domingo, 16 de janeiro de 2011

As Fotografias de Mapplethorpe

Robert Mapplethorpe foi um dos grandes fotógrafos estadunidense. Explorou em sua arte o universo homossexual e sadomasoquista e por isso é considerado um dos artistas mais polêmicos dos anos 80.

Mapplethorpe nasceu em nova Iorque, 4 de novembro de 1946. Estudou arte no Pratt Institute do Brooklyn. 

Foi na arte da fotografia que o artista expressou suas inquietações. Ele defendeu o sexo sem tabus e explorou o universo da homossexualidade, os jogos eróticos, a natureza morta, flores, autorretrato (alguns vestido de mulher), crianças nuas e celebridades.

Se por um lado, as fotografias de Mapplethorpe, são ricas em refinamento e dominio técnico, por outro, chocam grupos conservadores e religiosos que consideram suas fotos um atentado ao pudor.

Robert Mapplethorpe morreu em 1988, vítima do vírus da Aids. É considerado o símbolo da luta pelos direitos homossexuais nos EUA.

As imagens podem chocar, mas a arte como valor cultural, trabalha com o desenvolvimento de singularidades e não com verdades concebidas pela maioria. A arte, não é, e nem nunca será subserviente.

O Nu sempre esteve presente na história da arte. A pintura, a escultura, a dança e a fotografia, encontram na nudez a sensualidade que evoca os mais diferentes tipos de sentimentos.

 

Pablo Picasso, bem colocou:

“A arte nunca é casta, se deveria mantê-la longe de todos os cândidos ignorantes. Nunca deveria deixar impreparada se lhe aproximasse. Sim, a arte é perigosa. Se é casta não é arte.”

 

As fotografias de Mapplethorpe

 

mapplethorpe

 

Robert_Mapplethorpe_PhillipPrioleau_1980

 

two-men-dancing_1984_robert-mapplethorpe

 

RobertMapplethorpe vaso

 

robert-mapplethorpe_andy-wahol

 

robert-mapplethorpe

 

Paul  R Mapplethorpe

 

nudez masculina

 

Mapplethorpe--tulip

 

lisalyon

 

mapplethorpe autorretrato

 

mapplethorpe homem de terno

 

mapplethorpe perfection

 

mapplethorpe orquidea

 

mapplethorpe_derrick

 

mapplethorpe.jpg.scaled 

 

mapplethorpe_calla

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ajuda as Vítimas das Chuvas na Região Serrana

A Superintendência de Direitos da Mulher da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALERJ estão se mobilizando para ajudar as vítimas das chuvas na Região Serrana.

Neste sentido, estamos divulgando os endereços onde devem ser entregues os donativos que serão levados para Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

FIA – Rio de Janeiro – Rua Voluntário da Pátria, 120, Botafogo. Tel: 2334 – 8030

FIA – Niterói – Rua General Castrioto, 589 – Barreto – Tel: 3707 1492

Os principais itens para doação:

Água mineral, alimentos não perecíveis, roupas em geral, cama, banho, roupas íntimas, cobertores, fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza.

É extremamente importante a doação de sangue, que pode ser feita no HEMORIO – Rua Frei Caneca, nº 8, diariamente das 7h às 18h – inclusive sábados, domingos e feriados. Tel: 0800-2820708 (neste número pode-se obter informações sobre outros 26 locais de coleta)

solidariedade

Sua colaboração é muito importante!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Martha Medeiros – Crônicas e Textos

A escritora Martha Medeiros é natural da cidade de Porto Alegre, nasceu no dia 20 de agosto de 1961. Formada em Jornalismo pela PUC do Rio Grande do Sul, trabalhou com propaganda e publicidade, mas largou a profissão e passou a dedicar-se a poesia.

Atualmente, Martha Medeiros é considerada uma das mais importantes escritoras contemporânea.

Martha tem 19 livros publicados, alguns adaptados para o teatro e o cinema; escreve para o jornal Zero Hora de Porto Alegre e para o Jornal O Globo do Rio de Janeiro. Com muita sensibilidade e propriedade, as crônicas, textos e poesias de Martha Medeiros  abordam temas atuais: relacionamentos, amores, família, e todo o universo de sentimentos que norteiam a vida de qualquer ser humano.

doida Martha Medeiros foto

“Sou uma mulher madura, que as vezes brinca de balanço. Sou uma  criança insegura, que as vezes anda de Salto alto.”

