terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Gustav Klimt - Art Nouveau, Prazer e Erotismo Feminino

Gustav Klimt foi um pintor simbolista Austríaco que se destacou dentro do movimento Art Nouveau por pintar mosaícos da beleza estética de prazer e erotismo feminino.



Dono de uma personalidade extravagante, chocou com suas pinturas sexuais e exuberante no século 19 para o século 20, e devido ao conservadorismo da época foi muito criticado.





Seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muito dos quais estão em exposição na galeria da Secessão de Viena.

Galeria de Secessão de Viena



Gustav Klimt, aos 14 anos de idade, ingressou em uma escola de arte e seus trabalhos iniciais eram cópias de fotografias. Mas tarde Klimt se rebelou contra as convenções de sua época e criou um estilo original, através de mosaícos e composições geométricas criou obras famosas e também polêmicas.



Em 1894, foi eleito pelo ministro da educação para pintar o teto do salão nobre da universidade de Viena. Esse trabalho deu origem a três de suas obras mais famosa e polêmicas: 'A medicina','A filosofia' e a 'Jurisprudência'.
Apesar de muito criticado por seus professores e até mesmo por outros artistas da época, foi muito admirado em Paris e Roma, onde ganhou dois prêmios como artista europeu de vanguarda. Após essa fase, somou ao erotismo uma nova concepção para suas obras, passou a pintar várias telas seguindo a relação vida, crescimento e morte.





"Apesar de suas obras mais comentadas sejam as que apresentam belas mulheres multi-coloridas, cerca de 1/4 de seus quadros são paisagísticos. Quadrados e de estilo impressionista, apresentam árvores, jardins, casas e pântanos em duas fases distintas. Esboços entre 1898 a 1903 e obras mais elaboradas entre 1905 a 1916."



Gustav Klimt morreu em 1918, devido a um AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Pinturas de Gustav Klimt

O quadro 'O Beijo', é considerado por muitos, a obra prima de Gustav Klimt



Retrato de Adèle Bloch-Bauer I



Chapéu de Plumas Negras



O Cumprimento




Video Gustav Klimt

Insid gustav Klimt



As pinturas mais polêmicas de Gustav Klimt.
Gustav klimt - Pinturas obscenas e Polêmicas: Masturbação...

sábado, 31 de janeiro de 2009

Pinturas Tibetanas - Objetos Sagrados da Filosofia Budista

As pinturas Tibetanas são objetos sagrados que representam a filosofia do Budismo, simbolos do despertar, da iluminação. É muito comum na pintura tibetana as cores prateadas, douradas, vermelhas e negras.
Existem vários estilos de pinturas tibetanas, e cada um desses estilos tem suas origens nas divindades, pacíficas ou iradas, tradicionais da Índia, china e Nepal, uma combinação entre iconografia da Índia, ilustrações e simetria do Nepal, e as paísagens e cores da china.
Essas pinturas, são objetos sagrados, um receptáculo das próprias divindades e por isso exige de quem executa as obras de arte, um ritual de finalização, onde na cerimonia de consagração da pintura, os olhos das divindades são pintados nesse dia, para que elas se tornem realmente "vivas".









Fonte

Di Cavalcante, Pintor das mulheres, da Sensualidade...

Di Cavalcante foi um artista de múltiplas facetas, um dos grandes pintores do modernismo brasileiro, que adorava pintar a sensualidade das mulheres brasileiras, em especial das mestiças.

Mulata com Passáro



Mulata de Vestido Verde


Avesso ao abstracionismo, tinha preferência por figurações de temáticas voltadas para o social: mulatas, carnaval, favelas, cenas cariocas, festas populares, mestiços, vida noturna: bares, prostíbulos, etc. Mas a grande paixão do pintor brasileiro, foi sem dúvida nenhuma as mulheres e sua sensualidade, dizem ter sido um homem de muitos amores.

