sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Cinema e Artes Visuais - Itaú Cultural
Dentro de uma lâmpada, um bailarino sapateia. Cavalinhos de balanço cruzam desertos e superfícies cobertas de neve em uma típica casa inglesa. A obra As Meninas (1656), de Diego Velázquez, é invadida por uma câmera.
Estranho? Esses são alguns dos 18 trabalhos que compõem a exposição Cinema Sim − Narrativas e Projeções, que explora a presença da linguagem cinematográfica nas artes visuais. Em cartaz na sede do Itaú Cultural a partir de 29 de outubro, conta com obras de 11 artistas, entre eles o inglês Anthony McCall e o francês Thierry Kuntzel.
Para aprofundar o debate sobre essa relação entre linguagens, foram convidados, além dos artistas da exposição, críticos, cineastas e pesquisadores. Entre 30 de outubro e 1º de novembro, tem lugar o seminário Ainda Cinema, com coordenação de Katia Maciel, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O encerramento do seminário é celebrado com palestra do teórico francês Raymond Bellour e com o lançamento das publicações relacionadas ao evento: o livro Ensaios e Reflexões − com textos dos participantes do seminário − e os catálogos da exposição Cinema Sim − Narrativas e Projeções e da mostra O Visível e o Invisível.
Confira a programação completa, as sinopses das obras e as biografias dos participantes no hotsite Cinema Sim − Narrativas e Projeções.
Exposição
quarta 29 outubro a domingo 21 dezembro 2008
terça a sexta 10h às 21h
sábado domingo feriado 10h às 19h
Seminário
quinta 30 outubro a sábado 1 novembro
Mostra
terça 18 a domingo 23 novembro
os eventos têm entrada franca
[os ingressos para o seminário e para a mostra são distribuídos com meia hora de antecedência]
Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 - Paraíso (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
informações 11 2168 1777 | Itau Cultural
imagem: Helga Vaz/Itaú Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As opiniões expressas nos comentários não refletem a opinião do autor do texto.
Não será permitido ofensas, nem intolerância racial e religiosa. Faça bom uso desse espaço!