Não existe uma definição unânime a respeito do que seja arte. Arte, segundo o dicionário Houaiss é a “produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a conscientização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana”.
No dicionário Aurélio diz, “Arte é a capacidade ou atividade humana de criação plástica ou musical”.
Outra definição diz, “Arte é a atividade humana ligada a manifestação de ordem estética, realizada por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores”.
Todas essas definições são conceitos relativos. Arte é subjetiva, é beleza que transcende. Até um amontoado de papel pode ser considerado arte, basta que alguém assim considere. Arte é fruto da ótica pela qual o artista exerga a vida.
Sabemos que desde a pré-história a arte sempre existiu e como fenômeno cultural foi se modificando com a evolução da humanidade.
A Manifestação da Arte
No passado a arte estava vinculada a arte plástica (pintura e escultura). Hoje a arte é mais abrangente, não se limita apenas as artes plásticas. O desenho, cinema, artes cênicas, artes visuais, graffiti, música, fotografia, arquitetura, literatura (poesia e prosa), dança, arte digital, entre outras dentro dessas categorias citadas, são consideradas manifestações da arte.
A Função da Arte
A arte está ligada as manifestações religiosas, políticas e sociais. A verdadeira essência da arte e do artista é transformar a realidade de acordo com seus ideais e pensamentos.
A arte é suporte capaz de decifrar um momento histórico, as regras de conduta, a cultura de um povo, a ideologia, a religião e a etnia, de uma determinada época.
Se no passado a arte era um privilégio das classes favorecidas, hoje a arte é mais eclética. Ela incluiu culturalmente as classes menos favorecidas que passaram a ter mais acesso aos livros, ao cinema, a música, a dança, e todas as outras manifestações da arte.
Para entender um obra de arte é preciso analisar quando ela foi produzida, o momento histórico, ideológico e social vivido pelo artista. Segundo o jornalista, crítico de arte, autor do livro Os Pincéis de Deus: Vida e Obra do Pintor naïf Waldomiro de Deus, para entender e analisar uma obra de arte é preciso seguir alguns critérios. Leia mais em ArtCanal
É lastimável que em países subdesenvolvidos os governantes não enxerguem a arte como uma ferramenta para a educação de seu povo. A arte tem o poder de curar e reabilitar, estimular, ajustar socialmente um indíviduo, organizar o pensamento e ensinar.
“Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver…”
(Bertold Brecht)
Peço descupas aos que deixaram comentário aqui. Acidentalmente, hoje pela manhã excluir dois comentários.
ResponderExcluirArte para mim é pura expressão. É o momento no qual aguçamos os nossos sentidos e nos deixamos envolver. Eu vejo arte em tudo o que me emociona, que me faz parar para olhar e refletir sobre aquilo. Como estudante de comunicação eu digo que a arte é vital. Admiro muito quem a faz.
ResponderExcluirEstava há um tempo sem vir aqui! Voltei :) Abraços e bom domingo Beth!
Beth,
ResponderExcluirAdoro o seu blog. Sempre dou uma passadinha por aqui para aprender e descobrir coisas novas. Um grande abraço,
Angela
Beth,
ResponderExcluirque delícia descobrir seu blog múltiplo e tão cuidadosamente montado!
Vivo viagens aqui!
Eliane