domingo, 16 de janeiro de 2011

As Fotografias de Mapplethorpe

Robert Mapplethorpe foi um dos grandes fotógrafos estadunidense. Explorou em sua arte o universo homossexual e sadomasoquista e por isso é considerado um dos artistas mais polêmicos dos anos 80.

Mapplethorpe nasceu em nova Iorque, 4 de novembro de 1946. Estudou arte no Pratt Institute do Brooklyn. 

Foi na arte da fotografia que o artista expressou suas inquietações. Ele defendeu o sexo sem tabus e explorou o universo da homossexualidade, os jogos eróticos, a natureza morta, flores, autorretrato (alguns vestido de mulher), crianças nuas e celebridades.

Se por um lado, as fotografias de Mapplethorpe, são ricas em refinamento e dominio técnico, por outro, chocam grupos conservadores e religiosos que consideram suas fotos um atentado ao pudor.

Robert Mapplethorpe morreu em 1988, vítima do vírus da Aids. É considerado o símbolo da luta pelos direitos homossexuais nos EUA.

As imagens podem chocar, mas a arte como valor cultural, trabalha com o desenvolvimento de singularidades e não com verdades concebidas pela maioria. A arte, não é, e nem nunca será subserviente.

O Nu sempre esteve presente na história da arte. A pintura, a escultura, a dança e a fotografia, encontram na nudez a sensualidade que evoca os mais diferentes tipos de sentimentos.

 

Pablo Picasso, bem colocou:

“A arte nunca é casta, se deveria mantê-la longe de todos os cândidos ignorantes. Nunca deveria deixar impreparada se lhe aproximasse. Sim, a arte é perigosa. Se é casta não é arte.”

 

As fotografias de Mapplethorpe

 

mapplethorpe

 

Robert_Mapplethorpe_PhillipPrioleau_1980

 

two-men-dancing_1984_robert-mapplethorpe

 

RobertMapplethorpe vaso

 

robert-mapplethorpe_andy-wahol

 

robert-mapplethorpe

 

Paul  R Mapplethorpe

 

nudez masculina

 

Mapplethorpe--tulip

 

lisalyon

 

mapplethorpe autorretrato

 

mapplethorpe homem de terno

 

mapplethorpe perfection

 

mapplethorpe orquidea

 

mapplethorpe_derrick

 

mapplethorpe.jpg.scaled 

 

mapplethorpe_calla

Nenhum comentário: