O jongo é uma manifestação cultural que combina dança e música, oriunda das senzalas das plantações de café e de cana-de-açúcar do sudeste brasileiro. Preocupados com a extinção dessa tradição, Mestre Darcy e sua mãe, vovó Maria Joana Rezadeira, fundaram o grupo Jongo da Serrinha.
Considerado o pai do samba, o jongo é uma dança de umbigada que foi trazida ao Brasil pelos africanos escravizados. Após a abolição da escravatura, migrou das senzalas do Vale do Paraíba para o Rio de Janeiro. Um de seus últimos redutos, o Morro da Serrinha, em Madureira, ainda existe graças à atuação de vovó Maria Joana Rezadeira e de seu filho, o percussionista Darcy Monteiro. Mestre Darcy foi responsável por levar a dança e a música feitas nos quintais para universidades, palco e centros culturais.
Com 40 anos de existência, é um dos mais importantes grupos de cultura do Brasil e já recebeu diversos prêmios por seu trabalho artístico e social. Selecionado na edição 2007-2009 do Rumos Música, o Jongo da Serrinha se apresenta nesta segunda, na TV cultura.
Não esqueça: na próxima segunda, 9 de novembro, às 23h40, show do grupo Jongo da Serrinha na série de Shows da Música, na TV Cultura.
Essa é uma parceria entre o Itaú Cultural e TV Cultura - Rumos da Música
Imagem: Cia de Foto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As opiniões expressas nos comentários não refletem a opinião do autor do texto.
Não será permitido ofensas, nem intolerância racial e religiosa. Faça bom uso desse espaço!