Papa.

anjos e demonios dan brown livro

Ponto de Impacto – a história de uma conspiração gigantesca que envolve a política espacial norte americana e a Casa Branca, após um novo satélite da NASA encontrar um objeto escondido nas profundezas do Ártico.

ponto de impacto dan brown livro

Código da Vinci – uma trama policial, onde arte, religião, ritos secretos, arquitetura (monumentos); são os ingredientes simbólicos usados para desvendar um grande e polêmico segredo por trás da obra Mona Lisa: a descendência de Jesus Cristo e seu envolvimento com Maria Madalena.

codigo da vinci dan brown livro

The Lost Symbol – “O símbolo perdido” fala sobre a maçonaria e seus símbolos impregnados na cidade de Washington. O lançamento no Brasil, previsto para 4 de dezembro.

the lost symbo dan brown livro lancamento

domingo, 20 de setembro de 2009

Victor Meirelles Grande Pintor do Brasil

Victor Meirelles foi um dos grandes pintores do romantismo brasileiro, pintou obras históricas e de grandes dimensões. A maioria dos quadros famosos de Victor Meirelles foram encomendas feitas pelo governo brasileiro (Estado Imperial). Victor Meirelles produziu muitas aquarelas, retratos (da Família Imperial), paisagens e quadros históricos ligados à episódios da Guerra do Paraguai, entres eles , “Combate Naval do Riachuelo” e “”Passagem de Humaitá”

retrato victor meirelles

Victor Meirelles de Lima, nasceu em Desterro, atual Florianópolis, Santa Catarina, no dia 18 de agosto de 1832. Aos 14 anos de idade, Victor Meirelles pintou uma paisagem da Ilha de Santa Catarina, demonstrando uma incrível habilidade para a pintura. De família humilde, precisou da ajuda de amigos de sua família para poder aperfeiçoar seu talento, estudando Belas Artes na Academia Imperial.

Aos 20 anos de Idade venceu um concurso de pintura com o quadro “São João no Cárcere” e ganhou uma “Bolsa” para estudar na Europa (Itália e França), onde permaneceu por 10 anos. Nesse período estudou com grandes pintores europeus, e os quadros produzidos, enviados para o Brasil. O quadro famoso “A Primeira Missa no Brasil”, foi uma dessas obras, considerada a obra-prima de Victor Meirelles (levou dois anos para ficar pronta).

Ao regressar ao Brasil, Victor Meirelles foi recebido com honras por D. Pedro II (um grande incentivador das artes) e condecorado com o Grau de Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo e da Imperial Ordem da Rosa. Mais tarde foi nomeado Professor de pintura da Academia Imperial.

Mas por ignorância daqueles que não sabiam distinguir ideologia de arte, toda a reputação e reconhecimento atribuído as obras e ao artista Victor Meirelles, entrou em declínio após a Proclamação da República. Alíado ao fato da perseguição por ser considerado um pintor monarca, uma grande polêmica envolvendo o nome de Victor Meirelles (acusado de plagiar as obras do grande pintor de temas históricos Pedro Américo) faz com que Victor Meirelles termine seus dias doente e na miséria.

Victor Meirelles morreu aos 70 anos, 23 de fevereiro de 1903. Após sua morte, seus panoramas famosos foram abandonados em um depósito onde se deterioraram.

O Museu Casa de Victor Meirelles, inaugurado em 1952, foi uma forma de preservar a memória do grande artista brasileiro. O museu possui oléos, aquarelas, desenhos e uma coleção de títulos sobre a vida e a obra de Victor Meirelles.

Obras (pinturas) de Victor Meirelles

A Primeira Missa no Brasil

primeira missa no brasil meirelles

Combate Naval do Riachuelo

o combate naval de riachuelo victor meirelles

Passagem do Humaitá

passagem do humaita meirelles

Batalha dos Guararapes

batalha dos guararapes meirelles

Juramento da Princesa Isabel

Juramento princesa isabel meirelles

href="http://www.dezenovevinte.net/artistas/vm_florianopolis.htm">O Tempo de Victor Meirelles e a Cidade de Florianópolis – Sandra Makowiecky – um panorama que vale apena ser conhecido.

