domingo, 3 de janeiro de 2010

Kurt Westergaard e suas polêmicas charges de Maomé

Kurt Westergaard é o cartunista dinamarquês, autor das polêmicas charges do profeta Maomé. Odiado pelos mulçumanos, sua cabeça está a prêmio (quase um milhão de euros).

kurt_westergaard

Kurt Westergaard nasceu na Dinamarca, 13 de julho de 1935. Hoje, vive sob forte esquema de segurança devido as tentativas de assassinato por parte de mulçumanos ligados a redes terroristas. Essa polêmica começou em setembro de 2005 quando o jornal dinamarquês Jyllands-Posten publicou a primeira das doze charges do profeta Maomé.

1ª Charge de Maomé (Kurt Westergaard)

charge maome kurt westergaard 1

A partir de então, essa e as demais charges (abaixo) deflagaram uma onda de manifestações do mundo islâmico contra a Dinamarca. Doze países islâmicos exigiram do governo dinamarquês punição ao autor dos cartoons e um pedido de desculpas por parte do Jornal Jyllands-Posten por veícular tamanha ofensa ao profeta Maomé.

2ª charge - Maomé é retratado por Kurt Westergaard, usando um turbante em forma de bomba. Essa charge foi o alvo de maior critica e revolta por parte dos mulçumanos.

charge maome kurt westergaard 2

3ª charge de Maomé 

charge maome kurt westergaard 3

4ª charge de Maomé

charge maome kurt westergaard 4

5ª charge 

charge maome kurt westergaard 5

6ª charge 

charge maome kurt westergaard 6

7ª charge 

charge maome kurt westergaard 7

8ª charge

charge maome kurt westergaard 8

9ª charge 

charge maome kurt westergaard 9

10ª charge 

charge maome kurt westergaard 10

11ª charge 

charge maome kurt westergaard 11

12ª charge

charge maome kurt westergaard 12

A Dinamarca, país onde a liberdade de expressão é totalmente respeitada, não cedeu as exigências dos fanáticos.

Os doze cartoons de Maomé, são para Kurt Westgaard, uma critica ao terrorismo, ao fundamentalismo que mata pessoas inocentes por se sentir ofendido.

“O terror, as ameaças e a intimidação são armas que os terroristas utilizam para, assim, tentar mudar o comportamento das pessoas e levá-las a agir de acordo com sua vontade”, escreve o Jyllands-Posten no seu editorial. “O fundamentalismo da ofensa constitui a maior ameaça à liberdade de expressão. Esse fundamentalismo pressupõe que uma pessoa tem o direito especial de reagir violentamente se for ofendida. Chegou o momento de dizermos: Basta!”

 

Fonte das imagens:

Zombietime

Um comentário:

Mol-TaGGe disse...

Passei para desejar um feliz 2010, cheio de saúde e paz. E, como não poderia deixar de ser, dizer que o post ficou excelente.
ABÇão carinhoso.