Samba


Di cavalcante era comunista confesso, mas costumava dizer que era de esquerda e que seu marxismo era mais um sentimento humano e emotivo do que partidário.
Sempre procurou em sua obra denunciar a corrupção e a desordem política e social do Brasil.
Sua obra exibe, de maneira bem humorada, os contrastes entre o modo de vida da elite e o povo brasileiro.
Apaixonado pela figura mestiça foi um bohêmio carioca, que amava a vida acima de qualquer coisa.

Auto retrato


Rio de Janeiro Noturno


Gafieira

Pinturas de Di Cavalcante

Mulheres Protestando


Tempos Modernos



Carnaval


Pierrot


Pierrete



Catálogo de Obras de Di Cavalcante
Biografia Di Cavalcante

Darwin X Criacionismo - Veja como Você era na Pré-história!

Darwin foi o cientista naturalista criador da teoria evolucionista, negada pelo criacionismo que afirma que o mundo foi criado segundo o que diz a Bíblia.

2009 é o ano em que comemoram os 200 anos do nascimento do Britânico Charles Robert Darwin, a GLOBO NEWS preparou uma série especial sobre o naturalista, suas teorias e todos os impactos que elas trouxeram para a humanidade.

Especial Darwin 200 anos, é um programa que permitirá que o telespectador conheça os impactos da teoria evolucionista de Darwin no mundo e a polêmica dessa teoria na visão do criacionismo, teoria religiosa, segundo a qual se afirma que o homem foi criado como está relatado na Bíblia.

O especial Darwin 200 anos começou no dia 29 de janeiro e terá continuídade nos dias 4, 11 e 18 de fevereiro, às 23h30. 9 de fevereiro, às 23h30, no programa Milênio. No programa Milênio (Globo News)

No primeiro dia do programa foi apresentado a história pessoal de Darwin, sua infância e a família. Os estudos iniciais, os mentores e a famosa viagem a bordo do navio Beagle.

No dia 4º de janeiro, o segundo programa, mostrará como as teorias de Darwin causaram um grande impacto na época.

Dia 11 de janeiro, o terceiro programa da série é focado na teoria criacionista, com uma visita ao Museu do Criacionismo, nos Estados Unidos, onde está exposta toda a história do surgimento do ser humano e as teorias religiosas, e que nega a teoria da evolução de Darwin e defende que o mundo foi criado segundo o que diz a Bíblia.

Dia 18 de fevereiro, o último programa do especial, uma brincadeira: Vários estudiosos dão sua opinião a respeito do futuro da teoria evolucionista de Darwin.
Será que um dia ela será derrubada por uma nova ou continuará valendo para sempre? será que o homem ainda vai evoluir e se tornar muito diferente do que é hoje?

Visite o site da Globo News Darwin - Máquina do tempo , e veja como você e seus amigos eram na pré-história e divida essa experiência com todo o mundo. Você tem as opções de salvar a imagem final para usar no seu orkut ou MSN, fazer o Download do vídeo do processo de transformação ou enviá-lo para quem quiser.

Eu participei da brincadeira, veja como fiquei!



Fala sério, fiquei uma gata pré-histórica, não é não! rsrsrsssss
Estou pensando até colocar no meu perfil do orkut.

Participe você também, divirta-se!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Ícones da Dignidade Humana

Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutar, Nelson Mandela, Charles Chaplin, Betinho, Che Guevara, Martin Luther King, foram ícones do século xx, na luta a favor do resgate da dignidade humana.
A Declaração dos Direitos do Homem é eticamente fundamentada no conceito de dignidade humana. Mas as mazelas sociais: fome, miséria, injustiça, preconceitos, mostram um longo caminho a ser percorrido para que se faça justiça a todos aqueles que sofrem com a marginalização de sua condição humana.
As lutas pessoais de cada uma dessas personalidades trouxeram importantes contribuições para a humanidade.

Mahatma Gandhi


Gandhi, foi o líder índiano, que lutou pela independência da Índia sem violência. Ironicamente morreu assassinado por um jovem fanático no dia 30 de janeiro de 1948, aos 78 anos. Seu nome verdadeiro era Mohandas Karamchand Gandhi, nasceu no dia 2 de outubro de 1869 na Índia Ocidental. Estudou direito em Londres. Difundiu o método da resistência passiva, (protesto contra o dominio britânico) e pregou a não violência como forma de luta.

