quarta-feira, 22 de abril de 2009

Nova Iorque, Centro Financeiro Mundial - Fotos, Arte e Cultura

Nova Iorque (New York) é uma cidade cosmopolita e de importância mundial por ser o centro financeiro mundial e sede da Organização das Nações Unidas. A vida Cultural de Nova Iorque é empolgante, um dos maiores centros de Arte e cultura do mundo.

Foto - Centros Financeiros de N.Y - NASDAQ, WALL STREET

Sede das Nações Unidas (ONU)



*

** Central Park



*

*

*

*

Nova Iorque é uma cidade que apesar do glamour, enfrenta graves problemas socio-econômico, muitos habitantes recebem algum tipo de ajuda financeira do governo. As principais dificuldades de Nova Iorque são: a pobreza, o desemprego, criminalidade, o tráfico de drogas e os conflitos raciais. A maioria desses conflitos étnicos envolvem os afro-americanos, porto riquenhos e outras minorias étnicas. Os muitos guetos espalhados pela cidade são redutos de graves problemas.

*

*

*

Os atentados de 11 de setembro de 2001 deixaram graves sequelas na população, pois a enorme quantidade de poeira causaram problemas respiratórios em adultos e crianças, além de traumas psicológicos.





Apesar da agitação e barulho e todo o tipo de adversidade, Nova Iorque possui encantos e prazeres. A vida Cultural de Nova Iorque é muito rica, um dos maiores centros culturais do mundo. São muitas galerias de arte, teatros, shows musicais, museus, espetáculos de dança e outras manifestações culturais. Muitos estilos artísticos nasceram em Nova Iorque, onde a maioria dos grandes artistas residem e têm seus estúdios.
Conhecido como Theatre Distric, Broadway e Times Square é o lugar onde acontece as grandes produções culturais.



O maior museu de Nova Iorque é o Metropolitan Museum of Art, que guarda milhões de obras de arte, reduto do grande patrimônio cultural dos últimos cinco milênios. Existem vários outros importantes museus como: O Guggenheim e o Museum of Modern Art (os dois especializados em arte moderna), o Frick collection (guarda pinturas do Século XIV ao XIX). O American Museum of Natural History é o maior museu de história natural do mundo.

Metropolitan Museum of Art - New York


Museum Guggenheim de Nova Yorque - Localizado em uma área tradicional da ilha de Manhattan de frente para o Central Park e a Quinta Avenida. O museu é um projeto do importante arquiteto estadunidense Frank Lloyd Wright.



American Museum of Natural History





Na arquitetura a cidade chama a atenção pelos seus aranhas céus, antes de Dubai, era em Nova Iorque que se encontravam as maiores construções verticais.
Outros estilos de arquiteturas chamam a atenção em Nova Iorque: A Estátua da Liberdade e as igrejas em estilo gótico, entre elas destacam-se a Catedral Episcopal de São João, o Divino, a Igreja de São Patrício e a Igreja Riverside.



Catedral de São João, o Divino ( St. John The Divine)


Igreja de São Patrício ( Saint Patrick )



Quem vai a Nova Iorque não pode deixar de visitar a Quinta Avenida ( Fifht Avenue ), um lugar glamouroso onde se encontram os grandes magazines, lojas de perfumes, joalherias e griffes famosas; mas as lojas são caríssimas. New Jersey é a opção para quem não dispõem de tanto dinheiro assim.






* Fotos da coleção New York City do artista plástico e fotógrafo Leo Fisscher
As demais fotos, Google Imagem

terça-feira, 21 de abril de 2009

Cuba - Artistas e Baratas, Fidel e Obama

eCuba - 10º Bienal de Havana , abriu suas portas no dia 27 de março no Museu Nacional de Belas Artes de Cuba. Mais de 200 artistas de 40 países participam da exposição. Dez baratas com rostos humanos decoram a fachada do Museu Nacional, 'Survival' é o apelido da obra do artista cubano Roberto Fabelo, "uma evocação do sentido kafkiano do mundo atual, reforçando a ideia de que depois de uma guerra nuclear, as baratas serão as únicas sobreviventes".




