sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Amor - Lendas, Mitos e Contradições

Amor, suas lendas, mitos e contradições. Segundo a Wikipédia, a palavra amor presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.
Estudos têm demonstrado que o escaneamento dos cérebros dos indivíduos apaixonados exibe uma semelhança com as pessoas portadoras de uma doença mental. O amor cria uma atividade na mesma área do cérebro que a fome, a sede, e drogas pesadas, criando atividade Polimerase. Novos amores, portanto, poderiam ser mais emocionais do que físicos. Ao longo do tempo, essa reação ao amor muda, e diferentes áreas do cérebro são ativadas, principalmente naqueles amores que envolvem compromissos de longo prazo. Dr. Andrew Newberg, um neurocientista, sugere que esta reação de modificação do amor é tão semelhante ao do vício as drogas, porque sem amor, a humanidade morreria.



Estilos de Amor

Susan Hendrick e Clyde Hendrick desenvolveram uma Escala de Atitudes Amorosas baseados na teoria de Alan John Lee, teoria chamada Estilos de amor. Lee identificou seis tipos básicos em sua teoria. Nestes tipos as pessoas usam em suas relações interpessoais:

Eros (amor) - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
Pragma - pragmática amor, amor que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora.
Mania - amor altamente emocional; instável; o estereótipo de amor romântico
Agape - amor altruísta; espiritual

Susan e Clyde, encontraram em sua pesquisa os seguintes dados. Os homens tendem a ser mais lúdicos e maníacos, enquanto as mulheres tendem a ser estéricas e pragmáticas. Relacionamentos baseados em amor de estilos semelhantes tendem a durar mais tempo. Em 2007, pesquisadores da Universidade de Pavia liderados pelo Dr. Enzo Emanuele forneceram provas da existência de uma base genética para variações individuais em verificada na Teoria dos Estilos amorosos de Lee. OEros relaciona-se com a dopamina no sistema nervoso; e Mania à serotonina no sistema nervoso.

A verdade é que o amor é uma necessidade de todos os seres humanos, nascemos predestinados a amar. É claro que diferentes uns dos outros, expressamos e sentimos o amor de várias maneiras.
Quantas histórias foram eternizadas em nome do amor, cada uma a sua maneira: Willian Shakespeare imortalizou o amor passional em suas tragédias, as mais famosas, Romeu e Julieta, Rei Lear e Macbeth.
Nietzsche, Victor Hugo, Pitágoras, Sócrates, Platão, Saint Exupéry, Charles Chaplin,... Todos deixaram na história, suas impressões sobre o amor.
Mas é na música que esse sentimento ganha cores e sons, e percebemos que mesmo que algumas vezes o amor nos faça sofrer e chorar, em outros, nos faz delirar, cantar, pular, festejar e brindar. E no final, sofrendo ou sorrindo, queremos sempre mais.
As vezes me pergunto: Porque será que certos homens, certos políticos e cientistas se comportam como se não conhecessem as palavras : Solidariedade, Amizade, Compaixão e Misericórdia, pois essas palavras são as expressões do verdadeiro amor, que todos os homens deveriam carregar em seus corações. Com certeza o mundo teria um cenário muito melhor do que o atual.
Que bicho mordeu esses homens, que os tornaram tão insensíveis?
Quem vai pagar a conta desse amor pagão?

Como diz o velho bordão: Faça Amor, Não Faça Guerra!"



Amar é
Clip Art - artifacts "love, aviventando, life", figura, sculpted, finelli
Lenda e Mito - Eros e Psique

Um comentário:

João disse...

Beth,

Achei curioso os vários tipos de Amor,eles no fundo tem haver com a atitude perante uma relação com o outro.
Se ela é mais profunda ou não,se é mais espiritual ou carnal,mas uma coisa é certa,ele é uma intima ligação de Sentimentos.

É uma pena esta falta de Amor nas pessoas,os corações vazios ou empobrecidos são uma fonte de tantos conflitos...

O verdadeiro Amor é um cultivo Espiritual de um sentimento divino que O queremos Eterno.

Abraço Beth,
joao