Obra de Martha Medeiros

 

* Strep Tease (1985)

* Meia Noite e um Quarto (1987)

* Persona Non Grata (1991)

* Cara Lavada (1995)

* Geração Bivolt (1995)

* Santiago do Chile (1996)

* Topless (1997)

* Poesia Reunida (1998)

* Trem Bala (1999)

* Non Stop (2000)

* Cartas Extraviadas e Outros Poemas (2000)

* Divã (2002)

* Montanha-Russa (2003)

* Esquisita como Eu (2004)

* Selma e Sinatra (2005)

* Tudo que Eu Queria te Dizer (2007)

* Doidas e Santas (2008)

* Fora de Mim (2010)

* Agenda 2011 – Uma agenda com frases e poemas de Martha Medeiros.

 

Crônicas e Textos de Martha Medeiros

A Morte Devagar – Martha Medeiros

Morre lentamente quem não troca de idéias, não troca de discurso, evita as próprias contradições.

Morre lentamente quem vira escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajeto e as mesmas compras no supermercado. Quem não troca de marca, não arrisca vestir uma cor nova, não dá papo para quem não conhece.

Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru e seu parceiro diário. Muitos não podem comprar um livro ou uma entrada de cinema, mas muitos podem, e ainda assim alienam-se diante de um tubo de imagens que traz informação e entretenimento, mas que não deveria, mesmo com apenas 14 polegadas, ocupar tanto espaço em uma vida.

Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o preto no branco e os pingos nos is a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam brilho nos olhos, sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não acha graça de si mesmo.

Morre lentamente quem destrói seu amor-próprio. Pode ser depressão, que é doença séria e requer ajuda profissional. Então fenece a cada dia quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem não trabalha e quem não estuda, e na maioria das vezes isso não é opção e, sim, destino: então um governo omisso pode matar lentamente uma boa parcela da população.

Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projeto antes de iniciá-lo, não perguntando sobre um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe. Morre muita gente lentamente, e esta é a morte mais ingrata e traiçoeira, pois quando ela se aproxima de verdade, aí já estamos muito destreinados para percorrer o pouco tempo restante. Que amanhã, portanto, demore muito para ser o nosso dia. Já que não podemos evitar um final repentino, que ao menos evitemos a morte em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar.

 

Normose – Martha Medeiros

Lendo uma entrevista do professor Hermógenes, 86 anos, considerado o fundador da ioga no Brasil, ouvi uma palavra inventada por ele que me pareceu muito procedente: ele disse que o ser humano está sofrendo de normose, a doença de ser normal. Todo mundo quer se encaixar num padrão. Só que o padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar. O sujeito "normal" é magro, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido. Quem não se "normaliza" acaba adoecendo. A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento. A pergunta a ser feita é: quem espera o que de nós? Quem são esses ditadores de comportamento a quem estamos outorgando tanto poder sobre nossas vidas?

Eles não existem. Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que você seja assim ou assado. Quem nos exige é uma coletividade abstrata que ganha "presença" através de modelos de comportamento amplamente divulgados. Só que não existe lei que obrigue você a ser do mesmo jeito que todos, seja lá quem for todos. Melhor se preocupar em ser você mesmo.

A normose não é brincadeira. Ela estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer o que não se precisa. Você precisa de quantos pares de sapato? Comparecer em quantas festas por mês? Pesar quantos quilos até o verão chegar?

Não é necessário fazer curso de nada para aprender a se desapegar de exigências fictícias.

Um pouco de auto-estima basta. Pense nas pessoas que você mais admira: não são as que seguem todas as regras bovinamente, e sim aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo. Criaram o seu "normal" e jogaram fora a fórmula, não patentearam, não passaram adiante. O normal de cada um tem que ser original. Não adianta querer tomar para si as ilusões e desejos dos outros. É fraude. E uma vida fraudulenta faz sofrer demais.

Eu não sou filiada, seguidora, fiel, ou discípula de nenhuma religião ou crença, mas simpatizo cada vez mais com quem nos ajuda a remover obstáculos mentais e emocionais, e a viver de forma mais íntegra, simples e sincera. Por isso divulgo o alerta: a normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes.