(Fotos: Claudia Daut/Reuters)

Artistas brasileiros que participam da 10º Bienal:

Paulo Bruscky, artista pernambucano que ganhou uma sala especial na mostra de arte cubana, onde exibe retrospectiva de 40 anos de sua produção.



Ronald Duarte, o brasileiro, mostra sua performance "Nuvens de Obbatalá", sobre a violência urbana.

Sergio Cezar, artista brasileiro que montou uma maquete em miniatura que representa as favelas cariocas. A obra é chamada 'Complexo de Fátima', tem 4 metros quadrados sendo toda feita com material reciclável.



Falta de Liberdades Democráticas - A Ditadura Cubana

No dia 29 de março a blogueira Yoani Sánchez, editora do blog Generación Y, uma das páginas cubanas mais lidas no exterior, pulou 'o muro do controle' fez duras críticas a ditadura cubana e pediu liberdade de expressão em Cuba. O ato de Yoani Sánchez foi considerado uma provocação contra a 'Revolução Cubana' e classificado como um 'oportunismo vergonhoso'.



Leia: OBAMA, CUBA E A LIBERDADE INDIRETA


Fidel Castro e Guevara derrubaram a ditadura de Batista. A Revolução Cubana foi um importante acontecimento na história latinoamericana, meio pelo qual se rompeu a tradicional influência dos interesses dos Estados Unidos na América Central.
Depois de mais de quatro décadas no poder o governo de Fidel Castro exibe seus melhores êxitos no campo social: eliminou o analfabetismo, reduziu o desemprego e implantou a assistência médico-hospitalar gratuita a população diminuindo a taxa de mortalidade infantil; o governo de Cuba apoia enfaticamente a pesquisa médico e científica.
Mas Fidel Castro sofre sérias dificuldades devido ao embargo econômico dos EUA. Na área econômica, devido a falta de alguns gêneros alimentícios, combustível, máquinas e outros artigos, Fidel foi obrigado a flexibilizar a economia ao permitir algumas atividades capitalistas e investir forte no turismo. Mas o povo cubano sente falta de usufruir as liberdades democráticas. De que adianta a preocupação com a 'coisa pública' se um povo não tem liberdade de expressão e o seu direito de ir e vir é cerciado?
As medidas tomadas pelo presidente dos EUA, Barack Obama: - liberar as viagens de cubanos residentes nos EUA à Cuba, liberação de envio de remessas e a autorização para que empresas de telecomunicações operem em cuba; são medidas importantes que marcam uma mudança na política entre os dois países e que pode por fim ao embargo comercial que já dura 42 anos. O embargo econômico imposto a Cuba é tão cruel e desumano quanto a ditadura Cubana.
Estamos assistindo o começo de uma nova era nas relações entre Cuba e EUA, só podemos torcer para que essa transição seja feita de maneira pacífica e que o diálogo de Raúl Castro com Obama resulte na libertação dos presos políticos e devolva a liberdade de imprensa e todos os direitos humanos para o povo de Cuba.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

História de Santos Dumont

A história de Santos Dumont é motivo de orgulho para todos os brasileiros. Santos Dumont, o Pai da Aviação deu asas a sua imaginação e com criatividade, ousadia e genialidade desafiou as leis da gravidade. Santos Dumont decolou com o 14 Bis, realizando a façanha do primeiro voo da história da humanidade no dia 23 de outubro de 1906 na França. Diante de uma plateia perplexa formada de especialistas, jornalistas e a população; homem e máquina se elevam no espaço sem artifício algum.
A maioria dos países no mundo não consideram Santos Dumont como sendo o inventor do avião, considerando os irmãos Wright os verdadeiros inventores.
Mas a verdade é que o 14 Bis não precisou de nenhum artifício para lhe impulsionar, ele teve uma decolagem autopropulsada. No caso dos irmão Wright eles realmente voaram no dia 17 de dezembro de 1903, mas com o uso de uma catapulta.



