segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Grafite Subversivo de Banksy

Banksy é um artista de rua britânico com reputação internacional, um ativista político que contesta em sua arte conceitos de autoridade e poder, além da crítica de cunho social e comportamental.

Banksy começou nas ruas de Bristol. Usando a técnica do stencil o artista grafita muros, paredes de lojas, monumentos, viadutos, pontes, etc. Os grafites e murais de Banksy são ilustrados, principalmente, com imagens e slogan anti-guerra e anti-capitalista.

banksy artista grafiteiro  britanico 

Banksy é um pseudônimo, o verdadeiro nome do artista britânico é uma incógnita, sua identidade está a venda em leilão no eBay e dentro de alguns dias o vencedor receberá escrito em um papel o verdadeiro nome de Banksy.

Recentemente o pop star da street art executou uma abertura para o desenho Os Simpsons onde fez críticas ácidas a exploração do trabalho infantil, o trabalho escravo e a tortura animal, entre outras.

 

 

Grafites de Banksy

 

banksy-napalm

 

banksy_graffiti macaco

 

banksy-graffiti-street-art-soldier-beth

 

bristol_banksy

 

camden banksy

 

grafiti banksy

 

rat-banksy-graffiti-art

 

banksy_guard_dog

 

banksy-tesco

 

banksy

 

banksy-graffiti guerra

 

banksy monalisa

 

banksy no more

 

banksy_graffiti

 

Leia mais,

* Grafiteiro Banksy cria abertura polêmica para Os Simpsons

* Na Mostra 2010, documentários sobre Banksy e Vik Muniz dialogam sobre funções das artes plasticas

4 comentários:

Arthurius Maximus disse...

Lembro da abertura dos Simpsons (sou fã) e conhecia alguns dos trabalhos dele que você mostrou. É mesmo um contestador que não ter medo de meter o dedo na ferida. Uma boa escolha para o blog.

Deni Dionizio disse...

valeu beth, por nos apresentar este grande artista... eu não o conhecia, e gostei de todas as obras que voce colocou. a primeira foto, do mickey e do palhaço do macdonalds, resume bem o nosso mundo alienado de hoje

Beth Cruz disse...

Considero bastante ácidas e necessárias as críticas que Bansky coloca em seus grafites.
O mundo poderia ser muito mais justo se as pessoas não fossem tão alienadas e egoístas. A injustiça, a intolerância e toda forma de preconceito, são doenças graves que impedem a evolução humana.

Obrigada, Arthurius e Péricles, pela visita e comentários,

Abç.

Deni Dionizio disse...

no mundo de hoje, a arte não tem nenhum significado para as pessoas... as pessoas só estão interessadas em buscar diversão e prazeres futeis... mas as pessoas no fundo não tem culpa, porque é a mídia, principalmente a tv, que as ensinam a agir desta maneira. a tv diz: "seja feliz, ou, ha algo de errado com voce". eu não sou religioso, mas a unica maneira de salvarmos o nosso mundo e o nosso espirito, é nos distanciarmos do materialismo, como esta nos ensinamentos de cristo e buda. ghandi teve esta coragem, e tolstoi também, no fim da sua vida. enquanto nós buscarmos por: "automoveis, celulares, tvs de plasma, microondas, e outras porcarias", que são desnecessarias para a vida do ser humano na terra, não havera salvação para nós. neste exato momento, todos nós deveriamos pegar nas mãos uns dos outros, até do bebado deitado na calçada, e nos ajudarmos... mas não temos coragem!

e sou eu que lhe agradeço beth, por compartilhar os seus artistas conosco. tenha uma otima semana.