Biografia – Victor Meirelles

Fotos: Google Imagem

sábado, 19 de setembro de 2009

Conheça a Estátua e as Frases de Mafalda

Mafalda, a personagem questionadora, famosa pelas frases publicadas nas tirinhas criadas pelo cartunista Quino, ganhou uma estátua que tem o tamanho de uma criança de seis a oito anos. Localizada em uma praça (rua Chile), Bairro de San Telmo, Buenos Aires (Argentina); a obra foi desenvolvida pelo escultor Pablo Irrgang. A estátua é uma homenagem ao criador de Mafalda, Joaquín Salvador Lavado, desde a infância, chamado pelo apelido “Quino”.

estatua da mafalda mafalda estatua

Mafalda é ícone cultural, a menina argentina mais adorada e admirada no mundo todo, por questionar os valores humanos, a política, o racismo e a sociedade moderna. A menina filósofa, também é uma eterna apaixonada pelos Beatles e tem verdadeira aversão por sopa; numa de suas frases Célebres, Mafalda diz:

“Sopa é para infância o que o comunismo é para a democracia!”

O criador de Mafalda, Joaquín Salvador Lavado (Quino) , não autoriza a publicação das tirinhas com as sacadas geniais de Mafalda. Segue, então, algumas frases célebres de Mafalda.

mafalda frases

Frases Famosas de Mafalda:

“Boa noite mundo! boa noite e até amanhã, mas fique de olho! Tem muita gente irresponsável acordada, viu?”

“As vezes me pergunto se a vida moderna não tem mais de moderna do que de vida.”

“Deus, espero que o senhor possa ajudar a melhorar o estado da situação… Ou será que é a situação do Estado?”

“Já que há mundos evoluidos, por que tive que nascer justo neste?”

“Se a vida começa aos 40, por que nascemos com tanta antecedência?”

“”O problema da família humana é que todos querem ser pai.”

Mais sobre Mafalda e Quino, acesse o site oficial Quino.

Leia também: Mafalda a menina dos olhos do cartunista Quino.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cultura Brasileira – As Cantadeiras do Vale do Jequitibá - MG

A voz brasileira é, sem dúvida, feminina. Quem escuta as Cantadeiras do Souza, oito mulheres do Vale do Jequitibá, interior de Minas Gerais, entoando loas, melodias dos benditos e incelenças, não tem dúvidas quanto a isso. Cantando à capela, o grupo capitaneado por Marly Maria de Souza desfia um rosário de tradições que falam alto à nossa brasilidade. Selecionados pelo Rumos Itaú Cultural 2007-2009, o grupo se apresenta na série de shows Rumos da Música, na TV Cultura.

cultura brasileira

Então, não esqueça: segunda, 21 de setembro, às 23h40, você escuta a voz da tradição mineira das Cantadeiras do Souza.

Toda segunda, nesse mesmo horário, logo após o programa Roda Viva, você viaja pela musicalidade brasileira com shows e entrevistas imperdíveis. Confira a programação completa!

Imagem: Cia de Foto

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O que é Pré-sal?

Pré-sal é a denominação das reservas petrolíferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo, que também é chamada de subsal.

Atualmente no litoral brasileiro estão as maiores reservas  conhecidas em zonas da faixa pré-sal. O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina, em altas profundidades.

A descoberta do petróleo nas camadas de rochas localizadas abaixo das camadas de sal só foi possível devido ao desenvolvimento de novas tecnologias, como a sísmica 3D e sísmica 4D, de exploração oceonográfica, e também de técnicas avançadas de perfuração do leito marinho.

A descoberta do pré-sal foi confirmada pela Petrobras em 2007; em setembro de 2008, a Petrobras começou a explorar petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida, no Campo de Jubarte (Bacia de Campos), plataforma P-34.

Apenas com a descoberta dos três primeiros campos do pré-sal, Parque das Baleias, Tuoi, Iara; as reservas que eram de 14 bilhões de barris, aumentaram para 33 bilhões de barris. Existem reservas possíveis e prováveis de 50 a 100 bilhões de barris. O que denota a riqueza que é o pré-sal.

Brasil - Administração do Pré-sal – O Debate

O ritmo de extração de petróleo e o destino da riqueza oriunda do pré-sal, é um dos grandes problemas a ser enfrentado pelo Brasil. Segundo especialistas no assunto, se o Brasil extrair todo o petróleo rapidamente, este pode se esgotar em uma geração. Se o país se tornar um grande exportador de petróleo bruto, isto pode provocar a sobrevalorização do câmbio, dificultando as exportações e facilitando as importações. Fenômeno conhecido como “mal holandês”, que pode resultar no enfraquecimento dos outros setores produtivos como a indústria e agricultura.

Para administrar o pré-sal, o governo brasileiro pretende criar uma nova estatal que está sendo chamada de Petrosal. Esta empresa seria destinada à administração dos campos e a concentração de empresas petrolíferas para explorá-las em parceria com a Petrobras, definido conjuntamente com o Conselho Nacional de Políticas Energéticas (CNPE). Mas nenhuma definição clara a respeito das responsabilidades, e gestão do petróleo, foram definidas.

Alguns setores da sociedade brasileira chegaram a defender que a Petrobras tivesse exclusividade na gestão e exploração dos campos, mas o governo afirma que isto seria inviável no novo modelo de partilha de produção, pois existe uma grande participação de capital privado na empresa e o risco desta tornar-se poderosa demais.

Alguns movimentos sociais, sindicatos, políticos ligados à partidos mais à esquerda ou nacionalistas e alguns setores do governo defendem a volta à antiga lei do petróleo (lei nº 2.004 de 1953), incluindo a reestatização da Petrobras, a volta do monopólio estatal e o fim das concessões para as multinacionais petrolíferas no Brasil. Alguns defendem apenas a ampliação da participação do capital estatal na Petrobras, sem a volta do monopólio estatal, mas com a exclusão das multinacionais.

No dia 31 de agosto de 2009, o Governo Federal do Brasil anunciou quatro novos projetos para mudança no marco regulatório para o pré-sal. O modelo de partilha de produção, uma nova empresa estatal, a Petrosal; a criação de um Fundo de Desenvolvimento social que teria também a função de Fundo Soberano para reinvestir os recursos da exploração do pré-sal, e uma mudança no padrão de distribuição de royalties do pré-sal, mantendo a distribuição atual apenas para as áreas fora do pré-sal. A proposta do governo conta com apoio do Ministérios que elaboraram os projetos de lei, a base de partidos aliados, além de alguns movimentos sociais e parte das indústrias ligadas ao setor petrolífero que se vêem desfavorecidas pelo atual modelo de concessão que exige baixo índices de fornecedores nacionais.

O projeto de lei enviado pelo governo ao Congresso, em regime de urgência, será debatido juntamente com outros projetos já existentes para a reforma do marco regulatório por até 45 dias úteis na Câmara e mais 45 dias no Senado. Duas semanas após o envio do projeto, o pedido de urgência foi retirado e substituido por um acordo entre Governo e oposição para a composição de um cronograma de votação.

Para que o pré-sal represente uma segunda “Independência do Brasil” é preciso que os recursos auferidos com a exploração da riqueza sejam distribuídos para todos os estados e municípios. Para o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, existe consenso no debate de que a exploração do pré-sal é uma questão estratégica e portanto é de essência política porque envolve os interesses da nação.

Que o debate contribua para o esclarecimento e mobilização das forças políticas e populares para influir na trilha do desenvolvimento do país com soberania, dada a riqueza que representa o pré-sal.

Leia mais sobre o Debate, no site Vermelho

Conheça o tamanho das reservas e entenda a importância das reservas do petróleo da camada pré-sal

Fontes:

- Entenda o que é a camada do pré-sal, folha online.