" Não violência é a lei de nossa espécie, assim como a violência é a lei do bruto. O espírito, dormente no bruto, não sabe nenhuma lei que não a do poder físico. A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito ".

Sobre a Revolução Não Violenta de Mahatma Gandhi

" Não violência é a lei de nossa espécie, assim como a violência é a lei do bruto. O espírito, dormente no bruto, não sabe nenhuma lei que não a do poder físico. A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito ".

" Se o homem perceber que é desumano obedecer a leis que são injustas, a tirania de nenhum homem o escravizará".

"Não pode haver nenhuma paz interior sem o verdadeiro conhecimento ".

"Para a autodefesa, eu restabeleceria a cultura espiritual. A melhor autodefesa, e a mais duradoura, é a autopurificação ".

"Nós devemos ser a revolução que queremos ver no mundo."

Biografia Mahatma Gandhi


Martin Luther king Jr.


Lider negro estadunidense na defesa dos direitos humanos, defensor da resistência não violenta contra opressão racial. lutou por um tratamento igualitário e contribuiu para a melhoria da situação da comunidade negra, mediante protestos pacificos e discursos enérgicos sobre a necessidade do fim da desigualdade racial. em 1963, dirigiu uma marcha pacífica do monumento a Washington até o Lincoln Memorial, onde pronunciou seu discurso mais famoso: "Eu tenho um Sonho"

Martin Luther King biografia


Madre Tereza de Calcutar


Madre Tereza de Calcutar, foi uma missionária da caridade. católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada índiana, beatificada pela Igreja Católica. Sua vida foi dedicada a pobreza, recuperação de enfermos, educação de crianças pobres da Índia.

Frases e Pensamentos de Madre Tereza

"Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo. Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. Não viva de fotografias amareladas... Continue, quando todos esperam que desistas. Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você. Quando não conseguir correr através dos anos, trote. Quando não conseguir trotar, caminhe. Quando não conseguir caminhar, use uma bengala. Mas nunca se detenha."A falta de amor é a maior de todas as pobrezas".

“Não utilizemos bombas e armas para dominar o mundo. Vamos usar amor e compaixão.
A paz começa com um sorriso - sorri cinco vezes por dia para alguém a quem não gostarias realmente de sorrir – faze isso pela paz.
Então vamos irradiar a paz de Deus e assim acender a Sua luz e extinguir do mundo e dos corações de todos os homens todo o ódio e amor pelo poder.”

Biografias de Madre Tereza de Calcutar


Nelson Mandela


Mandela formou-se em Direito e desde cedo deu início à sua atividade política. com a implantação do regime apartheid na África doSul, no fim da década de 40, assumiu frontalmente a sua oposição à segregação e aos preconceitos raciais. Em consequência foi sujeito à prisão e julgamento em 1962.

Comprometido de início apenas com atos não violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville (21 de Março de 1960), quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, desarmados, matando 69 pessoas e ferindo 180 - e a subsequente ilegalidade do CNA e outros grupos antiapartheid.
Em 1993, com de Klerk, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a segregação racial. Em Maio de 1994, tornou-se ele próprio o presidente da África do Sul, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais do país.
Mandela foi um dos maiores líderes políticos da História Moderna.

Frases de Nelson Mandela

"Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."

"A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo."

"Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação."

Biografia Nelson Mandela
Biografia UOL - Lider negro e estadista da África do sul


Charles Chaplin


Chaplin foi uma das personalidades mais marcantes e criativas da era do cinema mudo.
Seu posicionamento politico de esquerda, sempre esteve presente em seus filmes. Tempos Modernos foi um filme que criticava a situação da classe operária e dos pobres, utilizando conceitos marxistas elaborados por Karl Marx. O Grande Ditador, seu primeiro filme falado, é uma critica a Adolf Hitle e o Fascismo.

"Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegura o ensejo de trabalho, que dê futuro a juventude e segurança à velhice."

“O homem é um animal com instintos primários de sobrevivência. Por isso, seu engenho desenvolveu-se primeiro e a alma depois, e o progresso da ciência está bem mais adiantado que seu comportamento ético.”

Charles Chaplin - A dignidade No Cinema Mudo


Betinho, Herbert josé de Sousa


Irmão do Henfil e Chico Mário, Betinho, nasceu em 3 de novembro de 1935, em Minas Gerais, Brasil. Militante desde a adolescência, uma figura humana de incansável luta pela fome e a miséria.
Depois de um lomgo período no exílio, foi anistiado em 1979, voltou ao Brasil, onde passou a se dedicar à luta pela reforma agrária.
Foi coordenador da Ação pela Cidadania contra a fome e a miséria".
Trabalhou incansávelmente pela cidadania e pela valorização da solidariedade e pelo resgate da dignidade humana. Seu trabalho foi criticados por muitos como sendo assistencialista, quanto a isso, ele respondia: "Quem tem fome tem presa". Betinho lutava diáriamente por resgatar os direitos humanos: Direito ao emprego, a terra e pelos direitos dos portadores do virus HIV.

"Miséria é imoral. Pobreza é imoral. Talvez seja o maior crime moral que uma sociedade possa cometer."

Betinho era hemofílico e precisava constantemente se submeter a transfusões de sangue, razão pela qual contraiu o vírus HIV. Morreu em 1997, debilitado pelo vírus da Aids. Um brasileiro como poucos, digno e brilhante.

Biografia, tragetória, artigos e frases de Betinho


Che Guevara


Che Guevara, foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história. Foi considerado pela revista norte-americana Time Magazine umas das cem personalidades mais importantes do século XX.
Foi por causa da visão de tanta miséria e impotência e das lutas e sofrimentos que presenciou em suas viagens, que o jovem médico Ernesto Guevara concluiu que a única maneira de acabar com todas as desigualdades sociais era promovendo mudanças na política administrativa mundial.

Frases e Pensamentos de Che Guevara

“Muitos me chamaram de aventureiro e o sou, só que de um tipo diferente: dos que entregam a pele para provar suas verdades.”

“O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor.”

“Um dos grandes deveres da Universidade é implantar suas práticas profissionais ao seio do povo."

“Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um Revolucionário.”

"As tantas rosa que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera."


Che Guevara - Biografia, Galeria de fotos, cronologia, frases links e biografia


A humanidade está perdendo a ligação ao mundo sensível, ao mundo vivo, quando comete ou não se manifesta contra os atos indignos contra a vida e contra ao meio ambiente.
É preciso encontrar uma ordem que hamonize os conflitos das relações humanas, para isso a educação tem um papel imprescindível, politizar é o caminho que iluminará os debates futuros quanto a direção que a humanidade irá tomar. Como a ideologia vigente não tem interesse que isso ocorra, cabe aos mais politizados serem um instrumento de esclarecimento e transformação.
As personalidades aqui citadas, foram pessoas que dotadas de uma visão revolucionária e conceitos éticos contribuíram para uma mudança, cada qual a sua maneira, deixou uma semente que pode ser plantada no coração da humanidade para que floresça e de bons frutos.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Imagens Nipônicas do Fotógrafo Matsuo Sato

Matsuo Satro é um fotógrafo brasileiro de 63 anos que vive no Japão a 17 anos. Engenheiro mecânico, se apaixonou pela fotografia após ter ido morar no Japão e se encantar com as paísagens deslumbrantes do arquipélago japonês. A 12 anos se dedica a arte da fotografia, tendo preferências por imagens do cotidiano e paísagens: templos, museus e festivais.

Matsuo Sato e sua máquina fotográfica




Esse ano, Matsuo Satro vai lançar um livro de fotografias, onde reunirá uma seleção das mais belas fotos escolhidas a dedo, entre as 20 mil imagens do seu acervo. Seu objetivo é divulgar a história, a cultura e a natureza nipônica. Sato já fez exposições em vária cidades japonesas e também no Brasil.

