A Cidade Proibida fica no centro da antiga Pequim, é o maior complexo de palácios do mundo, uma obra arquitetônica suntuosa que começou a ser construída em 1406 pelo imperador Yongle, o terceiro da Dinastia Ming, e levou quatorze anos para ficar pronta.
A Cidade Proibida - um dos lugares mais famosos da China
O vasto território (720 mil metros quadrados), foi construído para ser o centro político da China e residência do imperador. A Cidade Proibida era protegida por um rígido sistema de segurança, somente a família do imperador, serviçais especiais e oficiais, tinham autorização para entrar e sair da cidade que era cercada por uma muralha de 3,4 quilômetros de extensão.
A Cidade Proibida, por 500 anos, foi a capital do império chinês, o lar de 24 imperadores.
Em 1912, com o fim da dinastia do último imperador chinês, Puyi, a Cidade Perdida deixou de ser a capital do império chinês. Em 1925 o palácio foi aberto como museu, até que, em 1931 o exército japonês atacou e retirou da cidade 19 mil caixas do palácio contendo tesouros nacionais que, após a Segunda Guerra Mundial foram devolvidos.
Desde de 1950, a Cidade Proibida vem sendo restaurada. Em 1987 a Cidade Proibida foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade.
O Museu Metropolitan de Nova York inaugurou a exposição “O Paraíso Privado do Imperador: Tesouros da Cidade Perdida”, com obras retiradas da área mais secreta do palácio imperial de Pequim.
A exposição fica em cartaz até o dia 1º de maio de 2011.
Exposição em Nova York revela relíquias da cidade Proibida de Pequim
Assista ao vídeo - China: Por Dentro da Cidade Proibida (1/5)
Dando uma olhada nas fotos do Google Imagens, dá para se ter ideia da beleza da arquitetura da Cidade. Deve ser mágico entrar na Cidade Perdida!
ResponderExcluirAbç, Alexandre.
Eu tive a oportunidade de conhecer a Cidade Proibida. A sensação é inesquecível. Vale a pena mesmo.
ResponderExcluir