A fórmula I se originou das competições de grandes prêmios disputadas na Europa. Com a chegada da guerra as competições tiveram uma pausa e recomeçaram após o final da guerra no ano de 1945 no dia 9 de setembro.
Só em 1950, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou a prova inaugural do campeonato Mundial de Fórmula I em 13 de maio, no circuíto de Silverstone (Inglaterra).
Francisco Landi, foi o primeiro brasileiro a encabeçar a lista dos 29 pilotos brasileiros que disputaram o grande prêmio da fórmula I.
Todos os brasileiros na F1:
Francisco Landi
Quando disputou: 1951 a 1956
Escuderias: Bandeirantes/Maserati, Scuderia Milano e Officine Alfieri Maserati.
Luigi Emilio Rodolfo Bertetti
Quando disputou: 1952
Escuderia: Bandeirantes/ Maserati.
Hermano João da Silva Ramos
Quando disputou: 1955 e 1956
Escuderia: Gordini
Herbert Mackay-Fraser
Quando disputou: 1957
Escuderia: BRM/Lotus
Frederico José Carlos Themudo D´Orey
Quando disputou: 1959
Escuderia: Centro Sud/Maserati e Camoradi USA/Tec Mec-Maserati
Emerson Fittipaldi
Quando disputou: 1970 a 1980
Escuderias: Lotus, Mclaren e Coopersucar/Fittipaldi
José Carlos Pace
Quando disputou: 1972 a 1977
Escuderias: Williams/March, Surtees e Brabham/ Alfa Romeo
Wilson Fittipaldi Júnior
Quando disputou: 1972 a 1975
Escuderia: Coopersucar/Fittipaldi
Luiz Pereira Bueno
Quando disputou: 1973
Escuderia: Surtees (alugado da equipe oficial. Participou de uma corrida)
Ingo Hoffmann
Quando disputou: 1976 e 1977
Escuderia: Coopesucar/Fittipaldi
Alex Dias Ribeiro
Quando disputou: 1976 e 1977
Escuderia: Coopesucar/Fittipaldi
Nelson Piquet Carneiro Souto Maior
Quando disputou: 1978 a 1991
Escuderias: BS Fabrications/McLaren M23, Ensign, Brabham, Willians/Honda, Lotus e Benetton/Cosworth
Francisco Adolpho Serra
Quando disputou: 1981 a 1983
Escuderia: Arrows
Raul de Mesquita Boesel
Quando disputou: 1982 e 1983
Escuderia: March e Ligier
Ayrton Senna da Silva
Quando disputou: 1984 a 1994
Escuderias: Toleman, Lotus, McLaren e Willians
Roberto Pupo Moreno
Quando disputou: 1987 a 1995
Escuderias: Benetton, Jordan, Minardi, Andrea Moda e
Forti Corse
Mauricio Gugelmin
Quando disputou: 1988 a 1992
Escuderias: March e Jordan
Christian Fittipaldi
Quando disputou: 1992 a 1994
Escuderias: Minardi e Arrows
Rubens Gonçalves Barrichello
Quando disputou: começou em 1993 e continua na pista
Escuderia: Jordan, Stewart, Ferrari e Honda
Pedro Paulo Falleiros dos Santos Diniz
Quando disputou: 1995 a 2000
Escuderias: Arrows, Sauber, Forti-Corse e Ligier
Ricardo Rosset
Quando disputou: 1996 a 1998
Escuderias: Lola e Tyrrell
Tarso Anibal Sant´Anna Marques
Quando disputou: 1996 a 1997 e 2001
Escuderia: Minardi
Ricardo Luiz Zonta
Quando disputou: 1999 a 2001 e 2004
Escuderia: BAR, Toyota e Jordan
Luciano Pucci Burti
Quando disputou: 2000 e 2001
Escuderia: Jaguar e Prost
Enrique Antônio
Langue de Silvério e Bernoldi
Quando disputou: 2001 e 2002
Escuderia: Arrows
Felipe Massa
Quando disputou: começou em 2002 como piloto de testes e continua na pista
Escuderias: Sauber e Ferrari
Cristiano Monteiro da Matta
Quando disputou: 2003 e 2004
Escuderia: Toyota
Antonio Reginaldo Pizzonia Júnior
Quando disputou: 2003 a 2005
Escuderias: Jaguar e Willians
Nelsinho Piquet
Começa sua temporada oficial em março de 2008
Escuderia: Renault
Pilotos Brasileiros que se destacaram na Fórmula I:
Emerson Fittipaldi, foi o primeiro brasileiro a trazer para o Brasil um Título Mundial da Fórmula I, nos anos de 1972 (Lotus) e o segundo em 1974(McLaren).
Nelson Piquet, aparece no cenário da fórmula I e conquista ao longo de sua carreira três títulos mundiais:
1981- primeiro título pela Brabham
1983- Segundo título pela Brabham
1987- Terceiro título pela William
Mas em 1984, o Brasil e o mundo conhece aquele que seria o maior ídolo brasileiro da fórmula I, Ayrton Senna.
Piloto de personalidade marcante, que carregava um intenso desejo de vencer e superar seus próprios limites.
Nunca se contentou com o segundo lugar, vencer era sua bandeira.
Um Homem religioso e preocupado com os mais carentes, criou o Instituto Ayrton Senna com o próposito de ajudar jovens pobres do Brasil e do mundo.
Teve uma carreira brilhante, venceu três grandes prêmios: 1988, 1990, 1991, todos pela McLaren.
Em 1994, faleceu em um acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola durante o Grande Prêmio de San Remo.
O Brasil se emociona e chora sua morte, e sente antecipadamente a falta da mágia dos domingos de vitória, onde a bandeira brasileira era erguida pelo grande campeão, e aos gritos Galvão Bueno gritava: Ayyyrtoonn Sennaa do Brasillll...
A fórmula I depois desse acidente perde a graça para a maioria dos brasileiros.
Quem sabe agora passados quatorze anos, Felipe Massa traga para nós brasileiros a grande alegria ao conquistar esse campeonato de 2008!
Nenhum comentário:
Postar um comentário