Conheça agora, um pouco da arte fotográfica de Sato, as belas paísagens do arquipélago japonês. São imagens encantadoras e míticas.


Templo Yakushiji -  localiza-se em Nara, uma cidade antiga que conserva tesouros históricos e artísticos, como seus templos Budistas.





Pavilhão Dourado - Kinkaku-ji - situado na cidade de Quioto, Japão e rodeado pelo Kyōko-chi (lago espelhado).





Santuário de Itsukushima
 




Escombros de Hiroshima - Memória do maior massacre de civis da história moderna.





Pagode em Nara





Pôr-do-sol no Japão





Lago Kusharo, em Hokkaido.





Ritsurin Kouen - um dos mais belos jardins do Japão, localizado em Takamatsu.



Fonte/Fotos
Brasileiro prepara livro com fotos de 12 anos de andanças pelo Japão
BBC Brasil

Arte e Ciência de Margaret Mee - A Flora Brasileira

Margaret Mee foi uma artista botânica que se apaixonou pela flora brasileira. Pintora e design inglesa, uma das mais importantes ilustradoras botânica, que em 1952, veio para o Brasil para lecionar arte na Escola Britânica de São Paulo, estudou artes botânicas pelo Instituto de Botânica de São Paulo e focou sua atenção na exploração da floresta tropical, em especial, pela Amazônia brasileira.


Margaret Mee colaborou de maneira fundamental para o desenvolvimento da botânica, pois desenhava com riqueza de detalhes a flora brasileira e o habitat dos animais. Revelou e documentou várias espécies que não eram conhecidas. A fidelidade da forma e da cor sempre impressionou. Desenhou: Bromélias, orquídeas, cactos, flores...


Margaret Mee, morreu em 1988. Em 1989 foi criada a Fundação Botânica, Margaret Mee Amazon Trust, uma continuidade ao trabalho de Margaret Mee, que sempre foi uma defensora da biodiversidade da flora brasileira e da conservação do seu ecossistema. O objetivo da fundação, além de formar e aprimorar tecnicamente ilustradores botânicos com enfoque para a flora, tem como meta, o aperfeiçoamento de todo o conhecimento científico em prol da conservação e exploração racional dos recursos naturais renováveis, um projeto de educação ambiental.


“Eu sei que minha morte não será o fim do meu trabalho. Onde quer que eu for, tentarei influenciar aqueles que estão destruindo nosso planeta. Assim a Terra terá uma possibilidade de sobreviver”.
(Margaret Mee)


A partir desta semana alguns trabalhos da artista poderão ser vistos pelo público paulistano em uma mostra na Pinacoteca do Estado de São Paulo, com curadoria de Sylvia Brautigam. Considerada uma das mais importantes ilustradoras botânicas do século XX - completaria 100 anos em 2009. Para comemorar a data, formam selecionadas cerca de 100 obras entre aquarelas e livros de importantes coleções no Brasil, como as do Instituto de Botânica de São Paulo, do Sitio Roberto Burle Marx e da Academia Brasileira de Ciência do Rio de Janeiro.


Além das belas espécies da floresta tropical como as espécies Heliconia (Caeté) e Anthurium (Antúrio), há também desenhos da caatinga. Quatro trabalhos em exposição fazem parte das ilustrações do livro da Academia Brasileira de Ciência sobre a vegetação da caatinga.

Margaret Mee

Abertura: dia 25 de janeiro, domingo, a partir das 11h.
Visitação: até o dia 15 de março de 2009.
Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Veja mais em, Flora Brasileira

"Se não houver Frutos,
Valeu a beleza das Flores.
Se não houver Flores,
Valeu a sombra das Folhas.
Se não houver Folhas,
Valeu a intenção da Semente".

(Henfil)

Fonte:
A Natureza nas mãos de Margaret Mee
Margaret Mee and the moonflower