Gaudí (Antoni Placid Gaudí i Cornet), foi um genial arquiteto catalão, famoso mundialmente por desenhar edifícios com formas fantásticas. As obras de Gaudí são simbolos da cidade de Barcelona.
Gaudí tinha um estilo próprio e uma imaginação incrível; suas construções ousadas e quase malucas, possuem um aspecto sedutor. Gaudí é classificado, normalmente, como um arquiteto do Art Nouveau, mas seu estilo moderno é uma mistura de várias tendências: o Gótico, o Barroco, o Mourisco (Mudejar – Gótico semi-islâmico espanhol).
Entre as obras-primas de Gaudí, destaca-se o Templo Expiatório da Sagrada Família, uma obra emblemática que não foi concluída, apesar de Gaudí ter trabalhado 40 anos em sua construção.
Le Corbusier, em 1928, ao visitar a Igreja da Sagrada Família, disse:
“Esse homem faz o que quer com a pedra, com um controle fantástico das estruturas. Entre os homens da sua geração, é o que têm maior força arquitetônica.”
Gaudí foi um arquiteto que tirava lições da natureza, ou seja, inspirava-se nas estruturas naturais para projetar suas obras.
“Gaudí observou que muitas das estruturas naturais estão compostas de materiais fibrosos, como madeira, ossos, os muscúlos ou os tendões. Do ponto de vista geométrico, as fibras são linhas retas e as superfícies curvas no espaço compostas de linhas retas definem uma geometria com base em regras, centradas somente em quatro superfícies distintas: a helióide, a hiperbolóide, a conóide e parabolóide hiperbólica. Gaudí viu essas superfícies na natureza e as transportou para arquitetura.”
(Juan Bassegoda i Nonell )
Gaudí alcançou a fama aos 58 anos, em 1910, ano que realizou uma exposição no Grand Palais de Paris. Antoni Placid Gaudí i Cornet, nasceu em 25 de junho de 1852, Barcelona, e morreu em 1926, vitíma de um atropelamento. Seu corpo foi enterrado na cripta do Templo Expiatório da Sagrada Família.
Sete obras de Gaudí foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO, com o título “Obras de Gaudí”: Casa Vicens, Palácio Güell, Cripta da Colônia Güell, Parque Güell (um lugar de forte simbolismo político, religioso e mitológico), Casa Batlló, Casa Millá, Igreja da Sagrada Família (Fachada da Natividade e Cripta).
Gaudí, apelidado de “O Arquiteto de Deus” , foi um homem cristão, de espiritualidade franciscana, que via nas cores azul, verde e amarela, a fé a esperança e a caridade.
Obras de Gaudí
Templo Expiatório da Sagrada Família
Parque Güell
Casa Vicens
Capricho de Gaudí
O Palácio Güell
O Palácio Episcopal de Astorga
Cripta da Colònia Güell
Casa Calvet
Casa Batllò
Casa Milá
Fonte de Pesquisa:
www.gaudiclub.com
Google Imagens
2 comentários:
Construções verdadeiramente magníficas e visionárias. Um cara dotado de um talento excepcional que até hoje é reverenciado.
Fico imaginando esse cara hoje, com os recursos tecnnológicos disponíveis, criando prédios com esse arrojo.
É uma pena que a vida seja tão curta e que esses gênios dificilmente deixem legados, sob a forma de discípulos, à altura.
No começo de carreira, Gaudí foi motivo de chacota e recebeu muitas criticas por fugir do que era
convencional.
Se hoje o mundo pode contemplar as maravilhosas obras de Gaudí, agradeça a seu amigo e mecena, o empresário Eusébi Güell, um homem altamente culto e rico que acreditou e apostou no talento de Gaudí. Na vida, o talento é imprescindível, mas quando alguém acredite em você, tudo acontece mais fácil.
Abraço, Arthurius.
Postar um comentário