quarta-feira, 2 de junho de 2010

O Mito da Arcádia

Arcádia é uma região acidentada, situada no centro do Peloponeso (sul da Grécia), cercada por altas montanhas.

O nome Arcádia remete ao semideus Arcas, filho de Zeus e da ninfa Calisto. Na Mitologia Grega, Arcádia era a morada do deus Pã, deus da natureza e padroeiro dos pastores.

Estátua de Pã encontrada em Pompéia

estatua de pa encontrada em pompeia 

O mito da Arcádia está impresso na literatura, como uma área de paisagem idílica e fértil, povoada de pastores, donzelas ingênuas, de poesia e de música, onde o amor domina a preocupação dos seus habitantes.

Escritores e pintores, deslumbrados com o mito da Arcádia, imaginaram feitos gloriosos e episódios míticos acontecidos nessa região. Os europeus, entre os séculos XVII e XIX, começaram a descobrir que a região da Arcádia não era povoada por hérois e ninfas mas, mesmo assim preferiram romantizar a Grécia Clássica e ignorar a realidade: problemas climáticos, ambientais e endêmicos.

Hilas e as Ninfas (1896), obra de Jonh willian Waterhouse, é um exemplo da idealização romântica da Zona rural grega chamada Arcádia.

Hilas e as Ninfas 1896 W. Waterhouse

No relato mítico da viagem dos Argonautas, Hilas era pajem de Héracles. Durante essa viagem, Hilas foi pegar água numa fonte. As ninfas dessa fonte se apaixonaram por ele e puxaram-no para a água.

O arcadismo, a escola literária surgida na Europa no século XVII, tem esse nome em referência Arcádia, região bucólica do Peloponeso, tida como ideal de inspiração poética. A principal característica dessa escola é a exaltação da natureza e tudo que lhe diz respeito. Muitos poetas do Arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos.

 

Fonte:

Grécia Antiga – Coleção História Ilustrada – Ediouro

Wikipédia/Arcádia

Wikipédia/Arcadismo

Wikipédia/deus pã

Um comentário:

Arthurius Maximus disse...

Uma ótima matéria. Arcádia remete o homem ao seu ideal de vida. É o Éden grego. Paisagens luxuriantes, natureza benéfica e amor livre. O que pode haver de melhor?