Intimidade – Martha Medeiros

Houve um tempo, crianças, em que a gente não falava de sexo como quem fala de um pedaço de torta. Ninguém dizia Fulano comeu Beltrana, assim, com essa vulgaridade. Nada disso. Fulano tinha dormido com ela. Era este o verbo. O que os dois tinham feito antes de dormir, ou ao acordar, ficava subentendido. A informação era esta, dormiram juntos, ponto. Mesmo que eles não tivessem pregado o olho nem por um instante.

Lembrei desta expressão ao assistir Encontros e Desencontros. No filme, Bill Murray e Scarlett Johansson fazem o papel de dois americanos que hospedam-se no mesmo hotel em Tóquio e têm em comum a insônia e o estranhamento: estão perdidos no fuso horário, na cultura, no idioma, e precisando com urgência encontrar a si mesmos. Cruzam-se no bar. Gostam-se. Ajudam-se. E acabam dormindo juntos. Dormindo mesmo. Zzzzzzzzzzz.

A cena mostra ambos deitados na mesma cama, vestidos, conversando, quando começam a apagar lentamente, vencidos pelo cansaço. Antes de sucumbir ao mundo dos sonhos, ele ainda tem o impulso de tocar nela, que está ao seu lado, em posição fetal. Pousa, então, a mão no pé dela, que está descalço. E assim ficam os dois, de olhos fechados, capturados pelo sono, numa intimidade raramente mostrada no cinema.

Hoje, se você perguntar para qualquer pré-adolescente o que significa se divertir, ele dirá que é beijar muito. Fazer campeonato de quem pega mais. Beijar quatro, sete, treze. Quebram o próprio recorde e voltam pra casa sentindo um vazio estúpido, porque continuam sem a menor idéia do que seja um encontro de verdade, reconhecer-se em outra pessoa, amar alguém instintivamente, sem planejamento. Estão todos perdidos em Tóquio.

Intimidade é coisa rara e prescinde de instruções. As revistas podem até fazer testes do tipo: “descubra se vocês são íntimos, marque um xis na resposta certa”, mas nem perca seu tempo, a intimidade não se presta a fórmulas, não está relacionada a tempo de convívio, é muito mais uma comunhão instantânea e inexplicável. Intimidade é você se sentir tão à vontade com outra pessoa como se estivesse sozinho. É não precisar contemporizar, atuar, seduzir. É conseguir ir pra cama sem escovar os dentes, é esquecer de fechar as janelas, é compartilhar com alguém um estado de inconsciência. Dormir juntos é muito mais íntimo que sexo.

 

Em Caso de Despressurização – Martha Medeiros

Eu estava dentro de um avião, prestes a decolar, e pela milionésima vez na vida escutava a orientação da comissária: "Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente à sua frente. Coloque primeiro a sua e só então auxilie quem estiver ao seu lado." E a imagem no monitor mostrava justamente isso, uma mãe colocando a máscara no filho pequeno, estando ela já com a dela.

É uma imagem um pouco aflitiva, porque a tendência de todas as mães é primeiro salvar o filho e depois pensar em si mesma. Um instinto natural da fêmea que há em nós. Mas a orientação dentro dos aviões tem lógica: como poderíamos ajudar quem quer que seja estando desmaiadas, sufocadas, despressurizadas?

Isso vem ao encontro de algo que sempre defendi, por mais que pareça egoísmo: se quer colaborar com o mundo, comece por você.
Tem gente à beça fazendo discurso pela ordem e reclamando em nome dos outros, mas mantém a própria vida desarrumada. Trabalham naquilo que não gostam, não se esforçam para manter uma relação de amor prazerosa, não cuidam da própria saúde, não se interessam por cultura e informação e estão mais propensos a rosnar do que a aprender. Com a cabeça assim minada, vão passar que tipo de tranqüilidade adiante? Que espécie de exemplo? E vão reivindicar o quê?

Quer uma cidade mais limpa, comece pelo seu quarto, seu banheiro e seu jardim. Quer mais justiça social, respeite os direitos da empregada que trabalha na sua casa. Um trânsito menos violento, é simples: avalie como você mesmo dirige.

E uma vida melhor para todos? Pô, ajudaria bastante pôr um sorriso nesse rosto, encontrar soluções viáveis para seus problemas, dar uma melhorada em você mesmo.

