Wassily Kandinsky, pintor abstracionista e professor da Bahaus, nasceu em Moscou, 16 de dezembro de 1866. Adquiriu cidadania Alemã e mais tarde se naturalizou Francês. Kandinsky foi o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstracionista, uma arte que não é uma representação da realidade, mas uma arte que carrega a beleza interior e o fervor de espirito através dos simbolos e a psicologia da cor. Kandinsky foi o mais famoso entre os pintores do 'trio sagrado da abstração', junto com Piet Mondrian e Kasimir Malevich. Kandinsky era formado em economia politica e em Direito, quando conheceu um quadro de Monet e se apaixonou pela pintura, abandonou o direito e foi estudar arte na Academia Real, em Munique.
Os primeiros trabalhos de Kandinsky exprimiam a musicalidade e o folclore Russo e um simpatia pelo fauvismo. Muitas das suas pinturas tem influência da música do compositor Arnold Scönberg.
Beleza Russa em meio a uma Paisagem - Kandinsky
Kandinsky tinha uma afinidade muito grande com a teoria teosófica e foi influênciado por Helena Petrovna Blavatsky, expoente da Teosofia. Segundo a teoria teosófica, a criação é uma proporção geométrica, começando num único ponto. O aspecto criativo da formas é expressado por uma série descendente de círculos, triângulos e quadrados. Utilizando essa teoria teosófica, Kandinsky escreveu dois livros que falam desses princípios básicos: o Almanaque do Cavavaleiro Azul, "Der Blaue Reiter", 1912, que seviram tanto como defesa e promoção da arte abstrata, assim como uma prova de que todas as formas de arte eram igualmente capazes de alcançar o nível da espiritualidade. ele acreditava que a cor podia ser usada numa pintura como uma coisa autônoma e distanciada de uma discrição visual de um objeto ou de qualquer outra forma. Em 1911 Kandinsky publicou o ensaio "Do Espiritual na Arte", onde tratou a manifestação artística como expressão de uma necessidade interior. Há quem diga, que influência de Kandinsky na história da arte do ocidente talvez resulte mais dos seus trabalhos teóricos do que propriamente das suas pinturas."
Kandinsky dividiu seus quadros em três grupos:
'Impressão' - Uma referência ao modelo naturalista.
Old Town II - 1902
O Cavaleiro Azul - 1903 - simboliza um peronagem dos contos de fada, representa o virtuoso combate do bem e do mal, simbolizando luta e renovação.
Couple Riding - 1906
Autumn in Bavaria - 1908
'Improvisação' - Onde seus trabalhos refletem emoções espontâneas, através da comunicação entre si, de cores e formas.
Composition IV - 1911
Fuga - 1914
Ravine Improvisation - 1914
Moscovo I - 1916
'Composição' - O grau mais complexo e elevado, alcançado após longos trabalhos preparatórios.
Black and Violet - 1923
Composition 8 - 1923
White II - 1923
Transverse Line - 1923
Yellow, Red e Blue - 1925
Composition 9 - 1936
Composition 10 - 1939
White Figure - 1943
Esse, entre outros quadros de Kandinsky, pertencem a fundação Solomom Robert Guggenheim, Nova Iorque, e fazem parte da exposição permanente do Museu Guggenheim.
Around the Circle - 1949
Kandinsky morreu em 1944, na França.
A vida de Kandinsky
História da Arte Abstrata
Olga's Gallery - Quadros de Kandinsky
Galeria de Arte Vassily Kandinsky
parabens pela excelente reunião de informações
ResponderExcluir