sábado, 14 de agosto de 2010

Origami - Arte com Papel

Origami é uma arte tradicional do Japão que consiste em representar seres ou objetos, criados a partir de dobras geométricas feitas em um pedaço de papel, sem cortar ou colar esse papel.

 

origami (7)

 

 

Transmitida verbalmente de geração em geração, o Origami é uma herança cultural, uma arte popular usada como atividades recreativas no Japão.

A partir da técnica original de dobragem do papel, foram criadas variações do Origami: o Kusudama, o Aerogami, o Kirigami e o Pepakura ou Papercraft.

Kusudama - é um Origami modular feito de papel, podem ser colados, encaixados ou costurados. Originalmente, o Kusudama era utilizado para fins medicinais, servia para colocar remédios ou ervas.

Kusudama

Atualmente os Kusudamas são utilizados em decorações e para guardar canfôras ou essências.

 

images (4)

 

Aerogami – é um Origami voador. Para que uma dobragem de papel seja considerada um Aerogami ela tem que ser um modelo aerodinâmico. O lema principal do Aerogami: “Dobrar e voar”.

 

aerogami

 

images (9)

Kirigami – também conhecido como Origami Arquitetônico, é uma arte de recorte e colagem de papéis, criando representações de seres ou objetos em 3D. O Origami Arquitetônico foi criado pelo professor de arquitetura Masashiro Chatani.

 

images (16)

 

images (15)

 

images (23) 

 

images (21)

 

Pepakura ou Papercraft – é um método de construção de objetos tridimensionais semelhante ao Origamii, contudo, distingui-se por ser uma construção feita com vários pedaços de papel e, esses pedaços são cortados com tesoura e fixados uns aos outros com cola.

 

images (7)

images (25) 

images (26)

 

images (29)

 

images (24)

 

dragao origami (7)

Existe um software chamado Pepakura Designer que converte os poligonos de um arquivo em 3D para um modelo de Papercraft, permitindo que as pessoas criem seus próprios modelos. Para baixar o programa, clique em Pepakura Designer.

Quer aprender a fazer um Tsuru (garça)? siga as intruções da imagem abaixo ou acesse o site http://www.Sushiyoshi.com.br/

 

 como fazer o origami.tsuru

 

Tsuru é o nome de uma ave que simboliza, sorte, fortuna, felicidade, saúde. Segunda uma lenda japonesa aquele que fizer mil dobraduras do tsuru pensando em um desejo eles serão realizados.

Boa Sorte!

4 comentários:

Luciane Moraes disse...

Lindas essas artes Beth!


Abraços!

Tifon disse...

Adorei............ ;)

eu sempre gostei do origami...acho-o poético e ao mesmo tempo, prático para passarmos o tempo...ao menos para mim, é ^^;

Um abraço para este autor deste autor deste blog, que a partir de agora vou seguir atentamente :)

Luma Rosa disse...

Sem cortar e colar o papel? Estes últimos parecem bem complexos para não serem cortados, ao menos! (rs*)
Viu que o Arthurius fez uma homenagem ao seu blogue?
Bom fim de semana! Beijus,

Beth Cruz disse...

De fato Luma, as últimas peças são complexas demais, sem cortes ou colagem seria impossível.
Beijo