Parece simplório, mas é apenas simples. Não sei se esse é o tal "segredo" que andou circulando pelos cinemas e sendo publicado em livro, mas o fato é que dar um jeito em si mesmo já é uma boa contribuição para salvar o mundo, essa missão heróica e tão bem intencionada.

Claro que não é preciso estar com a vida ganha para ser solidário. A experiência mostra que as pessoas que mais se sensibilizam com os dilemas alheios são aquelas que ainda têm muito a resolver na sua vida pessoal. Por outro lado, elas não praguejam, não gastam seu latim à toa: agem. A generosidade é seu oxigênio.

Tudo o que nos acontece é responsabilidade nossa, tanto a parte boa quanto a parte ruim da nossa história, salvo fatalidades do destino e abandonos sociais. E, mesmo entre os menos afortunados, há os que viram o jogo, ao contrário daqueles que apenas viram uns chatos.

Portanto, fazer nossa parte é o mínimo que se espera.
Antes de falar mal da "Caras", pense se você mesmo não anda fazendo muita fofoca. Coloque sua camiseta pró-ecologia, mas antes lembre-se de não jogar lixo na rua e nem de usar o carro desnecessariamente. Reduza o desperdício na sua casa.

Uma coisa está relacionada com a outra: você e o universo. Quer mesmo salvá-lo? Analise seu próprio comportamento. Não se sinta culpado por pensar em si próprio. Cuide do seu espírito, do seu humor. Arrume seu cotidiano. Agora sim, estando quite consigo mesmo, vá em frente e mostre aos outros como se faz.

 

A princípio ou A Felicidade Realista – Martha Medeiros

De norte a sul, de leste a oeste, todo mundo quer ser feliz. Não é tarefa das mais fáceis.

A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda  mais complexos.

Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos,sarados, irresistíveis.

Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica, a bolsa Louis Vitton e uma temporada num spa cinco estrelas.

E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando.

Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito.

É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Por que só podemos ser felizes formando um par e não como pares?

Ter um parceiro constante, não é sinônimo de felicidade, a não ser que seja a felicidade de estar correspondendo a expectativas da sociedade, mas isso é outro assunto.

Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com parceiros, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.

Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como  um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.

Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno.

Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz mas sem exigir-se desumanamente.

A vida não é um game onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade.

Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo.

 

Juventude Eterna – Martha Medeiros

Essa história que eu vou contar agora aconteceu com uma mulher inteligente que estava fazendo uma palestra. Diz ela: "Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher.

Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi. Foi um momento inesquecível... A platéia inteira fez um "oooohh" de descrédito.

Aí fiquei pensando: "pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?" Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado "juventude eterna".

Estão todos em busca da reversão do tempo. Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.

Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada. A fonte da juventude chama-se mudança. De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.

A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas. Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.

Mudança, o que vem a ser tal coisa? Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho. Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.

Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.

Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.

Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

OLHE-SE NO ESPELHO...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os Grandes Museus

Entre os grandes museus do mundo, o Louvre se destaca por ser o mais famoso. Localizado em Paris, o Louvre, no passado foi residência de monarcas franceses e hoje abriga obras importantes como, a pintura mais famosa de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa; a Vénus de Milos; obras de Michelangelo, Ticiano, entre tantos outros artistas geniais. Nenhum outro museu no mundo é mais visitado do que o Louvre. Sua fundação data de 1793.

view-louvre 

 

British Museu foi criado em 1753, localizado em Londres, abriga peças importantes como, o Partenon de Atenas e outras relíquias da Antiguidade. O Museu Britânico foi o primeiro grande museu público do mundo.

British-Museum

 

O Museu do Prado, localizado em Madri, é um dos mais importantes museus do mundo. Guarda um grande acervo de arte espanhola, esculturas da Antiguidade Clássica, pinturas italianas e uma rica coleção de arte decorativa.

museu do prado madri espanha

 

Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, EUA, foi fundado em 1820. É considerado um dos mais importantes museus do mundo por abrigar coleções de pintura europeia dos séculos XII-XX, além de obras de arte antiga (grega, romana, egípcia e assírio-babilônica), e obras de arte oriental.

Metropolitan_Museum_of_Art_at_New_York

 

Museu de Arte Moderna (MoMA), localizado e Nova York, foi fundado em 1929. O MoMA é famoso por ser dedicado exclusivamente a arte moderna. Possui departamentos de filmes, vídeos, fotografia, pintura, escultura e desenhos.