A história de Alberto Santos Dumont e suas grandes máquinas voadoras tem início com seu nascimento no dia 20 de julho de 1883 em Palmira, cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sua infância foi vivida na fazenda onde tinha o hábito de brincar nas instalações mecânicas de seu pai. Dumont sempre teve fascínio pela tecnologia e pelas coisas mecânicas. A obra de ficção de Júlio Verner exerceu forte influência na mente fértil de Alberto Santos Dumont, assim como as obras de Heitor Servadoc e mais tarde os livros de Camille Flammarion e Wilfrid de Fonvielle.
Aos 19 anos de idade Santos Dumont, emancipado por seu pai, viaja para a europa. Na França ingressa no automobilismo e mais tarde inicia seus estudos técnicos e científicos. Em 1897 voltou para a França para aprender a arte da pilotagem dos balões, três anos mais tarde demonstrando um enorme talento no assunto, Dumont já havia construído 9 balões, dois famosos: o balão Brazil e o Amérique, ambos inflados a hidrogênio. Na ânsia de controlar esses voos Santos Dumont começou a fazer experiências de dirigibilidade, para isso desenhou um balão alongado dotado de lemes e motores de gasolina (inventado por Dumont). Seu primeiro projeto foi o dirigível nº 1, o N-1 tinha 25 metros de comprimento.



Em Paris, no dia 18 de setembro de 1898, no Jardim da Aclimação de Paris o N-1 foi inflado, mas uma manobra mal feita por um de seus ajudantes rasgou o balão antes de ser experimentado. A aeronave foi restaurada e apesar de alguns imprevistos funcionou. Dumont fez ao todo seis projetos de balões dirigíveis, mas o que lhe deu notoriedade foi o balão N-6, com ele Santos Dumont conquistou o prêmio Deutsch, ganhou 129 mil francos e muitas homenagens pelo mundo. O presidente do Brasil Campos Salles, orgulhoso, enviou-lhe um prêmio de igual valor ao recebido pelos organizadores do evento e uma medalha de ouro com os dizeres: "Por Céus nunca antes navegados", uma alusão a Camões. Dumont recebeu do príncipe de Mônaco, total apoio em futuros projetos e estudos. Foi Recebido com honras pelo presidente dos EUA, Theodore Roosevelt e em Nova Iorque conheceu os laboratórios de Thomas Edison.

Apesar de toda glória e fama, Santos Dumont sentia-se cada vez mais atraído por voos mais longos. Três prêmios criados na França instigaram Santos Dumont: o Prêmio Deutsch-Archdeacon, o Prêmio Aeroclube Francês e o Prêmio Archdeacon.
Aceitando todos os desafios, pensou inicialmente criar um helicóptero, mas logo abandonou a ideia e criou uma máquina híbrida, o 14 bís, um avião unido a um balão de hidrogênio que recebeu da imprensa o apelido de Oiseau de Proie (ave de rapina). Mas a prática demonstra que o balão de hidrogênio acoplado ao 14 Bis não era o caminho certo.
Fez várias modificações, sempre procurando ajustar o centro de gravidade do aparelho, potência de motor, rotação da hélice, etc. Ajustados todos os problemas estava criado o Oiseau de Proie II, pronto para mais uma tentativa de voar. No dia 23 de outubro de 1906 Santos Dumont apresentou-se a Bagatelle com o 14 Bis (Oiseau de Proie II). Diante de uma enorme plateia Dumont ligou o motor e para espanto de todos, depois de percorrer 100 metros, o biplano decolou, o primeiro voo completo da aviação estava realizado. Pela primeira vez na história, homem e máquina haviam se elevado no espaço sem a ajuda de qualquer artifício, estava criado o avião.
Apesar de ter criado o avião, este era ainda uma máquina muito precária e Santos Dumont tinha um último desafio, conquistar o Prêmio do Aeroclube da França.
Surge então o projeto Oiseau Proe III, que após algumas modificações estava pronto para vencer o grande prêmio. No dia 12 de novembro de 1906 em Bagatelle, França, partindo contra o vento a aeronave voou 220 metros ultrapassando o feito anterior. Esse grande acontecimento foi filmado pela companhia cinematográfica, Pathé.

