domingo, 27 de junho de 2010

Os Doze Trabalhos de Hércules

Héracles, mas conhecido como Hércules, foi um dos maiores heróis gregos, um semideus. Os doze trabalhos de Hércules narra a penitência cumprida pelo herói, filho de Zeus com Alcmene.

Obra, Os Doze Trabalhos de Hércules

800px-imagem os doze trabalhos de hercules8642           Foto do painel Lateral de um sarcófago da Coleção Lodovisi

Enredo da História de Hércules

Tudo começou quando Zeus engravida Alcmene e proclama que o próximo filho que nascesse na casa de Perseu seria coroado rei.

Hera, a ciumenta esposa de Zeus, sabendo da gravidez de Alcmene e inconformada com a traição e decisão de seu marido, fez com que Euristeu (sobrinho de Alcmene e neto de Perseu) nascesse primeiro.

Zeus, apesar de ter descoberto a artimanha da esposa, nada pode fazer, ficou valendo sua proclamação.

Hércules desde criança tinha um temperamento impulsivo, e foi criado num ambiente de intriga e inveja. Quando adulto, numa crise de loucura provocada por Hera, Hércules incendiou sua casa, matando seus três filhos e sua esposa Mégara.

Ao recuperar a razão, Hércules fugiu para o campo onde se isolou vivendo sozinho. Um dia foi encontrado por seu primo Teseu que o convenceu a visitar o oráculo em Delfos para recuperar sua honra.

O oráculo disse que, como penitência, Hércules deveria executar doze tarefas impossíveis, estipuladas pelo rei Euristeu (representante de Hera), um homem que ele odiava e que havia herdado o seu direito de ser rei.

Segundo a Apolodoro de Atenas, autor da biblioteca (um apanhado de textos sobre mitologia grega), As doze tarefas de Hércules estipuladas por Euristeu, foram:

O Primeiro Trabalho de Hércules – Matar o Leão de Neméia. Na primeira tentativa Hércules fracassou, mas na segunda, Hércules mata o Leão estrangulando-o e arrancando-lhe a pele que lhe serviu de vestimenta. Após a morte o Leão de Neméia converteu-se na constelação de Leão.

O Segundo Trabalho de Hércules – Matar a Hidra de Lerna, uma serpente com o corpo de dragão que possuia nove cabeças sendo uma delas parcialmente de ouro e imortal. Essa criatura horrenda, era filha das criaturas Equina e Tifão. Hércules matou a Hidra com o auxílio de Lolau, seu sobrinho, que impedia que uma nova cabeça surgisse ao queimar as feridas com tições em brasa. Hera, no intuito de que Hércules fracassasse enviou um caranguejo para ajudar a serpente, mas Hércules pisou no animal, transformando-o na constelação de Cancêr. Nesse episódio, Hércules banhou sua espada com o sangue da serpente tornando-a envenenada.

O Terceiro Trabalho de Hércules – Capturar a veloz Corça de Cerína, uma criatura que possuia chifres de ouro e pés de bronze. Durante um ano Hércules perseguiu o animal até que um dia conseguiu atingi-la como uma flecha, sem matá-la. Segundo a mitologia, a Corsa de Cerína era a ninfa Taígete transformada em animal por Ártemis para que a ninfa pudesse fugir a perseguição de Zeus.

O Quarto Trabalho de Hércules – Capturar, vivo, o Javali de Erimanto, uma temida criatura que aterrorizava e devastava os arredores.

O Quinto Trabalho de Hércules – Limpar, em um dia, os currais do rei Aúgias. Uma tarefa pra lá de nojenta. Há trinta anos os currais não eram limpos, fedia muito e exalava um gás mortal. Mas Hércules, esperto, desviou o curso de dois rios para lavar os currais.

O sexto Trabalho de Hércules – Matar os monstros do lago Estínfalos, monstros gigantes que possuiam asas, cabeças e bicos de ferro. Em seus vôos esses monstros interceptavam os raios de sol. Hércules matou a maioria com suas flechas e outros fugiram para outros países.

O Sétimo Trabalho de Hércules – Levar o Touro de Creta, vivo, até Euristeu para que ele o entregasse a Hera. O Touro de Creta foi oferecido por Poiseidon ao rei Minos, para que ele o sacrificasse, mas o rei não teve coragem de sacrificar o belo e forte animal. Hércules capturou o Touro de Creta e montado nele levou-o até Euristeu.

O Oitavo Trabalho de Hércules – Castigar o rei da Trácia, Diomédes, que servia fumo e fogo, vomitados por seus cavalos, aos estrangeiros que apareciam em sua região. Hércules  serviu o rei Diómedes como alimento aos seus cavalos.

O Nono Trabalho de Hércules – Vencer as Amazonas (guerreiras da mitologia grega) e se apossar do Cinturão Mágico que a rainha Hipólita usava.

O Décimo Trabalho de Hércules – Matar o gigante Gerion, monstro de três corpos, seis braços e seis asas.

O Décimo Primeiro Trabalho de Hércules – Trazer Cérbero, um cão mastim de três cabeças, guardião do mundo dos mortos. Hades, irmão de Zeus e rei do mundo subterrâneo (inferno), autorizou Hércules a levar Cérbero, desde que, Hércules usasse apenas sua força física para dominar o animal. Hércules luta e domina o animal levando-o para Euristeu que, amedrontado com o cão, pede para Hércules devolve-lo ao mundo subterrâneo.

O Décimo Segundo Trabalho de Hércules – Colher os pomos de ouro do jardim das Hespérides (morada da ninfas, filhas de Atlas, incumbidas de proteger o jardim) e levar as maçãs de ouro à Euristeu. Para cumprir sua última tarefa, Hércules teve que descobrir a localização do jardim de Hera. Na procura passou pela Grécia, Líbia, Egito, Arábia e Ásia menor. Hércules encontrou o jardim no extremo ocidente, onde um dragão de cem cabeças guardava as maças de ouro. Hércules fez o dragão adormecer e as Hespérides deram-lhe as maçãs. Outra versão diz que foi Atlas quem matou o dragão e colheu as maçãs, enquanto Hércules teria ficado sustentando o céu nos ombros. Hércules volta a Micenas e mostra as maçãs de ouro a Euristeu, e depois entregou-as a Atena, que se encarregou de recolocá-las no jardim das Hespérides, propriedade de Hera.

Os doze trabalhos de Hércules podem ser interpretados como uma jornada espiritual, com metáforas sobre a morte. As vitórias de Hércules são ricas em simbolismos filosóficos e morais.

Em uma linguagem apropriada para as crianças, Monteiro Lobato escreveu o livro infantil, Os Doze Trabalhos de Hércules. São dois volumes onde Pedrinho, Emilia e Visconde de Sabugosa, testemunham as penitências de Hércules, além de outros trechos da mitologia grega. Maurício de Sousa também lançou Os Doze Trabalhos de Hércules em quadrinhos. Essas são duas dicas legais para levar cultura para a garotada.

Nenhum comentário: