Diego Rivera, nome completo, Diego María de la Concepción Juan Nepomuceno Estanislao de la Rivera, nasceu no México, cidade de Guanajuato, 8 de dezembro de 1886.
O artista Diego Rivera, criou, ao lado de José Clemente Orozco e David Siqueiros, o movimento muralístico. Conhecidos como “Los Tres Grandes”, esses artistas usaram a pintura mural para criticar a história política do México dominado pela metrópole espanhola e as oligarquias nacionais que atendiam aos interesses da metrópole.
Através de seus murais, Rivera, mostrou a vida e o trabalho do povo mexicano, a exploração do indígena e exaltou também os seus heróis. Até então, a arte mexicana estava limitada a um mundinho burguês e submissa a metrópole espanhola. O muralismo de Rivera foi uma arte pública, um diálogo com os menos favorecidos socialmente. Uma arte tão importante que foi colocada a serviço da revolução mexicana.
Diego Rivera pintou mais de dois mil quadros, cinco mil desenhos e cerca de mil metros quadrados de pintura mural.
Frida Kahlo e Diego Rivera
Diego Rivera foi casado com a pintora russa Angelina Beloff e com a pintora mexicana Frida Kahlo, com quem viveu um casamento conturbado. Diego Rivera morreu no dia 24 de novembro de 1957.
Em Murais Mexicanos: a arte para o povo, você poderá conhecer um pouco mais sobre a biografia de Diego Rivera, entender qual foi a relação do muralista com a Revolução Mexicana e conhecer os mais importantes artistas do movimento muralista.
Obras de Diego Rivera (Pinturas e Murais)
Pinturas
Murais
Para conhecer mais a obra de Diego Rivera, acesse Olga’s Gallery
vídeo - Diego Rivera Paintings
Muito bom o conteúdo do blog. Bem cultural. Já adicionei o link do Leões e Cordeiros na Homepage do SOSVIP. Abração e sucesso.
ResponderExcluir