Benjamin Franklin - “O homem que se apoderou do relâmpago do céus e do cetro das mãos dos tiranos.”
(Anne Robert Turgot, Barão de Laune, 1778)
Benjamin Franklin, tela de Joseph Siffred Duplessis
Benjamin Franklin nasceu em Boston, Massachusetts, em 17 de janeiro de 1706. Foi Impressor, autor, editor, diplomata, bibliotecário, inventor, filantropo, cientista, um dos lideres da Revolução Americana e Grão Mestre da Loja Maçônica da Pensilvânia.
O menino Benjamin Franklin tinha uma inteligência acima do normal, mas teve que largar os estudos quando tinha a idade de 10 anos, por conta dos problemas financeiros enfrentado por seu pai, um pequeno comerciante de vela de cera. Aos 12 anos começou a trabalhar com seu irmão como aprendiz de impressor. Dominou rapidamente a profissão e aos 17 anos viajou para a Filadélfia e depois para Londres, onde conseguiu um emprego como impressor. Mais tarde, voltou para a Filadélfia e montou sua própria gráfica.
Benjamin Franklin sempre foi um apaixonado pelos livros. Foi o fundador da primeira biblioteca pública e o Corpo de Bombeiros Voluntários Americano. Benjamin foi um homem diligente, a prosperidade de suas atividades empresariais e o talento para os negócios públicos, nunca o afastou de seu interesse pela experimentação e a invenção científica (principalmente no campo da meterologia e da eletricidade).
Invenções de Benjamin Franklin
Em 1741 Benjamin Franklin inventou a “Estufa de Franklin, em 1760 teve a ideia dos óculos bifocais e em 1762 criou um instrumento musical chamado “Harmônica de Vidro”, criou mapas meteorológicos semelhantes aos usados ainda hoje. Mas a contribuição mais importante de Benjamin Franklin para a ciência, foi sem dúvida nenhuma, no campo da eletricidade. Em 1952, com uma pipa feita de um lenço de seda e duas varetas, Franklin, demonstrou que o relâmpago era um forma de eletricidade. Para isso, amarrou a pipa com um fio de barbante prendendo uma chapa metálica na outra extremidade e então empinou a pipa até que ela penetrasse numa nuvem de tempestade. Todo o procedimento foi cuidadosamente isolado para evitar que ele fosse eletrocutado. Dessa maneira inventou o para-raios, e desenvolveu posteriormente a teoria da eletricidade negativa e positiva, e cunhou termos como: bateria, carga, condensador e condutor.
Benjamin Franklin foi além de tudo um homem engajado: foi um dos lideres da Revolução Americana, assinou a Constituição dos Estados Unidos em 1787; presidente da Sociedade para promover a Abolição da Escravatura (1789); o primeiro a propor que o Congresso americano se dividisse em duas câmaras (Senado e Câmara dos Deputados); representante dos Estados Unidos na França.
Benjamin Franklin morreu aos 84 anos, no dia 17 de abril de 1790. Mais de 20 mil pessoas compareceram ao seu funeral.
Religioso, Calvinista, Benjamin Franklin foi ao mesmo tempo, uma figura representativa do iluminismo, e desde a sua juventude procurou atingir a “perfeição moral”, buscando seguir as treze virtudes que ele considerava essenciais:
1- TEMPERANÇA - “Não coma demasiadamente; não beba até a embriaguez.”
2- SILÊNCIO - “Não diga nada além daquilo que beneficie outros ou você mesmo; evite conversas tolas.”
3- ORDEM - “Mantenha todas as coisas em seus devidos lugares; faça com que cada parte de seu negócio tenha seu próprio tempo.”
4- RESOLUÇÃO - “Decida realizar aquilo que você quer, realize sem erro o que você resolver.”
5- SOBRIEDADE - “Não tenha despesas além daquelas que proporcionarão o bem aos outros ou a você mesmo, isto é, não desperdice nada.”
6- DILIGÊNCIA - “Não perca tempo; esteja sempre ocupado com algo útil; elimine todas as tarefas desnecessárias.”
7- SINCERIDADE - “Não cometa fraude; pense inocentemente e com justiça; e, se, você falar, fale verdadeiramente.”
8- JUSTIÇA - “Não erre, prejudicando os outros ou omitindo os beneficíos que são sua obrigação.”
9- MODERAÇÃO - “Evite extremismo. não fira os outros, apesar de achar que mereçam.”
10- LIMPEZA - “Não tolere sujeira no corpo, roupa ou habitação.”
11- TRANQUILIDADE - “Não fique nervoso por ninharias ou com acidentes comuns e inevitáveis.”
12- MODÉSTIA - “Dê vital importância apenas a saúde e o bem-estar, evite a estupidez, fraqueza e as coisas que possam prejudicar você e os outros.”
13- HUMILDADE - “Imite Jesus Cristo e Sócrates.”
Esse roteiro de hábitos disciplinados elaborado por Benjamin Franklin é a razão do seu sucesso, sua carreira invejável. O livro intitulado “Autobiografia de Benjamin Franklin” , uma obra que reúne as memórias e aconselhamentos de Benjamin Franklin, pode ser encontrado no Brasil, numa versão de bolso publicada pela editora Martin Claret.
Seja um empreendedor,
“Não importa quem você é, com trabalho duro e economia, você pode atingir a prosperidade e a grandeza.”
( Benjamin Franklin )
Fonte de Pesquisa:
- Autobiografia de Benjamin Franklin
- 160 Séculos de Ciência Volume III – Editora Duetto
2 comentários:
O que faltou para nós foram homens como este em nossos alicerces.
Sem dúvida nenhuma!
Postar um comentário