Novos aviões foram desenvolvidos por Santos Dumont: N-15, N-16, N-17 e o N-18; chegando as 'Demoiselles', menores e mais baratos aviões de sua época. Foram produzidas 40 unidades desse que foi considerado o primeiro ultraleve do mundo, pesava apenas 56 kg. Santos Dumont fez voos de cerca de 200 metros em Paris com seu Demoiselle. Um acidente ocorrido em um voo de estreia da Demoiselle VIII, onde uma das asas se rompeu, afastou Santos Dumont da carreira aeronáutica como piloto. O sonho de Santos Dumont era que o avião se tornasse um veículo popular de locomoção.



Problemas de saúde afastaram Santos Dumont da aviação, começou a sofrer de esclerose múltipla, doença que o afastou do convívio social. Com o começo da Primeira Guerra Mundial os aeroplanos começaram a ser usados para combater as tropas inimigas de onde eram disparados bombas e rajadas de metralhadoras. O Pai da Aviação vê seu sonho transformar-se em pesadelo. Fez fortes apelos à Liga das Nações para que não fosse permitido o uso de aviões em guerra. A angústia e a depressão levou Santos Dumont ao 'suicídio' (existem outras teorias não confirmadas que falam em Acidente e assassinato).
Durante um ataque ao campo de Marte, dia 23 de julho de 1932 em São Paulo, enquanto aviões cruzavam os céus do Guarujá, Santos Dumont deu fim a sua própria vida. Palco desse cenário foi a Revolução Constitucionalista, onde São Paulo se levantou contra o governo de Getúlio Vargas.
Antes de sua Morte Alberto Santos Dumont tinha sido eleito membro da Academia Brasileira de Letras, mas não chegou a ocupar a cadeira.
Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, não deixou descendente, mas deixou uma enorme contribuição a aeronáutica. Um grande herói nacional.



Conheça o projeto SD8, do carioca claudio Soares, autor da obra "Santos Dumont número 8"(um grande mistério será revelado). A 'twitterização" do romance foi proposta pelo autor, uma tentativa de interação com o público (seguidores no Twitter) em reescrever a história de Santos Dumont. Uma iniciativa inédita no Brasil.

Leia mais acessando, Santos Dumont no Twitter.

Nota: Santos Dumont era um homem muito supersticioso, após o acidente de 08 de agosto de 1901 no Hotel Trocadero não teve um dirigível número oito, pulou do número 7 para o número 9 e usava em seus voos uma meia de Madame Letellier amarrada ao pescoço, que foi uma das mulheres mais famosas da Europa e tinha tido muita sorte na vida.

Wikipédia Santos Dumont
Matéria sobre a história polêmica sobre quem teria inventado o avião - Santos Dumont é ou não é o Pai da Aviação, clique aqui
Galeria Santos Dumont - Museu da Aeronáutica
Biografia Uol de Santos Dumont

sábado, 18 de abril de 2009

As Novas Regras Ortográficas Atualizada

As novas regras ortográficas atualizada foi anunciada pela ABL na quinta-feira dia 19. Algumas palavras sofreram mudanças depois do acordo ortográfico em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2009.
Segundo decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 vale as duas formas de escrever. Algumas mudanças ainda não estão totalmente definidas, como o uso do hífen, que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. Agora é esperar e ver se até fevereiro de 2010 a Academia Brasileira de Letras (ABL) organiza um vocabulário definitivo.



Faça o download do guia das novas regras ortográficas atualizada e tenha sempre perto para consultas em caso de dúvidas.


Arquivo em pdf, guia rápido do G1 para impressão, clique, Guia Rápido sobre acordo ortográfico


Leia:

ABL lança livro que servirá como ‘guia’ para novas regras ortográficas
MEC distribuirá novo Vocabulário Ortográfico a todas as escolas públicas
ABL divulga nesta quinta vocabulário ortográfico com novas regras

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Obras de Leo Fisscher na ABL

As obras de Leo Fisscher na ABL podem ser apreciadas até o dia 3 de maio. Sob curadoria de Carlos Dimuro, a exposição das pinturas do artista holandês acontece na Galeria Manuel Bandeira, Centro Cultural da Academia Brasileira de Letras. A Exposição é aberta ao público.


