Chanucá ou Festival das Luzes é um ritual da cultura judaica, onde os judeus colocam o Chanukiya (candelabro de oito braços) na janela de suas casas, de frente para rua. Essa celebração tem duração de oito dias e começa sempre após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev, ou seja, na noite do 25º dia.
Segundo a tradição judaica, a primeira vela do candelabro (da extrema direita) é acesa na primeira noite do 25º dia do mês judaico e subsequentemente se acende as outras velas.
Nessa celebração, os judeus (adultos e crianças) tem por hábito jogar dreidel, jogo onde se usa um pião (sevivon).
Como prêmio, os participantes ganham guloseimas como o Sufganiot (conhecido por nós como “sonho”), o Levivot ou latkes (bolinhos ou panquecas de batata) e nozes.
O Chanucá ou Hanucá, é uma palavra de origem hebraica, significa “dedicação” ou “inauguração”.
O Festival de Chanucá foi instituído por Judas Macabeu e seus irmãos para celebrar a vitória do pequeno exército judeu contra os grego-sirios que nominavam a cidade de Jerusalém e praticavam rituais de sacrificios de animais imundos (kasher) no altar do Templo, dominado desde 167 a.C; além de terem erguido a imagem de Zeus no altar do Templo.
O primeiro dia do Chamucá, foi um dia de purificação do altar do Templo de Jerusalém, profanado pela cultura helênica, onde os judeus construíram novos objetos sagrados.
Quando todo o Templo foi purificado, o candelabro (Chanukiya) foi aceso com azeite puro de oliva pelos Macabeus. A quantidade de azeite existente no Templo era suficiente apenas para um dia, mas milagrosamente durou oito dias. Em comemoração a esse milagre, o Chanucá é uma festa comemorada por oito dias e onde o povo judeu, com orgulho, enaltece o triunfo de seus antepassados.
Nota: Em 2009, a comunidade judaica, começou a comemoração do Chanucá no dia 11 de dezembro e terminará no dia 18 de dezembro.
Para saber mais sobre o Chanucá, acesse:
História, significado, leis e costumes – Monte Sinai Festa do Chanucá
Nenhum comentário:
Postar um comentário