quarta-feira, 24 de junho de 2009

Fenômenos Curiosos - Arte da Natureza

Fenômenos naturais são eventos da natureza que não dependem de ações humanas, mas que na maioria das vezes influênciam a vida das pessoas que à eles estão sujeitas. Alguns fenômenos naturais como, erupção de um vulcão, furacão, tempestade, entre outros, causam terríveis catastrófes; outros fenômenos, no entanto, são obras de artes visualmente deslumbrantes proporcionadas pela natureza. Existem alguns fenômenos naturais curiosos, e que ainda não puderam ser explicados pela ciência e por isso muitas vezes são mal interpretados, abrindo um vasto campo para o mítico e o folclórico.

Fotos de alguns Fenômenos Naturais Curiosos - Arte da Natureza:

Pedras que se movem (pedras andarilhas) - um fenômeno curioso que acontece no deserto de Death Valley, onde as pedras se movem lado a lado, em ritmos e direções distintas. Apesar de alguns pesquisadores afirmarem que esse fenômeno acontece em função dos fortes ventos e a superfície gelada, essa teoria ainda contradiz cálculos físicos.
Leia mais, Sete maravilhosos fenômenos da natureza que pouca gente conhece



Arco-íris de Fogo - é um fenômeno que ocorre quando há participação do sol e das nuvens. Cristais dentro das nuvens refratam a luz em várias ondas do espectro, fazendo surgir cores entre as nuvens, Devido a raridade com que o evento acontece, existem poucas fotos.



Buraco Azul (great blue hole) - existem muitos buracos azuis pelo mundo, gigantes elevações subaquática, que vistas do alto, apresentam tonalidade azul. Esse em particular é o mais importante e está Localizado à 96,5 km de Belize, Tem 145 metros de profundidade, pouca circulação de água, o que não permite vida marinha. Em alguns desses buracos foram achados fósseis preservados em suas profundezas. Os buracos azuis são uma grande atração dos mergulhadores.
Leia mais, Great blue hole



Sol Negro da Dinamarca - é um fenômeno que ocorre durante a primavera na Dinamarca. Minutos antes do pôr do sol, um bando de mais de um milhão de estoninhos malhadados, se unem vindos de todos os cantos, formando imagem com essa abaixo.



Círculo de Gelo - não existe consenso entre os cientistas sobre a curiosa formação dos círculos de gelo. A maioria acha que esses círculos de gelo são formados por turbilhões d'água que giram em um considerável pedaço de gelo, em um movimento círcular. Como resultado desta rotação, outros pedaços de gelo e objetos gerados pelo desgaste uniforme nas bordas do gelo vão lentamente formando um círculo.



Colunas de Basalto - fenômeno que ocorre com o esfriamento de um fluxo de lava espessa, formando uma malha geométrica regular. Existem várias dessas formações no mundo. A mais famosa e maior coluna de basalto é a Devil's Tower em Wyoming. Foto abaixo, o Giant's Causeway, na costa da Irlanda, também famosa.



Maré Vermelha - fenômeno que acontece devido ao aumento do fluxo de algas de cor única, que convertem parte da água em uma cor vermelha sangue. Alguns desses fenômenos podem ser nocivos aos seres humanos , animais marinhos e aves.



Nuvem de Mammatus - Fenômeno visualmente assustador mensageiras de tempestades ou outros fenômenos meteorológicos. Normalmente composta de gelo, essas nuvens aparecem antes ou depois de uma grande mudança meteorológica.



Aurora Polar - é um fenômeno óptico observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares. No hemisfério norte esse fenômeno é conhecido com Aurora Boreal, e no hemisfério sul é conhecido como Aurora Autral. Leia mais em Aurora Boreal



Tempestade sem fim da Venezuela (Relâmpago del Catatumbo) - fenômeno natural único no mundo. Localizado onde o rio Caratumbo desemboca no lago Maracaibo (Venezuela), o fenômeno consiste em relâmpagos de nuvem entre nuvem que forma arcos voltaicos com mais de cinco quilômetros de altura durante 150 dias do ano, 10 hora por noite, 280 vezes por hora.
Leia mais, Tecnocientista.info



Sol da Meia Noite - é o fenômeno natural que ocorre para além do círculo polar ártico ou do círculo polar antártico, quando o sol não se põe durante pelo menos 95 horas seguidas. Em latitudes superiores a 80 graus, o sol não se põe por mais de setenta dias sem o verão, ou seja, não há noites durante mais de dois meses.
Leia mais, Wikipédia Sol da meia noite



Mais,
- 7 buracos Impressionantes
- Como é viver em países onde ocorre o fenômeno do sol da meia noite

5 comentários:

Lugirão disse...

Beth , imagem lindas, de tirar o folego. Algumas assustadoras, mas belas assim mesmo.

Tem um selo para ti no Voz.

Beijos

Victor S. Gomez disse...

Adorei o selo, obrigado amiga. bjs

Arthurius Maximus disse...

Simplesmente fantásticos! Essa do buraco de gelo eu não sabia...

Anônimo disse...

Muito obrigada pelo selo, confesso que fiquei surpresa com ele, mas tá lá.
Imagens lindas, a que mais me fascina é da "aurora", aidnahei de ir aos pólos para ver um espetáculo desses UHauhaa beijos.

Unknown disse...

gostei muito do seu blog
parabens