quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os Grandes Museus

Entre os grandes museus do mundo, o Louvre se destaca por ser o mais famoso. Localizado em Paris, o Louvre, no passado foi residência de monarcas franceses e hoje abriga obras importantes como, a pintura mais famosa de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa; a Vénus de Milos; obras de Michelangelo, Ticiano, entre tantos outros artistas geniais. Nenhum outro museu no mundo é mais visitado do que o Louvre. Sua fundação data de 1793.

view-louvre 

 

British Museu foi criado em 1753, localizado em Londres, abriga peças importantes como, o Partenon de Atenas e outras relíquias da Antiguidade. O Museu Britânico foi o primeiro grande museu público do mundo.

British-Museum

 

O Museu do Prado, localizado em Madri, é um dos mais importantes museus do mundo. Guarda um grande acervo de arte espanhola, esculturas da Antiguidade Clássica, pinturas italianas e uma rica coleção de arte decorativa.

museu do prado madri espanha

 

Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, EUA, foi fundado em 1820. É considerado um dos mais importantes museus do mundo por abrigar coleções de pintura europeia dos séculos XII-XX, além de obras de arte antiga (grega, romana, egípcia e assírio-babilônica), e obras de arte oriental.

Metropolitan_Museum_of_Art_at_New_York

 

Museu de Arte Moderna (MoMA), localizado e Nova York, foi fundado em 1929. O MoMA é famoso por ser dedicado exclusivamente a arte moderna. Possui departamentos de filmes, vídeos, fotografia, pintura, escultura e desenhos.

The Museum of Modern Art, designed by Yoshio Taniguchi. Entrance at 53rd Street. 
© 2006Timothy Hursley

 

National Gallery of Art, Washington, fundado em 1937, possui uma das melhores coleções de pinturas e esculturas ocidentais do mundo, além de arte decorativa e porcelanas.

national gallery art washington 

 

National Gallery, Londres, Inglaterra, foi fundada em 1824 e um dos mais importantes museus da europa e um dos mais conhecidos do mundo. No seu vasto acervo, destacam-se obras de Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio, Rembrandt, Turner, Renoir, Monet, Van Gogh, Degas, Manet, Picasso, Vermeer, Gauguin, entre outros.

National_Gallery londres

 

Tate Modern é um museu britânico de arte moderna e contemporânea. Foi fundado em 2000 e possui um rico acervo com obras de Chirico, Francis Bacon, Chagall, Picasso, Matissi, Braque, entre outros artistas do século XX. O museu Tate modern é a terceira atração londrina.

tate_modern londres

 

Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido como o Museu das Janelas Verdes, localizado em Lisboa, foi inaugurado em 1884. Atualmente possui a maior coleção de pinturas de Portugal, uma extensa coleção de cerâmica portuguesa e chinesa, 2200 pinturas de origem nacional e europeia, e uma bela coleção de tesouros eclesiásticos.

museu_Arte_Antiga lisboa

 

Museu Americano de História Natural (American Museum of Natural History), localizado em Nova Iorque, foi fundado em 1869 e possui uma vasta coleção de fósseis de dinossauros.

museu de historia natural

 

Museu de Orsay (musée d’Orsay), localizado em Paris, possui uma importante coleção de pinturas e esculturas da arte ocidental. Obras de pintores famosos como, monet, Degas, Van Gogh, estão em exposição permanente.

musee_dorsay

Segundo a definição aprovada pela 20ª Assembléia Geral, Espanha, 6 de julho de 2001: um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para a educação e deleite da sociedade. (Fonte: IBRAN)

2 comentários:

Arthurius Maximus disse...

E pensar que temos um potencial enorme para museus aqui no RJ e nos oferecem verdadeiros lixos mal cuidados para visitação.

Beth Cruz disse...

Verdade, Arthurius!

No Brasil existe um profundo descaso com a cultura e com a preservação de nossa memória.
Basta ver quantos museus de peso existem no Brasil.
Nossos museus deveriam ter uma proposta educacional e científica efetiva e não ser uma opção de lazer e recreação.
Um museu, por sua própria definição, tem um grande potencial capaz de criar ações educacionais e produzir conhecimento.
Um país para ser grande, precisa prover, além de nossas necessidades básica, educação e cultura. Mas nossos políticos não tem interesse que a grande massa tenha acesso a educação e cultura.
Fato lamentável!