The Museum of Modern Art, designed by Yoshio Taniguchi. Entrance at 53rd Street. 
© 2006Timothy Hursley

 

National Gallery of Art, Washington, fundado em 1937, possui uma das melhores coleções de pinturas e esculturas ocidentais do mundo, além de arte decorativa e porcelanas.

national gallery art washington 

 

National Gallery, Londres, Inglaterra, foi fundada em 1824 e um dos mais importantes museus da europa e um dos mais conhecidos do mundo. No seu vasto acervo, destacam-se obras de Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio, Rembrandt, Turner, Renoir, Monet, Van Gogh, Degas, Manet, Picasso, Vermeer, Gauguin, entre outros.

National_Gallery londres

 

Tate Modern é um museu britânico de arte moderna e contemporânea. Foi fundado em 2000 e possui um rico acervo com obras de Chirico, Francis Bacon, Chagall, Picasso, Matissi, Braque, entre outros artistas do século XX. O museu Tate modern é a terceira atração londrina.

tate_modern londres

 

Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido como o Museu das Janelas Verdes, localizado em Lisboa, foi inaugurado em 1884. Atualmente possui a maior coleção de pinturas de Portugal, uma extensa coleção de cerâmica portuguesa e chinesa, 2200 pinturas de origem nacional e europeia, e uma bela coleção de tesouros eclesiásticos.

museu_Arte_Antiga lisboa

 

Museu Americano de História Natural (American Museum of Natural History), localizado em Nova Iorque, foi fundado em 1869 e possui uma vasta coleção de fósseis de dinossauros.

museu de historia natural

 

Museu de Orsay (musée d’Orsay), localizado em Paris, possui uma importante coleção de pinturas e esculturas da arte ocidental. Obras de pintores famosos como, monet, Degas, Van Gogh, estão em exposição permanente.

musee_dorsay

Segundo a definição aprovada pela 20ª Assembléia Geral, Espanha, 6 de julho de 2001: um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para a educação e deleite da sociedade. (Fonte: IBRAN)

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Tolkien - Histórias de Fantasia Medieval

J.R.R Tolkien (John Reuel Tolkien) foi um dos mais brilhantes autores do século XX. Tolkien encantou e influenciou toda uma geração com suas histórias de fantasia medieval, onde seres como, hobbits, anões, elfos, trolls e orcs, aparecem cercados de mistério e magia.

 

Tolkien escritor

 

J.R.R Tolkien, nasceu no dia 3 de janeiro de 1892 na África do Sul. Estudou Língua Inglesa em Oxford, foi professor universitário e se tornou escritor ao publicar, em 1937, seu primeiro grande sucesso, O Hobbit, um livro que conta a história de Bilbo Baggins.

 

tolkien hobbit

 

Entre 1954 e 1955, Tolkien publicou sua obra mais conhecida, a trilogia O Senhor dos Anéis, traduzido em mais de 45 idiomas, um sucesso de venda que consagrou J.R.R Tolkien como o mais brilhante escritor da literatura fantástica.

 

tolkien senhor dos aneis

 

J.R.R Tolkien morreu no dia 2 de setembro de 1973 devido a uma infecção pulmonar.

Obras de Tolkien no Brasil

* O Hobbit

* O Senhor dos Anéis (trilogia): A Sociedade do Anel, As Duas Torres, O Retorno do Rei

* O Silmarillion

* Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média

* Os Filhos de Húrin

* Roverandom

* Mestre Gil de Ham

* As Cartas de J.R.R Tolkien

* Sobre História de Fadas

* As Aventuras de Tom Bombadil

* A Lenda de Sigurd e Gudrún

 

Leia, Biografia de J.R.R Tolkien

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 – Cultura e Tecnologia

Os principais acontecimentos de 2010. Uma retrospectiva que relembra as principais notícias de cultura e tecnologia:

A morte do escritor lusitano, José Saramago
jose saramago

O show do ex-beatles Paul Mac Cartney no Brasil
paul mac cartney ex beatles no brasil

O lançamento do filme Avatar, a maior bilheteria da história do cinema
avatar

O Oscar de melhor filme para Guerra ao Terror
filme guerra ao terror

O lançamento do filme A Rede Social, que fala sobre o criador do facebook, Mark Elliot Zuckerberg
facebook a rede social