Para maiores informações sobre a exposição das obras de Leo Fisscher na ABL, no rodapé da matéria você encontra o website, endereço e telefone da Academia Brasileira de Letras.

Foto do artista holandês Leo Fisscher



Leo fisscher é um pintor abstrato e fotógrafo holandês, sua pintura dá ênfase a essência da cor e o geometrismo. Leo Fisscher ao chegar no Brasil se impressiona e se rende às cores e sensualidade tropical das formas. A pintura de Fisscher, a partir desse contato ganha estímulo e novas dimensões. A gravadora e aquarelista Fayga Ostrower, grande nome da arte brasileira, foi uma das maiores incentivadoras da pintura de Leo Fisscher. As obras de arte do Artista holandês Leo Fisscher estão expostas na Galeria Expat em Amsterdam.


Pinturas de Leo fisscher















Conheça as Pinturas e Fotografias do artista holandês acessando o Website Leo Fisscher


Academia Brasileira de Letras
Endereço - Av. Presidente Wilson, 203, Castelo - Rio de Janeiro
Tel: (21) 3974-2500

Os Mistérios das Pirâmides do Egito

Muitos são os mistérios sobre a construção das pirâmides do Egito, feitas em pedra, cuja arquitetura têm uma base quadrada e quatro lados triangulares voltados para um vértice.
Segundo estudiosos, essas pirâmides foram construídas há cerca de 2500 anos a.C e serviam para guardar os corpos dos Faraós mumificados e também eram usados como templos religiosos. Um hábito que pode ser explicado pela religião politeísta do Egito Antigo. Os Faraós acreditavam em vários deuses e também na vida após a morte, dessa maneira uma pirâmide era construída para que os corpos mumificados dos Faraós lá fossem conservados juntamente com seus pertences para serem levados para sua vida após a morte, para eternidade.
Os Faraós governaram o Egito durante 30 séculos, eram o poder econômico, político e social do Egito. Quanto maior fosse uma pirâmide, maior o poder e importância de um Faraó.



Até os dias atuais foram encontradas cerca de 80 pirâmides no Egito, a maioria são ruínas, apenas a pirâmide de Gizé: Quéops, Quéfrens e Miquerinos sobreviveram ao tempo, sendo a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda existe.
Através das inscrições hieroglíficas encontradas dentro das pirâmides, os estudiosos tentam decifrar os mistérios das pirâmides do Egito.



Muitos mistérios despertam o interesse de estudiosos e curiosos, e muitas também são, as controvérsias a respeito de teorias de como as pirâmides, construções tão complexas e grandiosas, foram erguidas por uma sociedade que não conhecia sequer a roda ou instrumentos de ferro. Qual seria a finalidade correta dessas construções? Qual segredo os Faraós guardavam dentro das pirâmides do Egito? Seriam os deuses astronautas?

Quem construiu as pirâmides do Egito?

Segundo os arqueólogos Mark Lehner e Zahi Hawass, as pirâmides não foram construídas por ETs, nem muito menos por milhares de escravos como acreditava o historiador grego do século 4 a.C. As pesquisas de Mark e Zahi, dizem que a maior pirâmide construída no Egito, Kufhu, utilizou cerca de 25 mil trabalhadores. Sendo que, 20 mil eram temporários e os outros, fixos e assalariados. De acordo com suas habilidades esses trabalhadores eram agrupados e executavam suas tarefas em turmas de 200 pessoas que se revezavam em turnos, pois a construção não parava, funcionava 24 horas por dia e levou 20 anos para ficar pronta. Segundo Mark e Zahi, os trabalhadores recebiam como pagamento diário, 10 pães e um copo de cerveja e mesmo assim esses trabalhadores se sentiam gratificados por está construíndo a história do Egito. Normalmente esses trabalhadores permaneciam no trabalho por uma temporada de 4 anos e quando voltavam para a casa na zona rural, sentiam-se orgulhosos com o que tinham aprendido.


