Nicolas Poussin é considerado um dos representantes do Classicismo do século XVII, um grande mestre da pintura clássica francesa.
Autorretrato de Nicolas Poussin (1650)
A maioria das pinturas de Poussin são baseadas em cenas mitológicas, na história de Roma e na Bíblia; uma exaltação aos heróis virtuosos.
Apollo and the Muses (Parnassus)
The Destruction of the Temple at Jerusalem
The Martyrdom of St Erasmus
As obras de Poussin são composições meticulosamente construídas, um estilo onde, a razão, a simetria e o rigor geométrico são predominante.
Obras de Nicolas Poussin
Bacchanal before a Statue of Pan
The Inspiration of the Poet
Dance to the Music of Time
Echo and Narcissus
O Julgamento de Salomão
Nicolas Poussin nasceu na França, 15 de junho de 1594 e morreu em Roma, 19 de novembro de 1665.
4 comentários:
pelo meu humilde conhecimento de pinturas, eu digo que poussin é mais um barroco do que classicista... apesar que fontes da internet o colocam como um classicista.
bom, mas o que importa mais são as obras.
gosto muito da obra "dance to the music of time." as quatro figuras dançando no centro simbolizam a riqueza, a pobreza, o trabalho, e o amor... a arvore faz um contraste com o monumento de pedra, nos dizendo o que vai durar para sempre e o que não vai. e o garoto segurando a ampulheta na mão direita simboliza a passagem do tempo. "é uma obra sem palavras"
um grande abraço beth.
Olá, Pericles!
Eu penso que, apesar de Poussim ser um artista do período barroco, suas obras (no geral) diferem do estilo barroco.
Os primeiros trabalhos de Nicolas Poussin (encomendas religiosas)podem ser inseridas no estilo barroco.
Mas quando o pintor volta seu foco para as temáticas renascentista da antiguidade, mesmo vivendo no período barroco, ele deve ser classificado como um pintor de estilo clássico.
As obras de Poussin, não possuem o excessivo ornamentalismo, nem os efeitos visuais (violentos contrastes de luz como na obra de Caravaggio) do estilo barroco.
Pelo fato de, Poussin, ter produzido suas obras no período Barroco, muitos o consideram um Barroco Clássico.
Sua participação enriqueceu o post, obrigada!
Abraço
Conhecia algumas das obras, mas não conheci o artista. Muito interessante. É sempre bom saber quem está por trás das obras que admiramos.
Esse é mais um daqueles pintores de que conhecemos as obras sem conhecermos a imagem do autor. Nada como levar um pouco de luz para diminuir a nossa ignorância.
Um abraço.
Postar um comentário