- Lula anuncia regras para a exploração do petróleo do pré-sal, Agência Brasil.

- IBP abre debates sobre pré-sal e defende modelo atual, Globo.

- Petroleiros apresentam projeto pelo monopólio estatal do petróleo e por uma Petrobras 100% pública, Agência Petroleira e Notícias.

- Estatal para administrar petróleo da camada do pré-sal se chamará Petrosal, Agência Brasil.

- Pré-sal - wikipédia

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Lasar Segall – O Milagre da Luz e da Cor

Lasar Segall, nasceu na Lituania, Russia, 21 de julho de 1891. Lasar Segall foi pintor, desenhista, escultor, além de trabalhar com artes decorativas.

Lasar Segall sempre esteve vinculado ao expressionismo, através de desenhos angulares, cores fortes, expressou em suas pinturas, as paixões e o sofrimento humano.

Em 1912, Lasar Segall veio para o Brasil (São Paulo) com o propósito de visitar seus irmãos. Lasar se apaixonou pelas cores do Brasil, segundo o pintor, sua arte conheceu o “milagre da luz e da cor”. Fixou residência no Brasil e se tornou um destaque da arte moderna; em 1913, apresentou ao público brasileiro as tendências modernas europeias.

No ano de 1918, Lasar Segall voltou para a Europa onde fundou o movimento chamado “Secessão de Dresden”. Entre indas e vindas da Europa, Lasar Segall fixou-se definitivamente no Brasil no ano de 1932.

Lasar Segall desenvolveu várias pinturas de paísagens e retratos, temáticas brasileiras: mulatas, marinheiros, bananeiras, favelas; se dedicou também a arte decorativa, fez figurinos para o balé “Sonho de Uma Noite de Verão”, “O Mandarin Maravilhoso”; pintou murais para o pavilhão de Arte Moderna Olívia Guedes Penteado.

A importância e influência do artista Lasar Segall na arte moderna brasileira é imensa e pode ser percebida sua influência nas obras de grandes nomes da pintura moderna brasileira: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, Portinari, entre outros.

Segundo afirmação de Mario de Andrade, “A produção segalliana representou a maior prova de que os artistas ligados às vanguardas europeias tinham deixado o experimentalismo para “advogarem” o retorno ao realismo.

Tadeu Chiarelli, um dos grandes especialistas em arte moderna brasileira, ao organizar uma mostra de arte sobre a obra de Lasar Segall (comemoração aos 40 anos do Museu Lasar Segall), definiu as obras do pintor Russo em três momentos: o primeiro, o período expressionista, que representa a obra de Segall como emblema das vanguardas históricas internacionais; o segundo momento, é realista, onde o artista recupera pressupostos da tradição visual anterior à sua experiência expressionista; o terceiro, é o período em que sua produção caminha para um diálogo nem sempre pacífico com a abstração.

O Museu Lasar Segall, criado no Brasil, demonstra a importância, respeito e admiração que o pintor conquistou no país. O museu foi criado como o objetivo de reunir, documentar, estudar, conservar e divulgar a obra do pintor russo Lasar Segall.

Obras (pinturas) de Lasar Segall

Homem com Violino

homem com violino lasar segal

Aldeia Russa

aldeia russa lasar segal

Cabeça de Russo

cabeca de russo lasar segal

Pogrom

pogrom 1937

Eternos Caminhantes

eternos caminhantes lasar segal

Dois Nus

DoisNus_Lasar-Segall

Bananal

LasarSegallBananal

Mercadores

lasar_segall_mercadores 

Paisagem Brasileira

paisagem brasileira lasar segall

Greve

greve_segall_1956 

A imagem abaixo é uma escultura feita por Lasar Segall, chamada Três Figuras.

tres figuras escultura lasar segal

 

Acesse o Site do Museu Lasar Segall e conheça sua biografia, obras e eventos culturais realizados no Museu.