Francês diz ter esclarecido a construção de pirâmides

Em 2007 o arquiteto Francês Jean Pierre Houdin apresentou uma teoria de como as pirâmides foram erguidas. Segundo a teoria de Houdin, a pirâmide de Gizé foi construída de dentro para fora a partir de uma rampa interna que formava um túnel em espiral. Houdin utilizou uma apresentação em 3D para provar sua teoria. Observe as imagens abaixo.




Através de um software, o arquiteto Jean Pierre Houdin mostra como os blocos de cálcario e granito foram sobrepostos. Explicando a razão porque a 'Câmara do Rei' tinha cinco tetos em vez de um.



Segundo Pierre Houdin, uma das evidências que confirmariam a ideia da rampa, foi um teste de microgravidade feito por franceses em 1986, que demonstra uma estrutura menos densa em forma de espiral dentro da pirâmide.



São muitos estudos e suposições, mas nenhuma certeza a respeito de porque e por quem foram construídas as pirâmides do Egito. Quem sabe um dia a ciência surpreenda criando a tão sonhada 'máquina do tempo'. Só assim seria possível descobrir realmente quais os propósitos e circunstâncias da construção das pirâmides.

Leia, Os Segredos da Grande Pirâmide

terça-feira, 14 de abril de 2009

Fernando Pessoa - Obra Literária

A melhor biografia de um artista é sua obra. Conheça Fernando Pessoa, sua obra literária, um escritor de várias facetas, introvertido e meditativo que teve uma grande influência na literatura portuguesa do século XX.
Fernando Pessoa, escritor português, nasceu em Lisboa (freguesia dos Mártires), 13 de junho 1888. O primeiro português a figurar na plêiade, prestigiada coleção francesa de grandes nomes da literatura.



As poesias de Fernando Pessoa são meditativas e refletem inquietações quanto sua existência no mundo. 'Pessoa' se intitulava um cristão gnóstico, oposto a todas as igrejas organizadas, principalmente a igreja de Roma. Fernando Pessoa foi uma pessoa enigmática, esotérica e mística. As ciências ocultas exerciam fascínio ao escritor que possuía ligação com a Maçonaria e a Rosa Cruz.


Fernando Pessoa tinha 4 heterônimos: Bernardo Soares, Ricardo Reis, Alberto Caeiro, Álvaro Campos. Leia no Caderno de Saramago, sobre Fernando Pessoa, detalhes de cada uma dessas faces do Escritor.

O crítico literário estadunidense Harold Bloom, considerou Fernando Pessoa e Pablo Neruda como sendo os dois poetas mais representativos do século XX.

Fernando Pessoa morreu na cidade de Lisboa no dia 30 de novembro de 1935, aos 47 anos vítima de cólica hepática. Na biografia de Fernando Pessoa, consta que sua última frase, escrita na língua inglesa, teria sido: "I Know not what tomorrow will bring..." (não sei o que o amanhã trará).

O download dos poemas de Fernando Pessoa (domínio público), pode ser feito clicando em Domínio Público.


Fernando Pessoa - O Pensador




"Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na natureza não é porque saíba o que ela é.
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem porque ama, nem o que é amar..."

"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm."

"Quanto mais eu sinta, quanto mais eu sinta com várias pessoas,
Quanto mais personalidades eu tiver,
Quanto mais intensamente, estridentemente as tiver,
Quanto mais simultaneamente sentir com todas elas,
Quanto mais unificadamente diverso, dispersamente atento,
Estiver, sentir, viver, for,
Mais possuirei a existência total do universo,
Mais completo serei pelo espaço inteiro fora."

"Que estúpido se não se sabe que a infelicidade dos outros é dele
e não se cura de fora.
Porque sofrer não é ter falta de tinta
ou o caixote não ter aros de ferro!"


Mais sobre Fernando Pessoa e sua obra literária:

Vida e Arte de Fernando Pessoa

Jornal da Poesia - Obra e biografia