A volta do Capitão Nascimento, filme Tropa de Elite 2
tropa de elite

O vazamento de informações confidenciais feitas pelo site Wikileaks
wikiLeaks
Mais acontecimentos culturais e tecnológicos, acesse, http://g1.globo.com/especiais/virada-de-ano-2010-2011/noticia/2010/12/relembre-principais-noticias-de-cultura-e-tecnologia-em-2010.html

Feliz Ano Novo!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pinturas de Mark Rothko

Mark Rothko foi um dos mais importantes pintores expressionista abstrato. Rothko, nasceu na Letônia, Rússia, no dia 25 de setembro de 1903, e se naturalizou estadunidense em 1940. Rothko experimentou o surrealismo, mas se consagrou como expressionista, em sua forma abstrata, figurativa e contemplativa.

 

markRothko

O artista Mark Rothko era um homem culto que se interessava por música, literatura, filosofia e mitologia grega. Apesar de ser classificado pelos amigos como sendo um homem propenso a brigas, facilmente irritável, era também um homem amável e sensível.

A obra de Rothko mostra um ser humano ambíguo que, através das cores, questiona a sua existência e expressa emoções humanas básicas: tragédia, paixão e sublimidade.

“A experiência trágica fortificante é para mim a única fonte de arte.”

Mark Rothko, impedido de pintar devido a um aneurisma de aorta, suicidou-se no dia 25 de fevereiro do ano de 1970.

 

Pinturas de Mark Rothko

 

rothko mark red on maroon

 

Rothko-Aubade 1944 gouache        

 underground fantasy 1940 rothko

mark rothko abstrato contemplativo 

slow swirl at the edge of the sea 1944 oil

rothko 1949 oil guggenheim ny

 

rothko black on grey

1941-42 rothko untitled

 

* Paitings Mark Rothko Art Gallery

* Para entender a obra de Mark Rothko, leia a resenha do livro a Realidade do Artista – Editora Cotovia

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Os Animais mais Bizarros do Mundo

Os 10 animais mais bizarros do mundo

1. Hemeroplanes cartepillar – uma lagarta muito parecida com uma cobra, na verdade essa aparência é mimetizada quando ela se sente ameaçada. Vive nas florestas úmidas do México e América Central. Não é venenosa. Encontra-se ameaçada de extinção por causa do desmatamento.

caterpillar

2. Uroplatus phantasticus – conhecida como lagartixa satânica com cauda de folha, é natural da ilha de Madagascar. Se alimenta de insetos e corre risco de extinção devido ser muito procurada por colecionadores.

phantasticus

 

3. Phycodurus eques – conhecido como dragão marinho, é um peixe que se disfarsa de alga. Vive na Austrália flutuando em águas superfíciais. Também é um animal que corre risco de extinção.

phycodurus_eques

 

4. Kiwa hirsuta – peixe que vivem na escuridão. Suas cerdas, servem para filtrar a àgua ao seu redor.

hairy-crab

 

5. Sternoptychidae – peixe que habita a maioria dos oceanos, menos os gelados. Vivem em ambientes escuros e possuem orgãos produtores de luz nas laterais de seu corpo, o que lhes permitem enganar os predadores.

hatchetfish

 

6. Archaeidae – conhecida como aranha assassina ou pelicanos, são encontrados na Austrália, Madagascar e África do Sul.

assassin spider 6

 

7. Psychrolute marcidus (blodfish) – é considerado o peixe mais feio do mundo, habitante de águas profundas do mar da Austrália e Tasmânia. Raramente é encontrado vivo.

blobfish

 

8. Centrolenidae – mais conhecida como rã de vidro, possuem a pele transparente e vivem em florestas úmidas da América Central e do Sul.

transparent-animal

 

9. Tremoctopus violaceus – chamado também de polvo de véu, a fêmea desse animal mede 2 metros de comprimento e pesa 40 mil vezes mais do que o macho. O macho mede 2,4 cm.

octopus

 

10. Proteus anguinus – é um anfíbio nativo de águas subterrâneas da Europa, principalmente da Eslovénia. Este anfíbio não enxerga, mas tem o olfato e a audição bem desenvolvido.

proteus anguinus

 

 

Fonte - Top 10 Fantastic and Surreal Creatures