sábado, 23 de maio de 2009

Stonehenge

Stonehenge é um monumento, um dos mistérios antigos da humanidade, localizado em um sítio arqueológico da Inglaterra. O monumento de Stonehenge é formado por círculos concêntricos de pedra, construído a partir do alinhamento com o nascer do sol do solistício de verão (amanhecer do dia mais longo do ano), fica na planície de Salisbury, condado de Wiltshire, sul da Inglaterra.

Fotografia de Stonehenge, monumento artístico da pré-história.


Stonehenge é um mistério, sua construção e propósito até hoje não foi claramente desvendado. Existem diversas lendas e mitos a respeito, houve quem atribuísse sua construção aos Druídas e também aos Romanos, mas são hipóteses descartadas. Quanto aos Druídas, foram encontradas evidências de que eles encontraram pronto e utilizaram o monumento megalítico de Stonehenge para fins religiosos.


Um dos grandes mistérios deve-se a curiosidade de saber como os homens primitivos puderão ter colocado os blocos naquelas posições, existem pedras que pesam 50 toneladas. Qual seria também o verdadeiro propósito da construção de Stonehenge?
O astrônomo Sir Fred Hoyle, acredita que Stonehenge é um computador pré-histórico, que servia para prever os eclipse do sol e da lua.

Foto de Stonehenge, no dia 21 de Junho, quando o sol nasce em perfeita exatidão sob a pedra principal.


A estrutura de Stonehenge, formada por círculos concêntricos de pedra, foi construída em três períodos distintos que, começou por volta de 3100 a.C, período em que foi construída a vala circular de 97,54 metros de diametro; passou por um segundo período de construção em 2150 a.C; o terceiro período de construção começou em 2075 a.C e terminou por volta de 1500/1100 a.C. Estimaram estudos arqueológicos.


Segundo estudos arqueológicos, Stonehenge foi construído na idade do bronze, por volta de 3000 a.C, quando os construtores trouxeram as pedras das montanhas de Presili, a quilômetros de distância de Salisbury. Recentes descobertas, diz que a construção de Stonehenge está relacionada com a existência do povoado Durrington, situada perto de Salisbury, uma aldeia neolítica do Reino Unido, onde os arqueólogos encontraram uma espécie de réplica de Stonehenge, em madeira.


Os arqueólogos constataram que, mesmo antes da descoberta do Teorema de Pitágoras, os construtores do monumento Stonehenge tinham um conhecimento matemático surpreendente que envolveram o conceito matemático de (Pi) na construção dos círculos concêntricos.
Enquanto a ciência ainda não consegue responder a mais um grande mistério da humanidade, podemos desfrutar da beleza das fotos de uma maravilha do mundo pré-histórico que é Stonehenge.

(Imagem do primeiro dia do solistício de verão - nascer do sol na manhã de 21 de Junho - Imagem, wikipédia Stonehenge)


Fotos de Stonehenge - Google Imagens.
Fontes de Pesquisa:
- Revista Galileu, Outubro de 2005.
- Revista Seleções de 1997.

4 comentários:

lugirão disse...

Beth, sou fascinada por esse monumento.

As imagens são belas.

Bom domingo, boa semana.

Anônimo disse...

Poderia me dizer qual foi o motivo desta construçao?
Eles acreditavam em algum ritual?
Eles acreditavam que uma hora poderiam fazer coisas misteriosas, como por exemplo:
Adivinhar o futuro.

Serem transportados para outra dimensao.

Ressussitarem alguem ou alguma coisa.

ANTONIA LUIZA LEITE disse...

Realmente a pré- história é um período muito fascinante, pois até hoje há muitos mistérios para serem descobertos pelo homem.

Anônimo disse...

Boa Noite, gostei muito deste blog, deixo aki meus parabéns ao criador,foi-me mt útil para o trabalho sobre monumentos pré- históricos que estou realizando,para meu curso, meus sinceros agradecimentos...